Diogo.Sousa Publicado Segunda-feira às 08:17 Publicado Segunda-feira às 08:17 Ora e depois de nova paragem e da desgraça que foi o meu anterior projecto (FrontSlash Aqua P02) eis que veio uma vontade renovada de fazer as coisas como deve ser. O projecto anterior falhou redondamente por falta de manutenção. Nunca fiz o ciclo em condições, as mudanças de àgua falharam substancialmente e por alguma razão, aquela vontade que nos impele a tratar do aquário desapareceu. Entretanto, porque também temos de aprender com os erros e encontrar coisas positivas com esses mesmos erros, descobri que a minha mulher tem 1000% mais jeito para plantar as plantas do que eu. Acho que foi rara a planta que coloquei no aquário que não estava a flutuar passados 3 ou 4 dias. Pois ela voltou a plantar na altura e não houve uma que voltasse a flutuar. Assim, descobert o talento escondido decidi desmontar tudo e começar de novo, com uma vontade de desta vez fazer as coisas certas, com método e se saltar etapas e acima de tudo....fazer as trocas de água.... 🙂 Assim nasce o HydraCode 01 plantado a 100% pela minha mulher. Só coloquei o substrato e as rochas, o termóstato e o filtro! 🙂 Data de Montagem: 10/01/2026 Aquário: Strideways Sado 45P (C 45 x P 27 x A 30 | 36L) Iluminação: Twinstar Lighting 45B Filtro: Sicce Shark Pro Nano 250 Termostato: AquaEL Ultra Heater Day & Night 75w Substrato: ADA Amazonia Aqua Soil v.2 + DOA Jungle Soil Hardscape: Seiryu Stone (kind of) Flora: Pogostemon helferi; Limnophilia sessiliflora; Ludwigia palustris "Super Red", e outra que não me recordo mesmo do nome 🙂 Fauna: quando o ciclo estiver devidamente feito e em condições desta vez.... 4x Otocinclos; 6x Amano Shrimps; x Endlers 1 Citar FrontSlash Aqua P01 | FrontSlash Aqua P02 | HydraCode 01 | Smile On, Hang On!
JoseCarlosMarques Publicado: Segunda-feira às 12:57 Publicado: Segunda-feira às 12:57 Muito bem Diogo!!! Bem vindo de volta ao hobby. Vamos ver se desta tens um bocadinho mais de paciência e levas isso a bom porto 🙂 . O tanque em si parece-me simples, mas bonito. Cumpre com o que é necessário. Se fosse eu, tapava só aquele "buraco" que tens no meio das rochas com uma pedra mais pequena (até porque me aparece em sombra, e não sei se conseguirás fazer com que alguma coisa cresça aí) e tinha plantado mais densamente... de qualquer forma, como está não está mal, e o que interessa é que volte a despertar o "bichinho" aí em casa. Onde arranjas-te o Amazonia!?!?!? Ando há procura disso há anos. Foi comprado em loja? Sempre mudaste o filtro. Eu acho que ficavas mais bem servido com o anterior, mas já apresentaste as tuas razões. Desejo-te tudo de bom para esta nova aventura. Põe um lembrete no telefone para não te esqueceres das TPA's. Quanto mais não seja, muda apenas a água de forma semanal, e faz uma limpeza geral todos os meses. Não custa nada 😉 . Grande abraço! É bom ter-te de volta por cá. 1 Citar
Diogo.Sousa Publicado: Segunda-feira às 14:10 Autor Publicado: Segunda-feira às 14:10 Grande @JoseCarlosMarques! Amazonia por acaso já tinha em casa antes. Mas sei que a AquariumLife vende que estive lá na semana passada. Pois...bem sem, aquela "gruta" foi requisito do mais pequeno e não tive volta a dar. E sim...a minha mulher disse que por ela tinha posto mais tapeta do que tem, mas isso fica para outras nupcias. TPAs, vai começar já amanhã e depois de 2 em 2 dias. E o lembrete está posto 😛 Citar FrontSlash Aqua P01 | FrontSlash Aqua P02 | HydraCode 01 | Smile On, Hang On!
JoseCarlosMarques Publicado: Segunda-feira às 14:13 Publicado: Segunda-feira às 14:13 2 minutes ago, Diogo.Sousa said: AquariumLife Vou procurar!!! Se a caverna é requisito do pequeno, pois que fique a caverna 😄 . 1 Citar
Diogo.Sousa Publicado: Terça-feira às 22:59 Autor Publicado: Terça-feira às 22:59 E pronto primeira TPA feita. Comprei no chinês uma daquelas mangueiras com bomba manual que não é perfeito mas facilita o trabalho! 🙂 Para tirar àgua é excelente para voltar a pôr ainda tenho de perceber melhor a técnica! 🙂 Já agora, devo fazer testes à agua quando tendo em conta que montei o aquario no sábado à noite e fiz hoje a primeira TPA? Citar FrontSlash Aqua P01 | FrontSlash Aqua P02 | HydraCode 01 | Smile On, Hang On!
Miguel Capitão Publicado: Terça-feira às 23:55 Publicado: Terça-feira às 23:55 53 minutes ago, Diogo.Sousa said: E pronto primeira TPA feita. Comprei no chinês uma daquelas mangueiras com bomba manual que não é perfeito mas facilita o trabalho! 🙂 Para tirar àgua é excelente para voltar a pôr ainda tenho de perceber melhor a técnica! 🙂 Já agora, devo fazer testes à agua quando tendo em conta que montei o aquario no sábado à noite e fiz hoje a primeira TPA? Deixo aqui uma questão , visto que o aquario foi montado sabado nao foi muito cedo ter feito já 1 tpa ? (pergunto porque pouco entendo ainda de TPA's , só para ficar a entender melhor) Citar
Diogo.Sousa Publicado: ontem às 08:23 Autor Publicado: ontem às 08:23 8 hours ago, Miguel Capitão said: Deixo aqui uma questão , visto que o aquario foi montado sabado nao foi muito cedo ter feito já 1 tpa ? (pergunto porque pouco entendo ainda de TPA's , só para ficar a entender melhor) Tu não me digas isso! 🙂 Espero que não me tenha adiantado! 😛 Citar FrontSlash Aqua P01 | FrontSlash Aqua P02 | HydraCode 01 | Smile On, Hang On!
JoseCarlosMarques Publicado: ontem às 11:58 Publicado: ontem às 11:58 Vou tentar responder aos dois... mas eu não sou nenhum mestre nisto... só posso partilhar a minha experiência. Quando monto aquários já com água, substrato, plantas, etc... tudo pronto a funcionar (existem outras técnicas, como o Dark Start ou o Dry Start, mas isso fica para depois) o ideal é fazer trocas de água diárias na primeira semana... de dois em dois dias na segunda semana... três em três na terceira semana e a partir daí uma por semana deve ser suficiente, porque o filtro já deve estar ciclado e já não devem haver tantos nutrientes disponíveis no tanque. Isto ajuda a que a coluna de água não fique saturada de nutrientes, o que pode potenciar o aparecimento de algas. A partir da quarta semana adiciono a equipa de limpeza (Otocinclus, Camarões e Caracóis - não gosto muito destes últimos... geralmente uso os dois primeiros) e começo a fertilização líquida. Também nesta altura começo a pensar em aumentar o período de luz que nas primeiras semanas anda à volta de seis horas e nesta altura tento passar para oito. Em aquários com CO2, no início exagero na quantidade (4 ou 5 bolhas por segundo) e com a introdução dos vivos diminuo para 2 ou 3. Isto tudo tem que ser monitorizado, claro. Se vir que o aquário tem algum problema devemos encontrar a razão do mesmo e tentar contrariá-lo. Diogo, em relação aos testes... podes fazê-lo sempre que te apetecer, mas nestes primeiros tempos e com tantas mudanças de água, arriscaste a ter valores que te deixem confuso. O tanque está a adaptar-se... tem paciência. Fazes os testes depois, quando pensares em introduzir os vivos. E mesmo nessa altura, se tudo parecer bem, porquê fazer testes? Só servem para confundir 🙂 . Eu tenho um kit de testes mas só o uso se vir alguma alteração drástica no aquário... se os vivos começarem a morrer, por exemplo, ou se as plantas começarem a definhar de um momento para o outro. Em relação às trocas de água... eu tenho uma mangueira de 10 metros (com cerca de 0,5cm de diâmetro)... ponho uma ponta dentro do tanque e outra na casa de banho... começo a sugar a água na ponta de saída e depois daquilo começar a correr a gravidade faz o resto. Tens é que ter a ponta de saída mais baixa que a ponta que fica no tanque. Para colocar água de volta no tanque já usei muitas soluções... até tenho uma bomba de água que ficava dentro do lavatório com a torneira a correr e enviava a água para o aquário (com a mesma mangueira), mas em tanques pequenos como o teu o melhor continua a ser encher uma bacia com água e ir despejando no tanque muito suavemente até ele estar cheio. É isso que faço no meu aquário pequeno. Mas muito suavemente, mesmo, para não remexer o substrato. Se vires que uma bacia é demasiado, usa uma cafeteira, por exemplo. 1 Citar
Diogo.Sousa Publicado: ontem às 12:59 Autor Publicado: ontem às 12:59 Uma resposta de guru como é habitual. Em relação aos testes eu estou escaldado das ultimas vezes por ter ficado completamente descontrolado (provavelmente por causa da falta de TPAs mas pronto). Mas sim estava a pensar fazer testes bem lá mais para a frente. O retirar a agua para mim está a ser super facil. Comprei no chines uma mangueira com bomba manual, e como dizes, é só por o balcao mais baixo que o aquário e está resolvido. Para repor agua é que é uma chatisse porque tenho de fazer o inverso e não é facil por o balde mais algo que o aquario. Eu não gosto muito de colocar a agua diretamente porque sou um bruto e lixo logo o substrato mesmo que aponte para uma rocha! 🙂 Mas pronto vamos lá ver no que isto vai dar. Desta vez pelo menos, estou determinado a fazer as coisas com tempo e acima de tudo de forma consistente. Citar FrontSlash Aqua P01 | FrontSlash Aqua P02 | HydraCode 01 | Smile On, Hang On!
JoseCarlosMarques Publicado: 23 horas Publicado: 23 horas 46 minutes ago, Diogo.Sousa said: Para repor agua é que é uma chatisse porque tenho de fazer o inverso e não é facil por o balde mais algo que o aquario. Eu não gosto muito de colocar a agua diretamente porque sou um bruto e lixo logo o substrato mesmo que aponte para uma rocha! 🙂 Eh pá... eu não me arriscava a por um balde acima do tanque 😄 . Mas se for feito com segurança... tudo OK. Felizmente estou a morar numa casa com dois andares, e como o aquário está no rés-do-chão é só pegar na ponta da mangueira, levar para o lavatório lá de cima e esperar que o tanque encha. Até dá para controlar a temperatura da água! Mas sabes o que fazia quando não tinha isso? Colocava um plástico grande na tona da água e ia despejando de um balde para cima desse plástico. É preciso cuidado, claro... não despejar com muita força, mas que me lebre só uma vez fiz asneira. 1 Citar
Diogo.Sousa Publicado: 18 horas Autor Publicado: 18 horas Calma! O balde fica ao lado do aquario numa posição mais elevada com um banco! lololol não ia por mesmo mesmo assente no vidro! 🙂 Poiiis a técnica do plástico também é válida é... Citar FrontSlash Aqua P01 | FrontSlash Aqua P02 | HydraCode 01 | Smile On, Hang On!
JoseCarlosMarques Publicado: 17 horas Publicado: 17 horas É mais ou menos isto. Funciona muito bem. O vermelho é o plástico... se estiver molhado prende aos vidros e torna-se mais fácil. A única coisa que tens de ter cuidado é que a água não saia com muita força pelos lados. Citar
Diogo.Sousa Publicado: 16 horas Autor Publicado: 16 horas Thanks! Tenho de experimentar isto amanhã. Eu pus com um plastico quando foi para encher completamente o aquário no sábado mas depois não me lembrei de usar para as TPAs. Outra coisa...vi-te a falar em.....fertilização liquida? humm...isto é necessário quando não se tem CO2? Citar FrontSlash Aqua P01 | FrontSlash Aqua P02 | HydraCode 01 | Smile On, Hang On!
JoseCarlosMarques Publicado: 13 horas Publicado: 13 horas 2 hours ago, Diogo.Sousa said: Outra coisa...vi-te a falar em.....fertilização liquida? humm...isto é necessário quando não se tem CO2? É o mesmo Diogo Sousa que está a falar, certo? Aquele que apareceu por cá há uns 3 anos? Pareces um bocado esquecido!!! Então as plantas alimentam-se de quê, rapaz? Só de substrato? E as folhas, não comem? Claro que precisas de fertilização liquida! No primeiro mês até se recomenda que se ponham muitas plantas no tanque, para evitar as algas, porque no início o substrato liberta muitos nutrientes para a coluna de água e convém ter lá alguma coisa que consuma esses nutrientes. Por isso também as mudanças de água diárias... de dois em dois dias... até chegares às semanais. Agora... esses nutrientes que o substrato tem, eventualmente esgotam-se, e apesar de haver sempre alguma coisa a decompor-se no meio dele, como os dejetos dos peixes e os restos de comida, eles nunca são suficientes para alimentar as plantas para sempre. Qual fertilizante usar no teu caso? Como tens um bom substrato, muito rico em nutrientes, eu optaria pelo mesmo que eu uso... o All In One Leon, da Masterline. É um bom fertilizante porque alimenta muito pouco as plantas pela coluna de água, e obriga-as a ir buscar mais ao substrato, promovendo as raizes. Se vires que entretanto as plantas não desenvolvem e precisas de mais, existe o Golden (se não me engano) da mesma marca, que dá um "boost" ao aquário. Este último deve ser usado com muito cuidado, porque pode provocar também um "boost" de algas 😉 . Citar
Miguel Capitão Publicado: 13 horas Publicado: 13 horas 11 hours ago, JoseCarlosMarques said: Quando monto aquários já com água, substrato, plantas, etc... tudo pronto a funcionar (existem outras técnicas, como o Dark Start ou o Dry Start, mas isso fica para depois) o ideal é fazer trocas de água diárias na primeira semana... de dois em dois dias na segunda semana... três em três na terceira semana e a partir daí uma por semana deve ser suficiente, porque o filtro já deve estar ciclado e já não devem haver tantos nutrientes disponíveis no tanque. Isto ajuda a que a coluna de água não fique saturada de nutrientes, o que pode potenciar o aparecimento de algas. A partir da quarta semana adiciono a equipa de limpeza (Otocinclus, Camarões e Caracóis - não gosto muito destes últimos... geralmente uso os dois primeiros) e começo a fertilização líquida. Também nesta altura começo a pensar em aumentar o período de luz que nas primeiras semanas anda à volta de seis horas e nesta altura tento passar para oito. Em aquários com CO2, no início exagero na quantidade (4 ou 5 bolhas por segundo) e com a introdução dos vivos diminuo para 2 ou 3. Isto tudo tem que ser monitorizado, claro. Se vir que o aquário tem algum problema devemos encontrar a razão do mesmo e tentar contrariá-lo. Sendo o aquario do Diogo de 36L , com pouco flora , nao vai atrasar o tempo de ciclagem dele ao fazer TPA constantes ? Tava na ideia que fazer esse tipo de TPA é em casos muito espeficos de aquarios ja com alguma litragem alta , e com bastate planta mesmo. Pelo que ia lendo aquarios pequenos sem co2 com pouca planta etc seria recomendado começar as TPA´s passado 1 ou 2 semanas , mas lá esta , tanta informaçar na internet que é dificil filtrar Citar
JoseCarlosMarques Publicado: 1 hora Publicado: 1 hora 11 hours ago, Miguel Capitão said: Sendo o aquario do Diogo de 36L , com pouco flora , nao vai atrasar o tempo de ciclagem dele ao fazer TPA constantes ? Tava na ideia que fazer esse tipo de TPA é em casos muito espeficos de aquarios ja com alguma litragem alta , e com bastate planta mesmo. Pelo que ia lendo aquarios pequenos sem co2 com pouca planta etc seria recomendado começar as TPA´s passado 1 ou 2 semanas , mas lá esta , tanta informaçar na internet que é dificil filtrar Os aquários são todos iguais, Miguel... tenham eles 50 ou 500 litros. Os princípios básicos aplicam-se da mesma forma. Pelo menos é essa a minha opinião e é assim que faço as coisas. Em aquários com substrato inerte não tenho a certeza se serão necessárias as mudanças de água iniciais, porque não existem nutrientes a serem libertados na água, mas na única vez que fiz um aquário desse género (e tinha menos de 36L) procedi exactamente da mesma forma. Citar
Recommended Posts