Problema com plantas


FEVS

Recommended Posts

Bom dia, antes de mais peço desculpa se não é o tópico certo, é a primeira vez que escrevo no fórum e sou ainda um novato.

Tenho um nano que montei há cerca de 2 semanas com +- 15-16L úteis. O substrato é o Tropica Aquarium Soil. 

Introduzi algumas plantas (uma microsorum pteropus windelov), uma cryptocoryne wendtii, uma anubia barteri var. nana e outra anubia pettite nana. 

Tenho usado o Tropica Spetializaed Nutrition como indicado pela marca (só usei ainda 2x). 

Acontece que as plantas não se têm portado muito bem, nomeadamente as anubias. A microsorum tem algumas pontas mais escuras mas pensei que fosse adptação. Agora as anubias estão a largar as folhas todas, como se tivessem perdido a força. Algumas ficam amarelas antes, outras largam mesmo verdes. A barteri vinha bastante bonita e neste momento está toda depenada, só com 3 ou 4 folhas que acho que vão acabar por sair. Acho estranho porque já tive anubias num substrato mais inerte neste mesmo aquário (noutra montagem) e sem problemas com a mesma quantidade de luz que tenho atualmente. 

No meu filtro de mochila Marina S10 usava Seachem Purigen, acham que pode ser disso? (entretanto já o retirei). Ou pode ter sido da manipulação delas que tenha feito algo errado?

Obrigado pela ajuda!

Editado por FEVS
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas FEVS

Isso pode ser as plantas estarem a ambientar-se de vir do imerso,e agora estarem submersas,e então perdem as folhas do imerso e vão vir as folhas adaptadas ao submerso.

Vais ter que esperar pelas novas folhas.

Acho que isso não tem nada a haver com o Seachem Purigem.

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia, obrigado pelas respostas. 

Sim as anúbias não têm o rizoma enterrado, já tive anúbias previamente sem problemas. Espero mesmo que seja só a questão de ambientação.

Para estas plantas de manutenção baixa aconselham manter o Tropica Specialized Nutrition ou acham que poderá ser desnecessário?

Outra questão diferente, acham que seria possível colocar alguma planta tapete em meio aquário (Eleocharis acicularis Mini? Marsilea Crenata?) com o atual setup de substrato e fertilização líquida?

Mais uma vez obrigado pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

7 hours ago, FEVS said:

Bom dia, obrigado pelas respostas. 

Sim as anúbias não têm o rizoma enterrado, já tive anúbias previamente sem problemas. Espero mesmo que seja só a questão de ambientação.

Esperemos que seja 🙂 .

7 hours ago, FEVS said:

Para estas plantas de manutenção baixa aconselham manter o Tropica Specialized Nutrition ou acham que poderá ser desnecessário?

É um bom fertilizante, mas se tens substrato fértil, eu aconselhava-te o Premium, para obrigar as plantas a irem buscar alguns elementos ao solo. São basicamente o mesmo fertilizante, mas o Premium não tem P nem K. Começa com a dose recomendada pelo fabricante... e se começares a notar aparecimento de algas é porque tens fertilização em excesso e vais diminuindo. Tendo em conta, claro, que algumas algas vais sempre ter (é quase impossível ter um tanque completamente "limpo"). Ainda assim, não descartes o Specialized... se fertilizares todos os dias, por exemplo, podes usa-lo duas vezes por semana.

 

8 hours ago, FEVS said:

Outra questão diferente, acham que seria possível colocar alguma planta tapete em meio aquário (Eleocharis acicularis Mini? Marsilea Crenata?) com o atual setup de substrato e fertilização líquida?

Claro que sim. Com esse substrato até é aconselhável que o faças para criar algum efeito de tampão, impedindo-o de libertar tantos nutrientes na coluna de água. 

E imagens desse tanque, quando vamos ver?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.