Recommended Posts

Publicado

Viva,

O que tenho lindo pelo forúm é que toda a gente fale no ideal de 1 Watt por litro mas que já é possível montar um plantado com um mínimo de 0.5 Watt/litro efectuando uma selecção criteriosa das plantas.

Aqui está alguém que andou a analisar as montagens de Takashi Amano e chegou a uma conclusão explicado no link abaixo.

http://www.fitchfamily.com/lighting.html

O que acham?

Pode ser um ponto de partida para iniciar um plantado mas penso que terá que ser sempre ajustado consoante o tipo de plantas que se deseja.

Fica o link...

Cumps,

Publicado:

Aquela análise é de uma abordagem muito simples e nem sequer entra com o factôr "densidade do plantado" e layout. Quem fôr vêr o site da ADA Europe, rapidamente constata que, não só há diferenças para aquários com o mesmo tamanho, como o próprio layout determina o uso de, por exemplo, 2 ou 3 HQI ou 20 T8, consoante a necessidade de distribuição da luz.

Mas em qualquer um deles, a relação W/Luz é sempre superior a 1.

AquaZen

Publicado:

Epa é muito relativo.

Depende da profundidade do teu aqua, da flora que tens e da disposição da mesma.

Por exemplo as anubias apreciam pouca luz, e tu num aqua baixo podes ter 18w para elas (estou a falar sem olhar para litragem so para dar um exemplo), mas num aqua com o dobro da altura podes ja precisar de mais luz.

Da mesma forma que se tens plantas exigentes e tens um aqua fundo o ideal é ja as HQIs.

Publicado:

Já é uma pagina debatida :roll: alias há referencias a isto num topico criado pelo its_me sobre nutrientes.

Chama-se a isso uma analise estatistica...como há uns mais exigentes e outros menos exigentes... admite-se o calculo para a media para todos, assumindo um erro de desvio...mas se reparares para diferentes litragens a mudança entre uns e outros nao é muito significativa. Os dados parecem apresentar linhas médias bastante defenidas podendo afrimar-se á primeira vista como uma boa aproximação á realidade.

Se reparares bem nem sempre a relação é de 1W/l sendo por vezes muito mais baixa. Repara que os primeiros graficos estão em Galões... no unic grafico em litros para simplificar reparas que aquarios com 1000-1100 litros são iluminados com 100-300W...o que dá no máximo 0,3 W/l...

no entanto reparas que para volumes pequenos a regra de 1W litro se inverte completamente sendo que no mais pequeno é usado mais de 10W/l

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me