Agua em Aveiro...onde fazer a colheita? Melhor local?


licinioferreira

Recommended Posts

Boas.

 

Estou com a ideia de para o fim do ano começar a montagem de um reef e como é e deve ser uma coisa bem estudada deparo-me com o problema da água, então deixo estas questões das quais espero boa colaboração. Onde colher água natural? Locais não faltam, mas qual o melhor?

 

Obrigado

------Licínio Ferreira------

 

WWW.CMCA.CJB.NET

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Apesar de morar em Lisboa, nasci em Aveiro e tenho lá Família. Costumo passar Férias na Costa Nova e sem dúvida que um bom local para a captação de água será junto ao molho dos 3 picos - caso não saibas, fica entre a Barra e Costa Nova onde se costumam fazer os Campeonatos de Surf. Essa zona tem pouca gente e a água é bem movimentada - o molho permite uma fácil captação.

 

Na Barra apesar de existirem zonas de fácil captação, parece-me que haverá muito gasóleo na água. Se conseguires ir mais longe, então a Vagueira ou o Areão são também hipóteses a considerar.

 

Um abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela tua resposta. Eu moro muito perto da barra, moro antes da ponte. A minha esposa é da costa nova. Conhecemos mais ou menos o local, mas perguntei porque a agua podia nao ser muito boa por aqui e ser melhor para a vagueira ou areão..

------Licínio Ferreira------

 

WWW.CMCA.CJB.NET

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Conhecemos mais ou menos o local, mas perguntei porque a agua podia não (palavra corrigida) ser muito boa por aqui e ser melhor para a vagueira ou areão..

 

Concerteza que para a Vagueira é melhor! Basta que seja mais longe do Porto de Aveiro! De qualquer forma, uma vez que as águas são muito agitadas, não me parece que tenhas problemas junto à Costa.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...
Boas.

Estou com a ideia de para o fim do ano começar a montagem de um reef e como é e deve ser uma coisa bem estudada deparo-me com o problema da água, então deixo estas questões das quais espero boa colaboração. Onde colher água natural? Locais não faltam, mas qual o melhor?

Obrigado

EU NAO ARRISCAVA A POR AGUA DO MAR ,ALEM DA POLUIÇAO,EU PREFERIA TRATAR A AGUA CANALIZADA,,ASSIM SABERAS A AGUA QUE TERAS... MAS E´ SO´ A MINHA OPINIAO....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vasco osorio

 

EU NAO ARRISCAVA A POR AGUA DO MAR ,ALEM DA POLUIÇAO,EU PREFERIA TRATAR A AGUA CANALIZADA,,ASSIM SABERAS A AGUA QUE TERAS... MAS E´ SO´ A MINHA OPINIAO....

 

Em que te baseias para dizer tal coisa?

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

EU NAO ARRISCAVA A POR AGUA DO MAR ,ALEM DA POLUIÇAO,EU PREFERIA TRATAR A AGUA CANALIZADA,,ASSIM SABERAS A AGUA QUE TERAS... MAS E´ SO´ A MINHA OPINIAO....

 

Temos imensas pessoas a utilizar agua do mar e o unico problema que já foi reportado foi de um aquario que teve uma praga de algas apanhada no cabo raso.

 

De resto, nada de problemas.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas,

 

Tenho problemas num dos aquários com algas verdes "cabelo". Já fiz (quase) tudo e penso que o desenvolvimento das ditas tem a ver com excesso de nutrientes na água (agora se juntarmos luz...). O outro aquário que leva da mesma água (colhida em Peniche do lado Norte) não tem esse problema, mas tem uma fonte de luz menos potente.

O problema é que o desenvolvimento de algas é muito rápido (exponencial) e qundo achamos que devemos agir já é tarde demais. Depois é uma dor de cabeça para resolver o problema.

Se o volume do aquário a montar não for muito garnde (acho que era um nano...) o custo de fazer mudnças periódicas é muito baixo. Poderia fazer-se trocas intervalando agua "artificial" com água de mar. A agua de mar tem um efeito incrível nos corais moles ou duros (como é obvio). No entanto quanto mais rica para o sitema, mais controo é preciso ter para que a produtividade não gere uma "explosão". Nunca há preto e branco.

 

Abraço

 

Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

EU NAO ARRISCAVA A POR AGUA DO MAR ,ALEM DA POLUIÇAO,EU PREFERIA TRATAR A AGUA CANALIZADA,,ASSIM SABERAS A AGUA QUE TERAS... MAS E´ SO´ A MINHA OPINIAO....

 

Queres melhor agua que a agua do mar, nada do que artificial se igua-la ao original, mas claro tens de apanhar agua num lugar que tenha boa qualidade de agua,e nao aonde haja poluiçao .

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

eu por exemplo faço a captação a norte da praia de mira antes das praias mais frequentadas... não tenho problemas com a água... testes aos nitritos e nitratos esta semana.... 0 e 0... ph 8.1.... faltam os fosfatos mas pronto.... parece.me aceitavel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais