Tratamento com Praziquantel.


FredSilva

Recommended Posts

Boas, tenho dois discus no meu aquario de 240L, umas colisas uns neos e uns limpa fundos variados, e verifiquei que os discos estão a abrir só um operculo e muito ofegantes. Liguei uma bomba de ar durante 24h e eles continuam na mesma. Penso ser parasitas nas guelrras e gostava de fazer o tratamento com praziquantel. A minha duvida é a seguinte: Devo fazer o tratamento no aquario comunitario (para todos os peixes), ou separo os dois discos para um aquario de 50L que tenho???

 

...economicamente preferia o de 50L, o meu medo é que nos outros peixes ou na agua do comunitario existam esses mesmos parasitas....

 

...que dizem???

Pic_6973_14.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...obrigado nuno, mas a minha duvida era mais se deveria fazer o tratamento no comunitario ou em outro aqua á parte, mas depois de muita pesquisa decidi fazer no aqua á parte...

Pic_6973_14.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...obrigado nuno, mas a minha duvida era mais se deveria fazer o tratamento no comunitario ou em outro aqua á parte, mas depois de muita pesquisa decidi fazer no aqua á parte...

 

Mas vais continuar a ter ovos e parasitas no comunitário e vai voltar tudo ao início.

 

Experimenta, antes de fazeres tratamentos, aspirar o areão mais regularmente, fazer mais trocas de água, limpar os filtros, enfim, melhorar as condições do aquário para evitar a propagação dos parasitas.

Vais ver que daqui a uns dias os peixes não apresentam esses sintomas.

 

Tu é que tens de manter a população de parasitas "controlada". Erradicar parasitas dum aquário comunitário é bastante complicado. Envolve muito medicamento e trocas de água.

 

Outro ponto (que não sei se já sabes), durante o tratamento com o Prazi convém aumentar bastante a oxigenação da água.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...obrigado nuno, quanto ao tratamento já o iniciei num aqua á parte, e claro com as devidas precauções de oxigenação :wink: . ...

 

...esqueci-me de referir que estes discos tem 15 e 30 dias respectivamente no meu aquario, por isso suponho que já venham contaminados...

 

 

...já agora mais uma perguntinha, eu lavo as matérias filtrantes em agua do proprio aquario, e nunca lavei a filtragem biologica (o meu aquario tem 7 meses) estarei a fazer alguma asneira????

Pic_6973_14.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente,

 

...esqueci-me de referir que estes discos tem 15 e 30 dias respectivamente no meu aquario, por isso suponho que já venham contaminados...

Basta vir 1 discu "com parasitas" (nem que sejam meia dúzia agarrados às guelras/pele) que pode ser o suficiente para contaminar o aquário todo.

 

...já agora mais uma perguntinha, eu lavo as matérias filtrantes em agua do proprio aquario, e nunca lavei a filtragem biologica (o meu aquario tem 7 meses) estarei a fazer alguma asneira????

Normalmente é tudo lavado com água do aquário.

As matérias filtrantes responsáveis pela filtragem biológica devem ser apenas "agitadas" nessa mesma água para libertarem detritos que possam estar agarrados à mesma.

As esponjas ou lãs/fibras também devem ser lavadas nessa mesma água.

 

No entanto, se tiveres uma boa colónia de bactérias no filtro(s) podes lavar as esponjas/lã com água quente (da torneira) e esfregar bem para retirar melhor os detritos.

As bactérias que estiverem ai "agarradas" acabam por morrer mas, como referi, se tiveres cuidado com a parte biológica do filtro, não terás problemas.

 

No meu caso tenho 3 filtros. Em 2 deles tenho separados 2kg de cerâmica (o que me dá uma colónia de bactérias razoável). Costumo lavar sempre as esponjas com água quente... :wink: :D

A cerâmica é apenas "agitada" para remover os detritos.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...só mais uma coisa (desculpem ser chato), achas que devia fazer o tratamento da agua com o praziquantel no comuitário???? de forma a eliminar o parasita da propria agua????

 

...obrigado nuno valeu a ajuda.... :wink:

Pic_6973_14.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

é sempre gratificante verificar o aparecimento de novos "apaixonados" pelo mundo dos Discus.

 

Neste caso em Fão. Estou contente!!!!!!!!!!!!!

 

Cumprimentos

Jorge Sousa

Jorge Manuel Portela de Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Jorge, é verdade este vicio apodera-se de nós sem dar-mos conta, (Força Fão) ehehehehe.

 

Acabei de chegar de Matosinhos da SOHAL com mais um disco novo, mas este vem impecável (penso eu) de qualquer das formas vou fazer o tratamento com o praziquantel juntamente com os outros dois para evitar futuras complicações :lol: .

 

O ph da água da loja era de 7 e o meu é de 6.2, estou a aclimatiza-lo com uma descida de ph de 0.1 de meia em meia hora será que estou a fazer bem???

 

Mais uma coisa, a agua de tratamento parece que cheira a cebola (ou coisa do género) será normal???

 

...obrigado...

Pic_6973_14.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais