Melhor lâmpada para plantas


Pedro Dourado

Recommended Posts

Oi,

 

Tenho um aquário de 60cm com uma calha para lâmpada fluorescente T8 de 15W.

A lâmpada que vinha com a calha era uma 10.000K, com a qual nem fetos de java se safavam.

Nestes casos, onde se fica restringido à utilização de uma lâmpada, qual a melhor opcção, dentro da gama da Hagen, para o crescimento das plantas: a Flora-Gro, a Power-Glo ou a Aqua-Glo?

Agradecia as vossas opiniões, de preferência baseadas em experiências próprias.

Cumprimentos,

 

Pedro Dourado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Experiência própria: lâmpadas correntes da Philips ou Osram desde que tenham temperaturas de cor próximas de 6000k.

 

Tenho-me dado muto bem e custam em alguns casos um quinto das lâmpadas ditas "especiais".

 

Alguma luz solar se o aqua tiver poucos peixes também me trouxe muitíssimas vantagens (já que falamos de experiência pessoal).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o que pretendes é colocar algumas plantas muito pouco exigentes, o que os outros membros disseram é correcto. Mas para qualquer coisa mais, em vez de pensares "qual a lâmpada", talvez fosse melhor pensares em quantas.

 

O teu aquário deverá ter cerca de 50 litros úteis, não?

Se sim, então vai pensando que vais necessitar entre 25 e 100 Watts de luz, conforme o que pretenderes. Mas 50w deverão chegar perfeitamente para um bom plantado. Se gostares de bricolage, podes pensar em fazer uma luminária com lâmpadas do tipo economizadôras compactas, como as que se usam em casa. São lâmpadas de rosca (E27) e trazem o balastro já enfiado no casquilho o que quer dizer que até podes colocá-las em qualquer candeeiro de secretária e direccionares a luz, tipo "spot".

 

A Osram Portugal vai comercializar umas dessas com 6000Kº.

 

Apenas uma ideia.

 

Garfield

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi.

Obrigado pelas opiniões.

Respondendo ao Garfield:

Sim, de facto o aquário tem cerca de 50 litros (60x30x30). E o que eu lá quero ter são plantas poucos exigentes. Aliás já ficava satisfeito se os Fetos de Java podessem crescer de uma forma viçosa.

Por isso, julgo que uma lâmpada de 15W bem escolhida, não sendo a solução ideal, poderá servir para aquilo que pretendo.

Quanto a uma solução DIY, não tinha problema nenhum em construir uma calha como foi mencionado. A questão é que as soluções DIY normalmente ficam com um aspecto e acabamentos que não são comparáveis às soluções dos fabricantes. E aqui é que surge o meu problema: é que a minha cara metade nem quer ouvir falar de trocar a calha de origem ("toda bonitinha, em preto, com tampinha, que tapa o aquário de um modo perfeito, etc., etc.") por uma coisa manhosa feita com uns "plásticos, uns fios e umas lâmapdas mal amanhados".

Assim, e para já, estou a experimentar uma Powr-Glo, se não der resultado vou seguir o conselho das 6000K.

Cumprimentos,

 

Pedro Dourado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando eu me referi à litragem e quantidade de luz foi porque muitos dos kits que estão à venda vêm com uma T8 e quem os compra pensa que chega para plantas. Na verdade, essa iluminação é apenas "para vêr os peixes".

 

Se pesquisares sobre o assunto, vais descobrir que o mínimo necessário para ter e manter plantas, mesmo que pouco exigentes, é de 0,5 W/L (há outros parâmetros mas não vale a pena estar a referi-los). Ora isso faz com que o mínimo que deverias ter seria 25 W.

 

Em relação a não quereres (ou poderes :wink: ) tirar a calha de origem, podes sempre experimentar ver se conseguirias montar lá dentro um casquilho E27 para montar uma TLD de 6500Kº. Se o conseguisses, seria fácil colar o casquilho e fazer as ligações. E com uma de 23W, ficarias com 38W no total, o que já não seria mau.

 

Experimenta vêr lâmpadas na www.interlampadas.pt

 

Boa sorte

 

Garfield

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Experiência própria: lâmpadas correntes da Philips ou Osram desde que tenham temperaturas de cor próximas de 6000k.

 

Tenho-me dado muto bem e custam em alguns casos um quinto das lâmpadas ditas "especiais".

 

As lâmpadas fluorescentes do tipo "daylight" (supostamente com o espectro solar) servem para plantas? Isto é, têm os comprimentos de onda necessários para o bom crescimento das plantas? Ou justifica-se comprar as lâmpadas XPTO para plantas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As lâmpadas com espectro para plantas são mais eficazes para a fotossíntese, logo são obviamente melhores para plantas. No entanto são feias do ponto de vista humano, parecem pouco luminosas. O ideal é a conjugação entre no mínimo uma lâmpada dessas e uma daylight.

 

Um abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As lâmpadas com espectro para plantas são mais eficazes para a fotossíntese, logo são obviamente melhores para plantas. No entanto são feias do ponto de vista humano, parecem pouco luminosas. O ideal é a conjugação entre no mínimo uma lâmpada dessas e uma daylight.

 

Penso que isso não é assim tão óbvio hoje em dia. O "mito" da grolux tem vindo a ser denunciado por muita gente principalmente porque a tecnologia das lâmpadas avançou muito desde que foi inventada e se era a melhor solução da altura agora já não é.

 

Há uma medida de eficiência da fotossintese chamada PAR que serve para desempatar dúvidas deste tipo. Um PAR elevado parece ter uma boa relação com CRI elevado, pelo que, na ausência de uma medida destas, se deve usar o CRI como referência para a adequação das lâmpadas.

 

O pessoal mais profissional usa HQIs na região dos 5000/6500K com elevados CRIs (nos 90 e tais). Como as tais daylight são o que em fluorescente T8 e T5 mais se aproxima, pelo preço e disponibilidade delas, são uma solução incontornável.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é, mas infelizmente nenhuma lâmpada traz o indíce PAR, no entanto uma análise às curvas de espectro dos vários pigmentos fotossintéticos mostra que a zona dos verdes é muito menos usada do que por exemplo os vermelhos ou os azuis.

No caso das HQI a escolha do Daylight é obvia, pois na maioria dos casos trata-se de ter um único tiro para dar. Em fluorescentes também escolho o daylight se só puder escolher uma lâmpada, mas se puder colocar 2, 3 ou mesmo 4, uma delas é Flora de certeza, quanto mais não seja pela variedade.

Mas tal como tu também tenho as minhas reservas em relação ao assunto.

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveitando o topic...tenho uma calha da lifetech com duas lampadas de 36w=72w e gostaria de saber qual a melhor combinação de lampadas comapctas que a calha suporta apra um plantado, tenho 1 lamapda de 10000k azul e outra de 10000k metade branca metade avermelhada.

EX-Naysel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estive a ler atentamente esta thread e confesso que ainda me estao a escapar muitas coisas... tenho um aqua de 1 metro por 30 por 40, vou agora apostar nas plantinhas, isso implica uma iluminação mais forte do que a que tenho agora... estou a pensar por 2 X 30W, que me dá 0,5W por litro sensivelmente. Vou por apenas feto de java e musgo de java que vi serem plantas nao muito exigentes em termos de luz.

Posto isto nao percebi se, por exemplo, a grolux "dá" para as plantas, ou se existem lampadas de "uso corrente" mais indicadas. Como suponho que sim, se puderem digam-me quais, é que nao me apetecia nada dar uma fortuna por uma flora glow :lol:

 

Obrigado a todos!

Saudações Felinas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gatto, se procurar no fórum verá que muitos foristas têm obtido bons resultados com lâmpadas do tipo daylight (p. ex., as da Osram têm 6500ºK de côr e são muito baratas).

 

Quanto à quantidade de luz, eu tenho tido melhores experiências com um rácio igual ou acima de 1W/L, em que os fetos de Java se deram bem. Mas atenção, ao aumentar o factôr "luz" para induzir crescimento, tal vai obrigar a aumentar os outros factôres: CO2 e nutrientes e com estes já se sabe que todo o cuidado é pouco. Se em falta, vão limitar o crescimento e em excesso... bem, lá diz o ditado, "o que é demais é moléstia".

 

Garfield

Link to comment
Partilhar nas redes sociais