Ricardo Machás

Membro
  • Posts

    9
  • Joined

  • Last visited

  • Country

    Portugal

Everything posted by Ricardo Machás

  1. Boa tarde Estou a usar precisamente um Eko+ 100 da Sicce, estava na dúvida entre este ou um Eheim (parece que duram uma vida, ou até mais). Só optei pelo Sicce porque acho o copo dos Eheim um pouco frágil, e optei pelo "aspeto" robusto do Sicce. Vamos lá ver no que dá. Cuidado na troca do filtro, o novo necessitará de ser colonizado. Podes manter ambos os filtros em funcionamento durante algumas semanas ou usar mídias já colonizadas que tenhas nos atuais filtro. Eu coloquei cerâmicas no aquário durante 3 semanas (dica do Sr Álvaro) e coloquei estas cerâmicas no filtro novo. Não sei se haverá outras formas, fiz assim e funcionou às maravilhas 👌
  2. Boa tarde Sofia Passei por um situação de filtragem insuficiente muito recentemente, também tive de usar um filtro de mochila e um interno (não tinha onde colocar o filtro externo), mas o facto é que tive de encontrar uma solução para colocar um filtro externo. O resultado foi excelente, reparo que há menos porcaria (que possa levar a picos de amónia) alem de ter uma circulação de água muito mais eficiente. Com a minha pouca experiencia, reforço o conselho de melhorar a filtragem! As madeiras, quaisquer que sejam devem sempre ser tratadas, dá uma olhada neste tópico: Apercebi-me que um bom planeamento antes da montagem é uma grande ajuda para quem está a iniciar neste hobby. Eu próprio me arrependo de não ter planeado melhor e levantado mais questões antes da montagem, tanto que pretendo alterar em breve! Felizmente há imensa informação neste fórum, e sempre alguém disponível para ajudar!
  3. Bom dia a todos Entretanto já recebi o novo filtro, optei pelo Sicce EKO + 100 (muito robusto e silencioso) e já está a funcionar no aquário. Tenho também alguns upgrades em vista para este setup. Provavelmente esta será o meu ultimo post neste tópico, e abrirei um novo Tópico na pagina Aquários. Alguns dos próximos passos estão já delineados: - Termostato (atualmente tenho de me socorrer de um de 50W e outro de 25W, mas deverei trocar por um inline); - Kit CO2 (atualmente tenho o tradicional sistema caseiro com leveduras, mas prefiro mudar para botija para ter um controlo mais preciso na injeção); - Novo móvel (Muito provavelmente será DIY, tenho alguma habilidade a trabalhar madeiras); Gosto muito de ver o aquário sem fundo e no rescape vou inspirar-me em island scapes que tenho visto. Tenho alguns troncos em água já à algumas semanas, vou usar alguns seixos mais arredondados (pedras do rio) e substituir o areão por areia mais fina e "corydora friendly". Este areão servirá para acrescentar alguns pormenores apenas, mas o fundo será essencialmente areia. Para já mantenho 4 corydoras, 5 tetra neon negros e 5 tetra ember (depois do rescape tenciono adicionar mais 10/15 ember), e a flora é composta por alguns pés de Fetos de Java, Rotallas e Taiwan moss. Estou com algumas algas, embora nada de muito preocupante, mas pretendo adicionar mais algumas plantas de crescimento rápido de forma a tentar absorver mais nutrientes da água. Estou sempre aberto a criticas e opiniões! Como prometido deixo aqui uma fotos da montagem atual, ainda anterior à troca do filtro.
  4. Estamos aqui a ver uma clara tendência 😄 Estou em negociação neste campo, breve trarei novidades, e fotos 🙂
  5. Com termostato seria a minha opção para tirar o termo do aquário, mas para já tenho outras despesas planeadas e a diferença de preço ainda é alguma. É uma opinião transversal muita gente e eu próprio já tratei um aqua equipado com um eheim que durou anos e anos sem problemas. O sicce parece-me ter uma excelente qualidade de construção e pelo que vi pelo YouTube pareceu-me um excelente aposta, com a vantagem de ter fluxo regulável. Alguém já tenha tido experiência com estes dois filtros, ou semelhantes, que me possa dar feedback? Quando comprei o filtro de mochila já tinha na ideia que caso fosse insuficiente para este aquário, ficaria destinado para um aquário mais pequeno para um beta. Agora terei de comprar o filtro certo, não penso em trocar tão cedo
  6. Bom dia malta Passaram cerca de 2 meses desde que fiz esta montagem, e neste tempo já deu para aprender algumas coisas. Este fim de semana fiz um limpeza mais a fundo, aparei algumas plantas e replantei os pés, recoloquei outras. Reorganizei a montagem, e embora longe do ideal ajudou-me bastante para decidir os próximos passos. Estava também com bastantes algas. Limpei bem as pedras onde elas estavas e conclui que preciso de mais plantas de crescimento rápido, vão consumir mais nutrientes, e vai ficar o aquário "mais composto". Vou querer também trocar o substrato, colocar um substrato mais escuro e mais poroso vai ficar mais bonito e "mais útil", mas este passo será mais para a frente. Para já: Filtro! A minha maior prioridade será trocar o filtro de mochila por um externo. Este revela-se insuficiente (até coloquei um filtro interno para dar mais algum poder de limpeza e movimentar mais a superfície da água), e pela saúde do meu aqua irei trocar para um externo. Este de mochila vai ficar para um aqua de 20L onde voltarei a montar para um betta em breve :) Tenho em vista dois filtros externos, o Eheim Classic 250 2213 ou o Sicce Space Eko 100 +. Da vossa experiência, qual seria a melhor opção? Eu estou inclinado para o Sicce pelo facto de ter fluxo regulável mas gostaria de um opinião mais experiente neste campo. Tentei colocar foto mas não estando a conseguir vou voltar a tentar no final do dia.
  7. Obrigado pela dica Álvaro. O que pretendia fazer era isso mesmo, apenas pensava colocar as cerâmicas no filtro e não no fundo. Vou seguir a dica 🙂
  8. Boa tarde e votos de um excelente 2022 Volto ao tópico com mais uma questão de iniciante, embora já tenha dado uma olhada pelo fórum não me sinto confiante no que vou fazer, e os meus peixinhos não têm de sofrer com a "azelhice" do criador 😂 Na montagem do aquário acabei por optar por um filtro de mochila (Marina S15) por ser muito discreto e não ter espaço onde colocar um externo. O meu "problema" são os cartuchos de recarga que se tornam dispendiosos a medio prazo. Vi em várias paginas e em alguns canais de youtube formas de customizar o filtro, retirando os cartuchos originais e adicionando os filtrantes dentro do filtro, o que faz todo o sentido. Vou colocar algumas esponjas com diferentes espessuras, lã e cerâmicas. No inicio da montagem seria simples, cartuchos fora, matérias filtrantes lá para dentro e deixaria ciclar como qualquer nova montagem. A minha duvida é como fazê-lo agora com o aquário montado, com o mínimo impacto no aquário. Estou a pensar para já adicionar as cerâmicas para se começarem a instalar colonias nelas, e só daqui por 4/5 semanas retirar os cartuchos, de forma a não perder as colonias que já existam nos cartuchos. Esta ideia funciona? Corro o risco de ter algum pico de amónia neste processo?
  9. Boa tarde Este é o meu primeiro post, onde venho pedir alguns conselhos acerca de filtros e iluminação para o meu novo aquário. Tinha um aquário muito pequeno,cerca de 20L o qual reativei. Coloquei algumas plantas (e um pequeno physa que devia vir nalguma das plantas) mas que já pensava em trocar por ser muito pequeno. Encontrei um aquário de 60L usado a um bom preço e comprei. Limpei e montei o novo aquário, mas tem uma iluminação terrível (uma lâmpada a meio do aquário) e um filtro interno pequeno, sem grande espaço para as cerâmicas. Estive a ver várias opções e estou na dúvida entre um filtro de cascata ou um externo. Preciso também de uma luminária, algo que ilumine todo o aquário e não um bocadinho ao centro. No fundo do aquário tenho cascalho do rio e algumas pedras, e coloquei algumas madeiras (que não me recordo o nome), e para já não tenho nenhum ser vivo neste aquario além das plantas (Taiwan Moss, rotallas rotundifolia e microsorum pteropus). Ainda não estou certo quanto às fauna que vou colocar, mas para um aquário de 60L com algumas plantas, que filtro me aconselham? E iluminação?