Luis Delgado Posted July 9, 2005 Posted July 9, 2005 olá, Qual será a melhor maneira de administrar kalkwasser à mão, isto é, sem reator? O que faço até agora é misturar um litro de água de kalk, depois do depósito acentar, num garrafão com água de osmose, por cima do aqua, que uso para fazer reposição gota a gota. faço isto duas vezes por semana. Essa operação leva para aí uns dois dias e meio até gastar a água de kalk toda que misturei com a água de osmose. Por outro lado, já li que não convém ter a água de kalkwasser muito tempo, sem a administrar. Podem dar sugestões de qual a melhor estratégia para administrar o kalk, incluindo periodicidade, etc? a ver se me ajudam aqui a clarificar as ideias... abraço. Um abraço.
Nuno Prazeres Posted July 11, 2005 Posted July 11, 2005 Se tens um garrafão por cima, o método é suficiente. Se a kalk formar uma espécie de "nata" é bom sinal porque a solução fica protegida do CO2. O CO2 é o agente que "degrada" a kalk por isso se guardares as soluções bem fechadinhas a concentração de Ca solúvel não se degradará muito. Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
Luis Delgado Posted July 14, 2005 Author Posted July 14, 2005 sim, tenho um garrafão por cima que vai dripando... tenho de ver bem se faz nata. talvez não faça porque estou a misturar a limewater que preparo com águra de osmose que tb meto no garrafão, talvez com receio de levantar demasiado o PH. será que devia usar só a água de kalk mesmo, sem diluir? aí talvez já fizesse a nata de que falas. todavia reparo que se criam umas palhetas de calcio no fundo do garrafão... abraço. Um abraço.
Nuno Prazeres Posted July 15, 2005 Posted July 15, 2005 sim, tenho um garrafão por cima que vai dripando... tenho de ver bem se faz nata. talvez não faça porque estou a misturar a limewater que preparo com águra de osmose que também (palavra corrigida) meto no garrafão, talvez com receio de levantar demasiado o PH. será que devia usar só a água de kalk mesmo, sem diluir? aí talvez já fizesse a nata de que falas. todavia reparo que se criam umas palhetas de calcio no fundo do garrafão... abraço. Eu acho que a adição de kalk tem de ser dimensionada em função do que está no aqua, logo diria que podes "trabalhar" no sentido de encontrar o nível de diluição óptimo. Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
Luis Delgado Posted July 15, 2005 Author Posted July 15, 2005 ok, apesar de estar a adicionar kalk, duas vezes por semana, a alga coralina vai desaparecendo cada vez mais. será que é por causa da luz? tenho um aquário de um metro (120 litros de volume) com uma lifetech PC de 108 watts. a altura da água é creca de 25 cm, com um DSB de 8,5 cm por baixo. mudo 10% de água todas as semanas. as xenias estão a crescer bem, embora tenha um sarcophyton que me parece que não está a crescer. este está numa das zonas de maior luz. enfim, também ainda não percebi qual é o ritmo de crescimento do sarco. de qualquer modo, ele está com óptimo aspecto, com os pólipos todos saídos. Um abraço.
marcos santos Posted July 16, 2005 Posted July 16, 2005 por vezes a falta de alga coralina ou os paramentros da agua ainda nao estajam bons ou falta de luz aictinica. abraços
Nuno Prazeres Posted July 18, 2005 Posted July 18, 2005 Tanto quanto sei a alga coralina gosta de luz muito azulada e, relativamente aos corais típicos, tem uma percentagem quer de magnésio, quer de estrôncio mais elevada (bem mais do dobro) no seu esqueleto. Se fazes mudas de 10% com água natural isso não devia ser factor por isso eu não pensaria em adicionar nada para já. Quanto ao crescimento das Xenia, há quem diga que elas se dão melhor com luz mais branca pelo que se calahar o problema vem daí. No meu caso, tenho coralina a morrer e outra a nascer. Dá ideia que a coisa tem um ciclo de vida (bem rápido por sinal). Por outro lado, os meus burriés comem ou pelo menos destroem a coralina. Pode acontecer que tenhas bicharocos no aqua a fazerem-te o mesmo. Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
Recommended Posts