Ajuda para quem gostaria de começar com salgado....


pegasus-net

Recommended Posts

Olá, Viva...

Eu estou neste hobbye há 2 anos e meio, mas nos aquas de agua doce... e tenho tido vontade de me iniciar nos de água salgada...

Porém como os recursos são poucos e os conhecimentos menos ainda peço as vossas dicas para o que pretendia fazer...

Pretendo fazer um pequeno aquário com algumas das espécies que posso encontrar na nossa costa, nas poças de água que existem na costa algarvia, mais propriamente da zona de albufeira.

O que tenho é muito pouco... Tenho um pequeno aqua da aquapor (daqueles que se compram nos supermercados) com 40*20*20. tem uma lâmpada de 8 ou watts e um desses pequenos filtros que vêm junto...

A 1ª questão é se esse material serve?

Não pretendo meter muitas espécies no aqua (até porque é pequeno) mas, seria tudo dessas praias... areia, algumas rochas que tivessem algas agarradas (vi com algas verdes, roxas, brancas, creme com bolinhas) que daria para fazer um layout interessante... Vi também algas que crescem na areia e que formam um tapete como se fosse relva. Em termos de peixes, vi uma espécie que me parece muito pacíficas, com listas verticais roxas, barbatanas peitorais grandes e que vivem a meia agua nessas poças com cerca de 30 cm profundidade (punha talvez dois); outra espécie que me parece inofensiva é uma que fica no fundo, que ficam com cor parecida à da areia; punha também 1 ou duas anémonas (elas têm o corpo vermelho escuros com pintinhas amarelas salvo erro); punha também uns burriés, talvez uns camarões..., enfim penso que estão a ver a idéia...

 

Com este equipamento, é possível fazer algo do género...

Suponho que irão sugerir alterações..., o que compreendo, mas não se esqueçam que os €€€ só crescem quando os vejo a dobrar :) , hehehe... Tem que ser um aqua de baixo custo mesmo...

 

As vossas opiniões serão muito bem vindas e importantes..., pois se houver condições serei mais um a aderir aos salgados que sempre considerei ser um navio de outro porte... também tinha essa impressão em relação aos discus e afinal..., sem problemas!

 

Agradeço desde já a vossa preciosa atenção e disponibilidade.

 

Os meus cumprimentos para todos.

João Correia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é impossível mas vai ser muito limitativo.

 

Eu fiz um de 9 litros com sucesso mas só o tive montado uma semana (estava de férias e tive de alimentar o vício :) )

 

Vais ter de gastar algum $$$ em powerheads e com essa iluminação não podes ter a ambição de manter essas algas que referes.

 

Sugeria um aqua com algumas rochas, idealmente recolhidas onde não dê muita luz e, inicialmente, alguns burriés e camarões das poças. Eu não colocaria qualquer alimento durante um mês.

 

O ideal era teres um escumador mas na ausência deste podes ser agressivo nas TPAs (10 litros por semana).

 

Se mantiveres os nutrientes sobre controlo, podes compensar o tema da iluminação colocando o aqua junto a uma janela, mas isso pode ser arriscado.

 

Não te esqueças que a população do teu aqua deve ser encarada como de passagem. Convêm ir devolvendo alguns dos bicharocos ao mar trocando por outros "novos" garantindo-se assim que a população permanece saudável.

 

Peixes só colocaria depois de 3 meses sem sobressaltos de maior.

 

Finalmente, recomendo-te a leitura atenta do post do membro Allaphor sobre o seu aqua de costa que está excelente!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apisto, muito obrigado pela atenção e disponibilidade.

Levarei em conta os conselhos e dicas.

Efectivamente, sinto-me algo perdido em face da ausência de conhecimento..., sentimento esse que é bem maior do que quando me iniciei no aquas de água doce....

 

Abraço

João Correia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais