Azul de metileno


Recommended Posts

Boas ...

 

Os meus escalares estão a meter posturas ... mas deparei-me com muitos fungos nos alevins o que me está a matar muitos deles ... gostaria de saber o melhor método de anti-fungos do mercado ... penso eu que seja o azul de metileno ... também sei que posso adquirir na farmácia ou em lojas de aquariofilia, gostaria era de saber como aplicar o azul de metileno, quais as quantidades por postura caso seja comprado na farmácia... e se é só inserir o azul de metileno ou mais qualquer coisa???

 

Agradeço desde já toda a ajuda prestada ... :roll:

Cumprimentos

Filipe Santos

 

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sou criador de discus e tenho utilizado apenas azul de metileno aquando as posturas. tenho tido uma taxa de sucesso bastante alta. tenho utilizado um medicamento da sera que tem uma concentração bastante porreira de azul de metileno. depois mando-te o nome. abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

há bastantes anos que para problemas com fungos uso só azul metileno a 1% na dose de 1 gota para 5 litros de agua com uma taxa de susseco bastante elevada . (quado há ovos custumo polo 2/3horas depois da desova )

cumprimentos
Cipriano Ramos
www.appa.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Cipri

Mas é só chegar á Pharmácia e pedir Azul de Metileno?

Azul a 1%, há várias percentagens?

 

Desculpe a ignorância mas gostava também de ficar esclarecido (aliás, bem esclarecido) :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

CITAÇÃO

Oi Cipri

Mas é só chegar á Pharmácia e pedir Azul de Metileno?

Azul a 1%, há várias percentagens?

 

-não compro minha esposa traz do servico .

-sim pede na farmacia.

-se há 1% claro há outras percentagens.

 

 

fica bem

cumprimentos
Cipriano Ramos
www.appa.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei mas o azul de metileno vende-se nas farmácias em pó e tem que de fazer a solução em casa,logo a concentração e determinada em casa mas eu uso 1g dissolvida em 1 litro de agua destilada e depois 100ml da solução tratam 100l de agua. tenho tido optimos resultados( ou melhor não tenho tido problemas) em posturas e aclamatização de discus.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas

 

Comprei hoje Azul de Metilena (em pó).

 

Vinha só confirmar as proporções que devo utilizar: para posturas de discos, ou eventualmente outro tipo de tratamentos/aclimatizações.

 

Segundo o fica fish é 1g para 1Litro de água destilada.

E 100ml dessa solução tratam 100Litros de água.

 

Gostava de saber se todos os que utilizam o Azul de Metileno o fazem nestas proporções.

 

Não estou a duvidar do fica fish, mas gostava de ver outras opiniões, se é que existem.

 

Cumprimentos

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite "Manel".

Solução 1 g Azul Metileno/1 Lt Agua destilada.

 

Tratamento 1 ml/1 Lt agua.

 

No entanto a minha experiencia "diz-me" que no caso dos ovos dos discus a "fungação" deve-se a falta de "motivação" do macho.

Tenho casos em que na mesma agua um casal tem uma taxa de sucesso de 99% e outro de 10%.

Um abraço.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite "Manel".

Solução 1 g Azul Metileno/1 Lt Agua destilada.

 

Tratamento 1 ml/1 Lt agua.

 

No entanto a minha experiencia "diz-me" que no caso dos ovos dos discus a "fungação" deve-se a falta de "motivação" do macho.

Tenho casos em que na mesma agua um casal tem uma taxa de sucesso de 99% e outro de 10%.

Um abraço.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João

 

Mais uma vez obrigado pela ajuda.

 

Sabes que a minha dúvida surgiu ao ver um tópico em que o Rui Ferreira de Almeida, indicava a seguinte proporção: Podes usar 2 mg por litro para fungos nos ovos, ou seja 2 ml por 10 litros de uma solução mãe previamente preparada a 1% ( 10 gr por 1 litro de água destilada )

 

 

Cumprimentos

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tou gago a "postra" é aos 2 de cada vez.

Tenho um "amigo" em Singapura que em tempos criou discus.

Eles criam em aquarios vazios, só vidro, como já expliquei.

A dose recomendada é 10 Cm 8)

E isto é o quê?

Vai-se adicionando até a visibilidade ser 10 Cm.

Discões, disquinhos e ovos aguentam.

Um abraço.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sabes que a minha dúvida surgiu ao ver um tópico em que o Rui Ferreira de Almeida, indicava a seguinte proporção: Podes usar 2 mg por litro para fungos nos ovos, ou seja 2 ml por 10 litros de uma solução mãe previamente preparada a 1% ( 10 gr por 1 litro de água destilada )

 

Viva Manuel

A dose recomendada é esta( 2 mg por litro) para fungos nos ovos . No entanto existem criadores que usam doses menores como a que o João e Ficafixe referiram. Partem de uma solução a 0,1% ou seja 1 gr por litro de água , isto é, 1 mg por ml e usam 1 ml por litro ou seja 1 mg por litro( metade da dose que eu referi )

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais