Dúvidas sobre sump


Recommended Posts

Boas noites fórum!

 

Este é o meu primeiro post neste fórum, estou a iniciar um pequeno projecto e precisava de ajuda. O meu setup é um aquário DIY de 550l com uma sump também DIY de 120l. Tenho o sistema de overflow, com tubo de 32mm. Tenho uma bomba de retorno Eheim 3000 compact com capacidade para cerca de 3000l/h, o que pelo que tenho lido , é suficiente para garantir uma boa circulação de àgua. Agora chegou à altura de escolher os materiais filtrantes para a sump. Tenho 4 compartimentos , sendo que o primeiro é para a filtragem mecânica, os dois do meio filtragem biológica e o último para a bomba e aquecimento. A minha dúvida prende-se com o seguinte : é possível/aconselhável utililzar material cerâmico (no meu caso 5l de Matrix da Seachem) com meio K1? O que será melhor, ter o Matrix no primeiro compartimento e o K1 no segundo ou o contrário?

 

Agradeço desde já a ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu mantinha-os separados por uma razão simples. Isto é muito teórico, portanto por favor não me citem em lado nenhum com isto... 😂

O K1 é uma matéria filtrante que se mantém limpa devido à agitação da água/bolas de ar e constante fricção entre as várias "peças" de K1. A sujidade que sair do K1 vai lentamente ajudar a entupir a Matrix (que se trata de uma matéria filtrante porosa). 

Portanto eu escolheria colocar matrix no 1º compartimento e o K1 no segundo.

Outra opção seria ter K1 nesses 2 compartimentos, colocar Matrix junto com a bomba e, se necessário, mover o aquecimento para um dos compartimentos de K1. Espero não ter causado mais confusão 😇

  • Gosto 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Cardoso! Vou fazer assim,experimentar a ver se consigo por lá uns discus 😁 Ainda falta um longo caminho para o ciclar e poder lá meter os meninos, mas espero que valha a pena.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.