Iluminação para plantado 84L


RomeoOscar2

Recommended Posts

Boa tarde,
Tenho um aquário plantado, comecei pelo básico, mas quis aprofundar e tentar a sorte em plantas mais difíceis, estou a tratar da parte da iluminação. Aquario de 84L, 70x30x40. Já li os posts aqui no fórum sobre o tema, e confesso que não percebi nada.
Posto isto, se alguma alma caridosa quiser fazer o favor de me indicar as características da luz ideal para o aquário em questão, agradecia! Plantas de dificuldade media /baixa. Tenho uma calha da aquapor 60cm que veio no aquário, leva um tubo t8, o vendedor disse que posso pôr uma luz qualquer de 2€ do chinês. Óbvio que não. Mas a minha questão é, posso usar aqueles tubos que vendem nas lojas de peixes a 40 euros cada ou, no caso de aquário plantado tem que ser algo mais específico? Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tubo flora glo, 20 euros. Será suficiente para um aquário de 84L muito plantado? Tem 60cm a luz, o aquário 70.

Características: temperatura 2800K

Espectro azul e vermelho. 

20w

(não sei o que isso significa) 

Na loja dizem que sim. Mas na loja, por norma tudo da... Prefiro saber da experiência de aquaristas. 

Obrigado 👍

Editado por RomeoOscar2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 5/7/2020 at 9:05 AM, RomeoOscar2 said:

Tubo flora glo, 20 euros. Será suficiente para um aquário de 84L muito plantado? Tem 60cm a luz, o aquário 70.

Características: temperatura 2800K

Espectro azul e vermelho. 

20w

(não sei o que isso significa) 

Na loja dizem que sim. Mas na loja, por norma tudo da... Prefiro saber da experiência de aquaristas. 

Obrigado 👍

Para um plantado convém ser entre os 7000K e os 10000K. Para teres sucesso num aquário com 84L deverias ter uma potência de 80W, com lâmpadas na faixa que referi inicialmente. Isto para lâmpadas tubulares tipo T5 ou T8.

Se fôr em LED já é diferente.

Corrijam-me se estiver errado.

  • Obrigado(a) 1

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia, devido a um problema na calha vi-me forçado a comprar outra, esta leva 2 lâmpadas... Cada lampada 6400k 7w (vinham na calha)... 

Tenho uma outra que adaptei de um candeeiro 6700k 13w

E tenho uma calha do chines que não da luz nenhuma leva um tubo t4 16w...vou trocar isto tudo por tubos t8 uns 2 ou 3

Ou leds.. 

Sera que este sistema aguenta uns 2 meses? Até comprar um sistema a sério? Ah o meu aquário tem água muito escura, vou precisar de mais luz do que a referiste? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais