Estalidos sonoros no aquário, mas não vejo nada...


Luis Delgado

Recommended Posts

olá,

 

Há mais de 6 semanas que vou ouvindo, tanto de dia como de noite, uns estalidos sonoros, quase metálicos, no meu aqua, mas nunca consegui ver nada.

 

Não tenho bicharada nenhuma desaparecida, mas já me começa a iiritar não conseguir perceber o que é.

 

Ainda pensei que pudesse ser a ondulação da água na superfície, mas os barulhos são bem diferentes.

 

Apareceu-me uma casca de um caranguejo castanho (cerca de 2 cm de largura), há umas duas semanas, através das RVs, mas não sei se este morreu ou se a casca é o resultado de uma muda. Não sei se será ele a dar sinal de vida...

 

Se fosse um mantis shrimp, talvesz já me tivesse papado um dos peixes (ocellaris e gramma loreto) ou o lysmata debelius, não?

 

O facto é que não vejo nada. Valeria a pena tentar montar uma armadilha com copo de vidro?

 

sugestions anyone?

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas...

o alpheus de facto dá uns estalidos...

provavelmente ele terá escolhido uma ''toca'' que terá construído , eu tenho um em simbiose com um yellow goby , e eles andam a esburacar tudo quanto é locais ao pé da rocha a contruir ''casas''.

desde que o coloquei no aquário , o Alpheus , só o vi 2 vezes : quando o coloquei , e mais uma vez quando o vi a construir uma casa .

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois é, eu não consigo ver casa nenhuma, pois do lado na frente não se vê nada. do lado de trás, não dá para ver. já agora o yellow goby costuma cavar muito? não dá cabo do substrato que sustenta as rochas?

 

Jà agora, essas "casas" são apenas um buraco na areia debaixo da rocha ou têm mais alguns traços característicos?

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

ainda não percebi bem o comportamento do par , o goby pelo que me disserão e já constatei , não escava apenas protege a casa e o camarão que está quase sempre com uma antena a tocar no goby , o camarão trata das escavações , manutenções da casa , e se encontrar comida dá ao goby.

Normalmente depois tapam a entrada e no dia seguinte já os vejo noutro sitio, ou então fico uns dias sem os ver porque vão lá para trás ou algo do genero.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tive um (ou mais) durante anos e anos sem nunca lhe ter posto a vista em cima, aliás apena me lembro de quando comprei a rocha viva, há quase 10 anos atrás, ter visto no fundo de um balde um camarão pequeno às riscas. Como não sabia o que era meti-o dentro do aquário e nunca mais o vi.

Como tinha o aquário no quarto, muitas vezes durante a noite ouvia um estalo como se alguém estivesse a atirar berlindes contra o vidro. A minha mãe fartava-se de ouvir também durante toda a semana pois era ela que tomava conta do aquário nesses dias.

Nunca me morreu nenhum peixe (que eu saiba) por causa do camarão por, isso sempre calculei que fosse um pistol.

 

Há um ano ou dois que não ouço nada, é provável que o bicho tenha chegado ao fim da sua vida.

 

Desde que não te desapareçam peixes de forma misteriosa, não tens que te preocupar muito com o bicho.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se for um pistol tas com sorte, no meu ja tive ate agora 5 mortes e nunca aparecem os restos dos peixes, mas no meu caso é pior pq é um mantis.

ja o tentei capturar e desisti...acho que ele comecou a gostar da agua gaseificada :D

e os estalidos e desaparecimentos misteriosos continuam, ate uma estrela do mar cor de laranja ele matou.

quando mudar para o novo aqua volto à carga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Se tiveres eremitas pode ser simplesmente o som do bater da concha no vidro. É comum no meu minireef ouvir esse som e invariavelmente verificar que tenho um eremita próximo do vidro a deslocar-se. É mais comum nos eremitas de patas brancas pela forma como se movem.

 

Cumps

Ricardo

RCalado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obg Aderito

agora so tenho de apanhar os meus camaroes para nao serem apanhados na armadilha.

e descobrir em que rocha anda o raio do bicho, essa é a parte mais dificil.

 

um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá,

 

no meu caso não são de certeza eremitas, pois só tenho um de pernas vermelhas e a casca dele nunca conseguiria fazer aquele barulho bem sonoro a bater no vidro. O barulho que oiço parece mesmo igual ao de umas castanholas a baterem uma única vez.

 

já me tinha lembrado que pudesse ser um mantis, mas não deve ser pois não tenho baixas no aquário, pelo menos até agora...

 

dava jeito ter um micro submarino para andar a ver atrás das rochas, não é? dava mesmo...

 

abraço.

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

essa do submarino era fixe!

houve uma noite em que estava quase a pegar no sono e ouvi 6 ou 7 estalidos seguidos e com cerca de 1 segundo de intervalo entre cada um, ate cheguei a pensar que me estavam a tentar assaltar a casa pois nunca os tinha ouvido tao alto como nessa noite.

se calhar foi quando atacou o ultimo peixe que desapareceu.

mas o normal sao sempre 2 ou 3 estalidos.

 

acham normal o mantis nao estar sempre no mesmo local? da-me ideia que ele muda de sitio, ou entao tenho dois e nao um.

digo isto porque tem dias que o som vem de outro local

Link to comment
Partilhar nas redes sociais