Plantas terrestres em aquarios


RomeoOscar2

Recommended Posts

Olá pessoal, bom dia. 

Tenho andado curioso para saber se existe a possibilidade de colocar plantas terrestres dentro do aquario, com isto poupando uns trocos e também ter alguma variedade de plantas. 

As plantas que pensei foram:

Batata doce - existe um tópico antigo sobre isto, a malta estava se a dar bem com a experiência , não sei qual o resultado final, passado tanto tempo. Já tenho mantido batata doce dentro de agua e duram varios meses ou até mesmo anos, se devidamente cuidada. Mas já ouvi dizer que as raízes são tóxicas, os meus guppys adoram mordiscar raizes. Alguém tem ideia? 

Aloe vera - já vi casos na Internet de pessoas que à semelhança da batata doce, têm plantas de Aloe vera com as raizes na água. 

Musgo - já vi malta no YouTube que limpou o Musgo bem limpo e pos no aquário com muito sucesso, mas num tópico antigo aqui no fórum, foi relatado pouco sucesso com o Musgo terrestre. 

Outra planta que dizem que se dá na agua é o clorofito (spider plant), mas também há registos de ser tóxica... 

Relva também ja vi colocarem no aquario, eu próprio ja experimentei e cresce bem rápido no aquário, mas também morrem muitas folhas rapidamente, não sei até que ponto é que não seria prejudicial no que diz respeito a amónia. Acabei por tirar, foi logo de início.

Alguem ja fez este tipo de experiência? O meu hobby antes disto era plantas sejam elas de casa ou silvestres, então sei muitas outras que crescem raizes dentro de água, só não tenho a certeza se são ou não tóxicas para o ecossistema. 

Com isto quero arranjar esconderijos para os tanichthys e betta. Já que as plantas flutuantes que comprei morreram todas, talvez devido à temperatura. E claro poupar dinheiro e principalmente filtragem de nitratos que as raízes fariam 😄

 

Editado por RomeoOscar2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jibóia(Epipremnum Pinnatum) também aguenta bem dentro de água.

Disseste que quando meteste relva a tiraste logo no inicio porque estavam a morrer folhas, não sei se a relva cresce imersa mas crescendo ou não é normal as folhas derreterem, por norma as folhas derretem quando se faz a transformação do estado emerso para o estado imerso, eu estou a fazer exatamente o contrário, estou a cultivar plantas de aquário, fora de aquário e elas também estavam a definhar mas deixa-as estar e já se começam a ver folhas verdinhas a nascer, estão a adaptar-se bem ao estado emerso.

Batata doce já tive uma vez acabou por apodrecer e cair para dentro do aquário e sujar-me o aquário todo xD Foi um fracasso, mas há quem consiga.

E morangos gostas de morangos? 

Também há quem tenha tirado morangos no aquário.

Uma coisa eu desaconselho, é apanhar plantas na natureza e por no aquário porque pode trazer alguma doença alguma bactéria etc e por causa de uma planta acabas com o aquário, de resto podes experimentar, e partilha as tuas experiências corra bem ou mal, servirá para pessoas que tiverem ideias semelhantes às tuas, bambu da sorte(Dracaena sanderiana) e chamaedorea elegans também há quem as mantenha em aquário com os caules imersos e folhas emersas(o mesmo para o bambu), mas estas por norma são enterradas no substrato.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Brutal o video, tanto o aquario como o peixe são lindíssimos!

Tenho aqui morangos plantados em casa, vou experimentar. 

Já tive a jiboia e chamaedorea elegans, pena que já não tenho senão experimentava. 

No aquario tenho um rebento de bambu que comprei na loja de peixes. Tenho umas dentro duma jarra que têm rebentos, tirei um e meti numa taça com agua da torneira onde vai ficar uns dias, bem como uns rebentos de relva e clorofito. Também tinha aqui musgo que lavei e pus numa taça com agua da torneira. Daqui a uma semana troco a agua e meto agua do aquário. Vamos ver no que dá. Deixo em cima do aquário para aproveitar a luz e o calor.

IMG-20191211-124622.jpgIMG-20191211-124616.jpg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.