mariline Publicado Sexta-feira às 09:52 Publicado Sexta-feira às 09:52 Bom dia. Sou nova neste caminho e comprei um aquário de 68L, na loja onde comprei disseram para por o Stratum Fluval por baixo, um termostato e um filtro, fiz o tratamento da água com um produto da serafil, preparei tudo na semana passada, ontem coloquei 4 guppy fêmea, 1 guppy macho, 2 coralinas, 2 fêmeas de Molly balão e um caracol, coloquei antes uma planta anubia, que o Sr. disse para lhe tirar a esponja que tem e "plantar" no aquário. Queria saber o que posso fazer para melhorar e o que falta fazer, como tratar deles bem e o que posso colocar dentro do aquário e em relação à iluminação, onde tenho o aquário tem luz durante o dia mas não é muito, mas queria saber se precisão de luz e quantas horas por dia e de noite se podem estar sem luz. Obrigado e quero muito aprender a aquariofilia. Obrigado Citar
Tozé Nunes Publicado: Sexta-feira às 20:49 Publicado: Sexta-feira às 20:49 Olá @mariline bem vinda ao fórum e ao mundo da aquariofilia. Se te dedicares ao hobby vais poder evoluir e criar ecossistemas ideais para os peixes. Posto isto, do que li vejo que estás ainda com bastante dificuldade em entender o que necessitas para criar um bom sistema aquático. Mas felizmente vieste aqui parar e pedir ajuda é sempre um bom começo. Para te ajudar melhor precisamos de mais informações, por exemplo dizes ter um filtro mas filtros há muitos e nem todos são adequados para o que pretendemos. Por isso fico já um pouco preocupado se não estás a colocar demasiados peixes para a filtragem que tens. E nem sei o que é um "coralina" 😁, ideal é sempre procurar saber o nome da espécie e não a "alcunha ", por exemplo os guppies são Poecilia Reticulata, os molly Poecilia latipinna, etc etc Em relação à anubia, não deve ser plantada como outras plantas, ela é uma planta de rizoma e deve ser agarrada a uma pedra ou um tronco adequados para uso num aquário. Podes enterrar apenas as raizes e nunca o rizoma pois ele enterrado apodrece. Mas Tozé, o que é o rizoma? 😁 O rizoma é aquela parte da planta de onde nascem os talos das folhas para cima e de onde saí algumas raízes para baixo. Para poderes apreciar os peixes e as plantas deves ter uma iluminação dedicada e podes ligar de 6 a 8 horas por dia, convém é que seja sempre às mesmas horas para criar uma rotina para os peixes, arranja uma tomada com relógio para tal. E preferencialmente tem isso ligado nas horas que estás em casa para aproveitares a iluminação, vais ver que não precisas de ligar os candeeiros para ter uma luz ambiente agradável. Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
Recommended Posts