Aquário plantado


Sofia Rhodes

Recommended Posts

Boa tarde, tenho um aquário plantado low tech com um tronco de videira não descascado e tenho tido alguma amonía, para a qual faço o tratamento da Sera. Faço TPA de 25%semanalmente, mas os filtros ficam extremamente sujos, tenho um interno e um de mochila com carvão.. mesmo assim, o interno chega a parar e troco lhe uma camada de esponja branca para aquario diariamente, a mesma está então, preta.. o aquário é de 96lt, está como comunitário com neons platy, guppy, corydoras, oto... Tenho feito os testes e tudo estava bem manos a amonía, embora hj tenha nitratos e nitritos e o pH ligeiramente mais baixo. Obrigada pelas vossas observações.

https://photos.app.goo.gl/ewX87CcQnQxFecwU7

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Normalmente o carvão ativado é usado apenas em situações pós tratamento de alguma doença. Poderá retirar o mesmo e colocar outra matéria filtrante, tipo cerâmicas. Reparei que tem algumas folhas / restos de plantas a flutuar. Se estão mortas ou em vias de morrer, o melhor é tirar. Quanto ao resto, alguém mais entendido poderá ajudar melhor que eu...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Sofia Rhodes disse:

São alfaces de água.. flutuantes...

Ok, nada do que me pareceu à primeira vista na foto.

Quanto ao número de peixes, consegue discriminar o de cada tipo / espécie? Pergunto porque há uma relação direta entre o número de habitantes e a quantidade de litros minima aceitável, assim como um número minimo de indivíduos por espécie para que apresentem os comportamentos naturais.

Quanto aos filtros, sabe dizer qual a litragem / hora que cada um faz? Ou pelo menos marca e modelo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, primeiro quero agradecer a sua disponibilidade.

Filtro de mochila 628lt/h jix 

O outro filtro que está sempre a parar e restar 650lt/h

Tenho 6 plati +3 anãs

7 neons, 2oto, 2 khuki, 3 guppy endler, 8 guppy, 2 peixe gato Raphael, 2 Molly, vários planorbis corneus e duas ampularias azul

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sofia, provavelmente até já terá percebido mas eu acho que tem demasiados peixes para a litragem do aquário. Alguns deles são autênticas máquinas de fazer caca, como também já terá entendido. Se quiser aguardar por opiniões mais esclarecidas, está no seu direito e acho muito bem. Contudo, eu começava a pensar em ampliar o espaço, seja reduzindo o número de residentes ou aumentando a quantidade litros disponíveis, seja trocando por um aquário maior ou dividindo a fauna e flora por outras unidades...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sofia Rhodes

Bem vinda ao Fórum.

Sofia  tens peixes a mais,e filtro a menos,quero dizer que o teres dois filtros muito fraquinhos para a quantidade de peixes que tens,devias começar por aqui,filtro melhor,um externo que te faça pelo menos 5x o caudal do teu aquário,ou então terás que reduzir os peixes,até porque tens ai peixes que a terem filhos são como os coelhos,ora já tens 32 peixes se os Guppys ou as Mollys começar a procriar é um haver se te havias em peixes.

Esse tronco devia ter sido todo descascado antes de entrar no aquário,agora a casca deves estar a cair e isso provoca muita sujidade,juntando há que os peixes fazem,e plantas mortas pode estar a provocar essa subida da Amónia juntamente com a deficiência dos filtros que sendo dois não fazem o que um filtro externo poderia fazer.

Como já te disse o Rui,esse carvão não esta a fazer nada ai,antes pelo contrario,tudo o que ele absolveu dentro do  prazo em que ele estava activo,ele começa a perder qualidades e volta tudo novamente para a água,no lugar dele coloca cerâmicas.

Faz duas TPA,s por semana de 25% e numa das TPA,s tenta retirar todo o lixo que vejas,e plantas velhas ou mortas,e restos da casca do tronco,porque a Amónia mata.

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Sofia

 

Passei por um situação de filtragem insuficiente muito recentemente, também tive de usar um filtro de mochila e um interno (não tinha onde colocar o filtro externo), mas o facto é que tive de encontrar uma solução para colocar um filtro externo. O resultado foi excelente, reparo que há menos porcaria (que possa levar a picos de amónia) alem de ter uma circulação de água muito mais eficiente. Com a minha pouca experiencia, reforço o conselho de melhorar a filtragem!

As madeiras, quaisquer que sejam devem sempre ser tratadas, dá uma olhada neste tópico: 

 

 

Apercebi-me que um bom planeamento antes da montagem é uma grande ajuda para quem está a iniciar neste hobby. Eu próprio me arrependo de não ter planeado melhor e levantado mais questões antes da montagem, tanto que pretendo alterar em breve! Felizmente há imensa informação neste fórum, e sempre alguém disponível para ajudar!

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá então cá vai... Mandei vir um filtro externo para substituir os outros e tirei o tronco... A amonía continua alta, tenho controlado com TPA mais frequentes, uma refeição por dia a menos, ficaram só duas, cycle.. aquilo das bactérias e Toxivec, mas não sei de onde vem... Apesar de tudo ainda não morreu nenhum ( o pH tem estado baixo em 6.5, acho que tem sido a sorte) e até tenho alevinos guppy e plati que estão no aquário pequeno...e já tive de por outro aquário maior a ciclar para os por (são uns 70) mas neste não vou por decoração para já a ver se controlo mais facilmente.. o filtro novo de chegar hj.. Sicce eko +100

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

Estou a usar precisamente um Eko+ 100 da Sicce, estava na dúvida entre este ou um Eheim (parece que duram uma vida, ou até mais). Só optei pelo Sicce porque acho o copo dos Eheim um pouco frágil, e optei pelo "aspeto" robusto do Sicce. Vamos lá ver no que dá.

Cuidado na troca do filtro, o novo necessitará de ser colonizado. Podes manter ambos os filtros em funcionamento durante algumas semanas ou usar mídias já colonizadas que tenhas nos atuais filtro. Eu coloquei cerâmicas no aquário durante 3 semanas (dica do Sr Álvaro) e coloquei estas cerâmicas no filtro novo. 

Não sei se haverá outras formas, fiz assim e funcionou às maravilhas 👌

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.