Recommended Posts

Publicado

Boas, tenho dois discus no meu aquario de 240L, umas colisas uns neos e uns limpa fundos variados, e verifiquei que os discos estão a abrir só um operculo e muito ofegantes. Liguei uma bomba de ar durante 24h e eles continuam na mesma. Penso ser parasitas nas guelrras e gostava de fazer o tratamento com praziquantel. A minha duvida é a seguinte: Devo fazer o tratamento no aquario comunitario (para todos os peixes), ou separo os dois discos para um aquario de 50L que tenho???

...economicamente preferia o de 50L, o meu medo é que nos outros peixes ou na agua do comunitario existam esses mesmos parasitas....

...que dizem???

Pic_6973_14.jpg
Publicado:

...obrigado nuno, mas a minha duvida era mais se deveria fazer o tratamento no comunitario ou em outro aqua á parte, mas depois de muita pesquisa decidi fazer no aqua á parte...

Pic_6973_14.jpg
Publicado:
...obrigado nuno, mas a minha duvida era mais se deveria fazer o tratamento no comunitario ou em outro aqua á parte, mas depois de muita pesquisa decidi fazer no aqua á parte...

Mas vais continuar a ter ovos e parasitas no comunitário e vai voltar tudo ao início.

Experimenta, antes de fazeres tratamentos, aspirar o areão mais regularmente, fazer mais trocas de água, limpar os filtros, enfim, melhorar as condições do aquário para evitar a propagação dos parasitas.

Vais ver que daqui a uns dias os peixes não apresentam esses sintomas.

Tu é que tens de manter a população de parasitas "controlada". Erradicar parasitas dum aquário comunitário é bastante complicado. Envolve muito medicamento e trocas de água.

Outro ponto (que não sei se já sabes), durante o tratamento com o Prazi convém aumentar bastante a oxigenação da água.

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

...obrigado nuno, quanto ao tratamento já o iniciei num aqua á parte, e claro com as devidas precauções de oxigenação :wink: . ...

...esqueci-me de referir que estes discos tem 15 e 30 dias respectivamente no meu aquario, por isso suponho que já venham contaminados...

...já agora mais uma perguntinha, eu lavo as matérias filtrantes em agua do proprio aquario, e nunca lavei a filtragem biologica (o meu aquario tem 7 meses) estarei a fazer alguma asneira????

Pic_6973_14.jpg
Publicado:

Olá novamente,

...esqueci-me de referir que estes discos tem 15 e 30 dias respectivamente no meu aquario, por isso suponho que já venham contaminados...

Basta vir 1 discu "com parasitas" (nem que sejam meia dúzia agarrados às guelras/pele) que pode ser o suficiente para contaminar o aquário todo.

...já agora mais uma perguntinha, eu lavo as matérias filtrantes em agua do proprio aquario, e nunca lavei a filtragem biologica (o meu aquario tem 7 meses) estarei a fazer alguma asneira????

Normalmente é tudo lavado com água do aquário.

As matérias filtrantes responsáveis pela filtragem biológica devem ser apenas "agitadas" nessa mesma água para libertarem detritos que possam estar agarrados à mesma.

As esponjas ou lãs/fibras também devem ser lavadas nessa mesma água.

No entanto, se tiveres uma boa colónia de bactérias no filtro(s) podes lavar as esponjas/lã com água quente (da torneira) e esfregar bem para retirar melhor os detritos.

As bactérias que estiverem ai "agarradas" acabam por morrer mas, como referi, se tiveres cuidado com a parte biológica do filtro, não terás problemas.

No meu caso tenho 3 filtros. Em 2 deles tenho separados 2kg de cerâmica (o que me dá uma colónia de bactérias razoável). Costumo lavar sempre as esponjas com água quente... :wink: :D

A cerâmica é apenas "agitada" para remover os detritos.

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

...só mais uma coisa (desculpem ser chato), achas que devia fazer o tratamento da agua com o praziquantel no comuitário???? de forma a eliminar o parasita da propria agua????

...obrigado nuno valeu a ajuda.... :wink:

Pic_6973_14.jpg
Publicado:

Olá,

é sempre gratificante verificar o aparecimento de novos "apaixonados" pelo mundo dos Discus.

Neste caso em Fão. Estou contente!!!!!!!!!!!!!

Cumprimentos

Jorge Sousa

Jorge Manuel Portela de Sousa

Publicado:

Boas Jorge, é verdade este vicio apodera-se de nós sem dar-mos conta, (Força Fão) ehehehehe.

Acabei de chegar de Matosinhos da SOHAL com mais um disco novo, mas este vem impecável (penso eu) de qualquer das formas vou fazer o tratamento com o praziquantel juntamente com os outros dois para evitar futuras complicações :lol: .

O ph da água da loja era de 7 e o meu é de 6.2, estou a aclimatiza-lo com uma descida de ph de 0.1 de meia em meia hora será que estou a fazer bem???

Mais uma coisa, a agua de tratamento parece que cheira a cebola (ou coisa do género) será normal???

...obrigado...

Pic_6973_14.jpg
Publicado:

..afinal o cheiro é da comida congelada que lhes comprei, depois desaparece :D ....

Pic_6973_14.jpg