CO2 para as plantas. ME AJUDEEEEMM


maxwell.al

Recommended Posts

Oi tudo bom? Tenho algumas duvidas sobre como colocar o CO2 no aquario para melhorar a saude das minhas plantas.

Ja fiz a experiencia caseira e deu certo, mas parei pq nao sei quanto tempo deixar. Fiquei com medo de o PH cair e prejudicar os peixes.

TENHO UM AQUARIO DE 100 LITROS, QUE É UM POUCO PLATANDO. Nao tem muitas plantas mas tb nao tem poucas. É MEIO TERMO.

Voce saberia me dizer quanto tempo mais ou menos devo deixar o CO2 entrar no aquario????

E de quanto em quanto tempo eu devo botar CO2 no aquario????

 

Será q dava pra me responder essas duas perguntas?

Valeu...obrigado.

 

Maxwell

Maceió - Alagoas :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

max, a tua questão depende de muitas variaveis, a principal é o equilibrio entre luz/co2/nutrientes macro e micro. partindo do principio que esse equilibrio está estabelecido, e que usas uma garrafa de dois litros com o preparado, eu creio que deves deixar o co2 sempre a bombar, não te vai fazer mal nenhum... deves ter, contudo atenção a 2 pormenores se tens peixes no aqua, deves providenciar tambem por uma bombar de ar ou fazer com que o filtro mexa a agua à superficie, de modo a oxigenar a agua. repara que a um aumento de O2 na agua não obriga necessáriamente à diminuição de co2, pois são compativeis.... depois tens de ter, como já falaste, atenção ao pH da agua...eu no meu caso, como a agua na minha zona é alcalina, uso o co2 para a maixar, mantendo-a entre os 6,5 - 7. Caso esse não seja esse o teu caso e a tua agua seja acida/neutra, podes sempre colocar a saida do co2 à mão, e retirares para fora do aqua à noite, altura em que as plantas respiram, absorvendo o oxigenio e não o co2, voltando a colocá-lo dentro do aqua quando ligas as luzes e as plantas voltam a sintetizar a clorofila, fazendo a fotosintese, absorvendo, então, o co2.

não sei se fui claro, se tiveres duvidas apita, e certamente melhores conselhos ainda virão por outros colegas...

cumps

fvicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A solução de manteres o CO2 durante o dia é a mais lógica, se não tiveres nenhum sistema automatizado. Eu uso um sistema da JBL com medidor automático de pH ( foi caro, caro) que tem a vantagem adicional de permitir ter a leitura contínua do pH. O que se passa é que as plantas usam o CO2 a partir do momento em que há luz para a fotosíntese, e a partir desse momento o pH tem tendência a subir, até ao momento em que se apagam as luzes, a fotosíntese acaba e todos os seres vivos do aquário contribuem com CO2 para a "atmosfera geral". O CO2 e o O2 são independentes, isto é, para um aquário normal a subida de um não implica a descida de outro. O CO2 é 20x mais difusível na água que o O2 o que significa que se dissolve mais depressa mas também sai mais depressa. Se tiveres um aquário densamente plantado, sem CO2, chega um momento em que as plantas extrairam todo o CO2. O aquário é um sistema em equilíbrio, e o pH é equilibrado pelo conteúdo em CO2 e a sua alma gémea, o BICARBONATO. Se o CO2 desaparecer, o sistema tende a ficar instável, todo o bicarbonato é usado para manter o pH, transformado em CO2, e a água torna-se demasiado "macia": GH e KH muito baixos. Esta água é "água destilada" e é muito susceptível a variações bruscas de pH, passando de pH ácido a alcalino muito facilmente. O resultado é a morte dos peixes, não por pH baixos ou altos, mas pelas variações bruscas do pH. Num aquário mediamente plantado isso não se verifica, o CO2 funciona não para manter a estabilidade mas como "dopping" para as plantas. Num aquário como o que descreves, a solução de injectar o CO2 durante o período da iluminação e parar durante a noite é a mais indicada, segura e barata.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso depende, eu no meu caso, e embora, como já referi, á noite a plantas não necessitem do co2, deixo lá ficar, com o fim de manter o pH pouco abaixo de neutro. No teu caso terás de ver a evolução dos parametros da agua, assim como o comportamento de plantas e peixes.

De resto, remeto para o post do Luis Cuna, que, um pouco mais técnicamente, deu uma mini-mini-lição.

Resumidamente, quanto á tua questão...o co2, quanto ás plantas, durante a noite, não está a fazer lá nada, tirá-lo ou deixá-lo, vai do equilibrio que queiras manter, e/ou outros propositos que queiras atingir

cumps

fvicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais