Recommended Posts

Publicado

boas pessoal,

à cerca de meio ano montei um aquário de ciclídeos tanganika num aquário de 120L(100X30X40cm/CXLXA) e coloquei os seguintes peixes:

2 neolamprologus brichardi(casal), infelizmente a fêmea morreu com excesso de comida, ou problemas de digestão, já que todos comem +/- o mesmo.

2 neolamprologus ocellatus, que também morreram, sem razão aparente.

3 supostos julidochromis dickfeldi, já que veio um marlieri por engano.

2 neolamprologus leleupi, que..., calma!,estes não morreram, mas devem ser do mesmo sexo porque não se dão muito bem.

1 plecostomus.eu sei que não o devia ter aqui mas foi por uma boa causa, visto ter estado em casa do meu primo com menores condições.

o que eu queria fazer era alterar a seleção de peixes para dar mais vida ao aquário, visto estas espécies serem todas de zona perto do fundo, e terem alguma agressividade que queria eliminar.

Tava a pensar fazer o seguinte:

Tenho um aquário de 60x30x30cm, onde punha o neolamprologus brichardi e tentava arranjar um fêmea para ele(parece-me um macho :wink: , mas não tenho a certeza)

Depois, tentava arranjar quem me ficasse com um dos leleupis, por troca com outro, pois, sinceramente, é um pena, já que esta espécie tras muita côr ao aquário e ter apenas um é triste,mas se tiver que ser, tiro os 2.

Como também o marlieri não deve tar ali, arranjava maneira de trocar por um dickfeldi.

Quanto ao pleco, a coisa tá mais difícil, pois o meu primo jamais me deixa que me livre do bicho, que prefere que lho devolva, já que o bicho já tem 5anos nas mãos dele.

Ficava então a nova seleção com algumas aquisições de espécies:

3julidochromis dickfeldi

1plecostomus :lol::?

2 altolamprologus calvus(acho-os engraçados, e por esta tabela

http://www.cichlidrecipe.com/cichlidchart/...lashchartd.html, compatíveis.

2 cyprichromis

se estas espécies não forem apropriadas, ou mesmo o número de exemplares, dêem exemplos de outras possibilidades.

desculpem pelo tamanho :lol:

postem, critiquem e dêem conselhos

cumps

Cumprimentos!

Diogo Correia

Publicado:

Embora eu ache que esse aquário seja muito pequeno para albergar essas espécies, vou-te dar a minha opinião:

Eu colocaria mais 2 ou 3 julias, não colocava os calvos e colocava pelo menos 2 femeas e um macho de cypris ou um grupo de 5 ou 6 juvenis (os cypris são peixes de cardume), no entanto esse espaço é bastante apertado para eles.

OBS. os ocellatus morreram muito provavelmente porque não tinham o seu cantinho, é normal acontecer eles deixarem-se morrer se não lhes dermos condições para terem o seu território sem se sentirem ameaçados. É claro que no meio dessas feras, tipo o brichardi nunca iria dar certo com os ocellatus, há casos em que se consegue mas no geral não.

É muito difícil montar um tanganyika com várias espécies e com esse tamanho. Para um mono espécie já tens várias espécies que agradeciam esse espaço. :roll:

cumps

João Magalhães APC #45

http://joalmag.blogspot.com/

Publicado:

pois, eu sei que não é muito grande o aquário mas tou a pensar comprar um de 240L, claro, que por enquanto, prefiro seguir os vossos conselhos.

Para um mono espécie já tens várias espécies que agradeciam esse espaço.  

Podes dar exemplos de tais espécies? Tropheus por exemplo, daria?

Queria mesmo tornar este aquário alegre, já que tem estado muito monótono, pois estas espécies passam a vida escondidas.

Quanto ao pleco, tava por enquanto, em pensar deixa-lo no aquário... Não terá até interferência no comportamento das outras espécies? ele tem por volta de 15-20cm.

para já continua assim:

2julidochromis dickfeldi

1julidochromis marlieri :P

1plecostomus

2neolamprologus leleupis

1neolamprologus brichardi

obrigado pelo comentário e continua! ;)

cumps

Cumprimentos!

Diogo Correia

Publicado:

Boas,

Quando referes que o teu aquário tem pouca vida e que os ciclideos que tens se escondem bastante eu penso que isso se deve aos facto das espécies serem habitantes de areas rochosas (Rock Dwelers) do lago...

Há habitantes do lago que vivem em aguas abertas e fundos arenosos que são menos timidos e com cores muito bonitas(Sand Dwelers), só que para mante-los esse aquário é pequeno... ;) , posso a titulo de exemplo referir as Ophthalmotilápias, Callochromis Pleurospilus ou as Xenotilápias.

Para o volume do teu aquário eu tirava os N. Brichardi e o Juliochromis Marlieri e aumentava a comunidade de Juliochromis Dickfeldi e a comunidade de N. Leleupi. Para ocupar a zona mais de meia água, tenho tido bons resultados de compatibilidade com os Lamprologus Caudopunctatus com os meus N. Leleupi e com os Juliochromis Transcriptus, pois estes L. Caudopunctatus habitam uma zona intermédia no lago onde acababa a zona rochosa e começa o areal e não custumam meter-se muito no fundo e entre as rochas, não havendo assim conflitos, o mesmo já não posso dizer dos meus Variabilichromis Moori que arranjam conflitos com todos os outros...

;)

Cumps

Antonio Silva

Cumps

António Silva

APC#128

Publicado:

antonio silva,

posso ponderar a tua opinião, mas tenho umas dúvidas: sempre ouvi dizer que os leleupis têm um comportamento agressivo entre a espécie, por isso só tenho 2, que vivem constantemente à porrada.

Outra coisa, continuo a perguntar, quais as espécies que eu podia pôr para fazer um aquário mono-espécie?

cumps

Cumprimentos!

Diogo Correia

Publicado:

o que dava jeito mesmo era exemplos.., porque procurar uma espécie com as características para tar neste aquário e que dê vida é complicado.

por enquanto vou fazer:

aumentar a comunidade de julis dickfeldi e tirar o marlieri

aumentar a comunidade de leleupis

e talvez a adicionar uma espécie que prefira o plano médio-superior do aquário, para completar então o aquário.

cumps

Cumprimentos!

Diogo Correia