Recommended Posts

Publicado (editado)

Boa Tarde , 

Estou a iniciar neste mundo da aquariofilia , já li bastante ja vi bastantes videos e agora decidi entrar na parte prática , montei o aquario dia 10/01/2026 , e irei deixar a ciclar até os testes me indicarem que posso avançar e colocar os primeiros peixinhos.

Aquario : 80x30x37 85 Litros (Aquatlantis)
Filtro: BioBOX 1 Aquatlantis C/ Bomba de Agua EASYFLUX 300L/H
Iluminação: Safe Lighting Led 7W Lumens: 650 (Aquatlantis)

O aquario é um " Aquatlantis Explorer Amsterdam" é um pack completo que vem aquário , filtro , led e termóstato.

Data da montagem 10/01/2026
Fauna: (Ainda por decidir)
Plantas: Feto de Java , anubias nana e vallisnerias

Caso tenham alguma dica ou sugestão peço por favor que me digam , pois quero aprender mais 🙂 

large.photo_2026-01-11_20-03-07.jpg.a0b0

Editado por Miguel Capitão
  • Gosto 1
Publicado:

Boas Miguel Capitão

Bem vindo ao Fórum.

Vê se consegues colocares mais plantas,para veres se as algas não entram ao ataque,quaquer das maneiras até pode aparecer algumas,mas não com tanta

força,muita planta só faz é bem.

Saudações

• Obrigado(a) 1
Publicado:

Bem vindo @Miguel Capitão

Também sou um iniciante por isso estamos no mesmo barco.

O meu conselho é teres muita calma, ouvires/leres as palavras sábias desta malta que sabe 1000X mais que nós e passo a passo chegamos lá, com cautela, paciência mas sem medo de perguntar..

Ter plantas tanto quanto possivel acho que é um fator determinante para ser bem sucedido. Algo que não mencionas no teu setup e que é determinante é o filtro que usas e a iluminação.

• Gosto 1
Publicado:
9 minutes ago, luis.lopes said:

Bem vindo @Miguel Capitão

Também sou um iniciante por isso estamos no mesmo barco.

O meu conselho é teres muita calma, ouvires/leres as palavras sábias desta malta que sabe 1000X mais que nós e passo a passo chegamos lá, com cautela, paciência mas sem medo de perguntar..

Ter plantas tanto quanto possivel acho que é um fator determinante para ser bem sucedido. Algo que não mencionas no teu setup e que é determinante é o filtro que usas e a iluminação.

Obrigado Sr Luis , ja adicionei ao topico toda a informação para ser mais facil 

Publicado:

Como disse o Álvaro, e bem... eu tinha colocado mais plantas no aquário. Principalmente Anubias e Java. O teu substrato não é fértil, pois não? Tens apenas areia? Não sei se a Vallisneria poderá sofrer com isso... tanto quanto sei é uma planta que se alimenta pela raiz, e não tendo nada lá por baixo, pode começar a definhar. Nesse sentido, também acho que deves pensar na fertilização da coluna de água... um All-In-One de uma marca dedicada aos aquários, como a Tropica, por exemplo.

Em relação ao equipamento, se te mantiveres com plantas de fácil manutenção e não abusares da luz (6 horas por dia, agora no início, devem ser suficientes... e depois podes aumentar para 8 quando as plantas começarem a crescer e o tanque estiver mais estável), parece-me tudo OK para começares a ganhar gosto pelo Hobby. Lembra-te é de não adicionares muitos peixes, porque o filtro é de gama básica, e pode não ter capacidade para tratar muitos detritos. Ao mesmo tempo, e também para ajudar a isso, lembra-te sempre de fazer as trocas de água regulares e de aspirar bem o fundo do tanque.

Pessoalmente, teria adicionado mais hardscape, para tornar a coisa mais interessante, mas com tempo e com alguma pesquisa, hás de começar a ver mais aquários e chegarás lá sem ninguém ter que te dizer nada.

Acima de tudo, bem vindo ao hobby e ao fórum. Não te deixes ir abaixo se a coisa não correr logo como queres... tem paciência. Este hobby pode parecer difícil, mas quando os resultados começam a aparecer é muito gratificante. Um grande abraço!