Apanhando para KH me ajudem pfv!!


Renan Casini

Recommended Posts

Olá pessoal, boa noite!

sou iniciante no hobby estou a quase 1 ano apanhando do meu aquário, vamos ao setup: tenho um plantado de 200 litros 1,20x40x50,  com sump lateral, tenho 1kg de humos de minhoca, mais 3.5kg de AQUASOLO NPK, cobertos com 2 dedos de areia bem fina, cobertos com 25KG de basalto nº0, tenho 3 litros de midia ISTA, mais 1 litro de Hollow Bio mallawi hass, termostato de 200w, bomba Sarlo Better de 400 a 800 litros horas ( fixado nos 800 litros hora), tenho CO2 caseiro (fermento e açúcar com válvula solenoide que liga durante as 8h de iluminação (desses da china)), iluminação: 4 lampadas de 20W branco frio, 2 leds de 20w Full spectrum (china), 6 Leds azuis de 3w, 4 leds UV de 3w, tenho 8 horas de luz branca com azuis e UV, e no meio 3 horas de Full spectrum (simulando o meio dia), ou seja 3 horas de branco com azul e UV, depois mais 3 horas de branco, azul, uv, e full spectrum, depois mais 2 hora de branco com azul e uv, e por fim 2 led azuis de 3w fazendo a luz noturna 24H ligados. 

Minha flora:  tenho Cabomba, Anúbia nana, musgo de java, higrofila rosanervig, elodea, Amazonense e mais duas que não lembro o nome.

Minha Fauna: Platys hawaii, platys azuis, platys vermelhos, corrydora elegans, limpa vidro, um cascudo zebra, e guppys.

PH: (gostaria que fosse 7.1) atual oscilando entre 7.5 a 8.0

KH: 4

GH: 4

Amonia: 0,25

Nitrio: 0

Nitrato: Não tenho teste

Produtos que tenho:

Alkalini Buffer, Acid Buffer, Replenish, (esses são os que uso atualmente)

Neltral regulator e acid regulator. 

 

Dito isso, vamos ao que estou apanhando, a agua da torneira de casa é em torno de 7.7PH, 0 ou 1 de GH, 0 ou 1 de KH, quando vou temperar minha agua primeiro subo o GH com o Replenish da seachem, até mais ou menos 4 ou 5, depois subo o KH com o Alkaline buffer, até chegar em 4 ou 5, nisso o PH sobe junto para mais de 8 por ex. ai venho baixando ele com o ACID Buffer da seachem, até ai tudo bem, ph bate em 7.1, KH fica em 4, GH fica em 4 tbm, porem com o KH em 4, em questão de horas meu PH sobe pra 7.8, 8.0, isso que não entendo, se subi o KH para 4, e depois acidifiquei a agua, esse não deveria ficar tamponado?! 

Entre as tentativas e erros comprei o neutral regulador e o ACID regulator, porém esses dois amolecem a água baixando o GH, e fazendo a agua ficar esbranquiçada, depois de pesquisa vi que seria o Alkaline buffer junto com o ACID buffer, para tamponar aguas duras, mas não estou conseguindo esse efeito, sempre ajusto o PH em 7.1, viro as costas o PH sobe para 8.0.

Por favor me ajudem, aonde estou errando, já gastei uma grana tentando entender esses produtos sem sucesso, segue fotos do aquário: 

Abraços

https://ibb.co/jVxTJR3

https://ibb.co/VTKKNtD

https://ibb.co/xjtJ946

Editado por Renan Casini
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faz o teste do acido nas duas rochas mais claras(a da esquerda e a da direita)

Basta retirar do aquário, deixar secar, raspar um bocado e meter umas gotas de vinagre ou limão se borbulhar tens aí a explicação.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.