Ajuda - construir o meu novo aquário


Ricky Gomes

Recommended Posts

Boa noite a todos. Antes de mais obrigado por fazer parte deste forum muito informativo. Sigo atentamente a publicações que aqui metem a pedir ajuda. Mas agora sou eu que preciso de ajuda, de umas dicas.

Sou novo neste mundo. Tenho um aquario pequenino de 20 litros. Mas não estou satisfeito porque gostei tanto de saber sobre a vida dos peixinhos que agora tenho em mente um novo projeto e maior.

Gostava de dar o salto para um aquario de 60l ou 80l. São 3x ou 4x mais do que possuo de momento. Preciso de ajuda praticamente em tudo. Quero dar continuidade a peixes de agua quente e doce. A minha ideia ao adquirir um de 60 ou 80l passa por tambem adquirir plantas. Mas como não entendo bem gostava que me ajudassem neste assunto por inteiro. Que filtro usar interno ou externo que marcas usar. Que plantas me aconselham. Gosto muito daquelas que fazem aquele fundo tipo tapete verde. E gostava tambem de ter umas maiorzinhas. Um tronco ou aqueles ramos. Mas nao sei se será possivel ter isso num aquarionde 60 ou 80 litros. A minha ideia seria: tapete verde e algumas outras plantas maiores que fiquem num dos cantos, ter esses ramos, ter 3 ou 4 limpa fundos 2 ou 3 limpa vidros e depois ainda estou em duvida que peixes mais adquirir. Em relação às plantas preciso que não necessitem de co2 pelo menos. Substrato facil de manutenção. Mas é como disse, sou novo nisto e gostava de fazer esse projecto. 

O que me aconselham?

Obrigado pessoal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricky Gomes 

Bem vindo ao Fórum, para começares deves começar com um aquário de 80 litros já e bom,o ser grande ao pé do que tens vai ser ainda mais fácil de manteres,para isso vais teres de comprares um filtro externo que te faça pelo menos 6 vezes o volume do aquário,uma luminária para teres luz para as plantas,um termostato de 100w ou 150w, um termómetro para veres como esta a temperatura da água,substrato para o fundo,rochas e troncos, plantas de baixa manutenção,e com isto tudo montado parte-se para o ciclo do azoto.

Podes fazeres uma pesquisa pela net por aquários,filtros e iluminarias,para fazeres as tuas contas,e planeamento de tudo.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto maior melhor e mais fácil. O único inconveniente poderá ser o preço do aquário, quanto ao resto, praticamente se der para 60L também deverá dar para os 80.

Quando andares à procura de aquário, se te apaixonantes por um maior de 80L não tenhas medo de ser água a mais. Desde que caiba no sítio, quanto maior melhor e mais interessante. Só é preciso depois adequar os equipamentos se for muito maior.

P.S. Eu passei de 30L para 250. Não me arrependo nem um pouco!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só mais uma coisa. Não faças como eu, prepara o substrato e as plantas antes de encher com água. Eu fiz ao contrário e foi uma chatice pegada. Há por aí no YouTube videos a pontapé sobre o assunto, mas aqui o teimoso acabou por meter a carroça à frente dos bois na mesma.

 

As plantas que fazem tapete são várias. Mas uma de baixa manutenção é a Montecarlo. Metes um pouco aqui e outro ali e acaba depois por se espalhar

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Alvaro Silva disse:

Boas Ricky Gomes 

Bem vindo ao Fórum, para começares deves começar com um aquário de 80 litros já e bom,o ser grande ao pé do que tens vai ser ainda mais fácil de manteres,para isso vais teres de comprares um filtro externo que te faça pelo menos 6 vezes o volume do aquário,uma luminária para teres luz para as plantas,um termostato de 100w ou 150w, um termómetro para veres como esta a temperatura da água,substrato para o fundo,rochas e troncos, plantas de baixa manutenção,e com isto tudo montado parte-se para o ciclo do azoto.

Podes fazeres uma pesquisa pela net por aquários,filtros e iluminarias,para fazeres as tuas contas,e planeamento de tudo.

Cumprimentos

Obrigado pelas informações Sr. Alvaro Só não quero um maior que 80L devido a eu não ter um espaço em casa adequado para um aquário de 100l para cima. Mais uma coisa, isso do ciclo de azoto eu já ouvi falar na net mas como se faz o ciclo correctamente? meto o substrato meto as plantas desejadas, troncos, filtro externo, termómetro, termostato e luz e meto a agua depois, e a seguir? o ciclo é quanto tempo até eu poder por os peixes? como funciona?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, MrOverclock disse:

Quanto maior melhor e mais fácil. O único inconveniente poderá ser o preço do aquário, quanto ao resto, praticamente se der para 60L também deverá dar para os 80.

Quando andares à procura de aquário, se te apaixonantes por um maior de 80L não tenhas medo de ser água a mais. Desde que caiba no sítio, quanto maior melhor e mais interessante. Só é preciso depois adequar os equipamentos se for muito maior.

P.S. Eu passei de 30L para 250. Não me arrependo nem um pouco!

Sim quanto maior é mais fácil, se soubesse disso ao inicio não teria comprado o de 20 litros eheheh se tivesse espaço para um de 200l também comprava, tinha era que juntar dinheiro porque são caríssimos. Um dia terei

há 2 horas, MrOverclock disse:

Só mais uma coisa. Não faças como eu, prepara o substrato e as plantas antes de encher com água. Eu fiz ao contrário e foi uma chatice pegada. Há por aí no YouTube videos a pontapé sobre o assunto, mas aqui o teimoso acabou por meter a carroça à frente dos bois na mesma.

 

As plantas que fazem tapete são várias. Mas uma de baixa manutenção é a Montecarlo. Metes um pouco aqui e outro ali e acaba depois por se espalhar

 

 

Vou pesquisar sim, e o substrato tem que levar algum produto antes da montagem completa do aquário? e quando o aquário já tá concluído tenho de adicionar alguma coisa ao substrato ou as plantas? irei precisar de dicas de plantas que posso por no aquário, para além do Montecarlo para fazer o tapete o que me aconselhas mais para dar um efeito fixe e natural ao aquário? de preferência plantas que não necessitem de levar Co2 e fertilizantes. (sei que mesmo as que não necessitem não têm o mesmo desenvolvimento se levassem)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sou um expert no assunto de plantas e substratos. Mas há plantas que até se aguentam só com areia sem substrato fértil. Sobrevivem apenas dos nitratos que derivam do que os peixes produzem (amonia -> nitritos -> nitratos)

Depois há vários tipos de substratos que não sei nomear.

Posso no entanto relatar a minha reduzida experiência: Eu fui a uma loja e o Sr de lá recomendou-me um substrato que se coloca entre duas camadas de areia. Este substrato em contacto direto com a água deixa a água logo castanha parece barro. Como deves imaginar, adicionar este substrato depois de já ter 200l de água foi uma chatice, ficou tudo castanho e foram mais de 200L de água fora (evitei o desperdício usando esta água para regar o jardim). Mas há outros que não precisam de areia e basta colocar no fundo sem mais nada.

Embora as minhas plantas estejam a expandir e a crescer, algumas estão muito claras quase brancas/transparentes. Depois de ler percebi que pode ser falta de ferro na minha água, portanto comprei um espécie de aditivo que além de ferro tem outras coisas e estou à espera de ver resultados (apliquei apenas no fim de semana passado).

Embora esteja bastante curioso acerca dos efeitos da inserção de CO2 no meu aquário, não tenho nem planeio ter em breve injeção de CO2 no meu aquário. Tenho apenas os peixes a produzirem CO2 e não tenho nem bomba de ar nem turbulência na superfície da água. Mudo de água, às vezes com intervalos de mais de 1 mês, e não tenho tido mortes no aquário, portanto julgo que o CO2 que os peixes produzem está a ser consumido pelas plantas e o oxigénio das plantas está a ser consumido pelos peixes...

Espero ter ajudado :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

 

meto a agua depois, e a seguir? o ciclo é quanto tempo até eu poder por os peixes? como funciona?

 

Normalmente 1 mês e deves lá ir colocando pouca comida de vez em quando para ajudar.

Como já tens um filtro estabilizado se calhar até conseguias menos, mas como és novo nisto não acho que devas tentar!

 

Mas há um tópico neste fórum acerca do ciclo de azoto. É extenso mas deve ser lido na totalidade. Ter aquele conhecimento faz a diferença entre ter sucesso no novo aquário (e mesmo em aquários já estabelecidos) e entre as vezes perder a vontade e desistir!...

Eu estou agora a usar o telemóvel, não sei se consigo colar aqui o link para o tópico.

 

EDIT: Afinal consigo

https://r.tapatalk.com/shareLink?url=https://www.aquariofilia.net/forum/topic/248841-ciclo-do-azoto-s%C3%ADndrome-do-novo-aqu%C3%A1rio/&share_tid=248841&share_fid=34560&share_type=t

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, MrOverclock disse:

Não sou um expert no assunto de plantas e substratos. Mas há plantas que até se aguentam só com areia sem substrato fértil. Sobrevivem apenas dos nitratos que derivam do que os peixes produzem (amonia -> nitritos -> nitratos)

Depois há vários tipos de substratos que não sei nomear.

Posso no entanto relatar a minha reduzida experiência: Eu fui a uma loja e o Sr de lá recomendou-me um substrato que se coloca entre duas camadas de areia. Este substrato em contacto direto com a água deixa a água logo castanha parece barro. Como deves imaginar, adicionar este substrato depois de já ter 200l de água foi uma chatice, ficou tudo castanho e foram mais de 200L de água fora (evitei o desperdício usando esta água para regar o jardim). Mas há outros que não precisam de areia e basta colocar no fundo sem mais nada.

Embora as minhas plantas estejam a expandir e a crescer, algumas estão muito claras quase brancas/transparentes. Depois de ler percebi que pode ser falta de ferro na minha água, portanto comprei um espécie de aditivo que além de ferro tem outras coisas e estou à espera de ver resultados (apliquei apenas no fim de semana passado).

Embora esteja bastante curioso acerca dos efeitos da inserção de CO2 no meu aquário, não tenho nem planeio ter em breve injeção de CO2 no meu aquário. Tenho apenas os peixes a produzirem CO2 e não tenho nem bomba de ar nem turbulência na superfície da água. Mudo de água, às vezes com intervalos de mais de 1 mês, e não tenho tido mortes no aquário, portanto julgo que o CO2 que os peixes produzem está a ser consumido pelas plantas e o oxigénio das plantas está a ser consumido pelos peixes...

Espero ter ajudado 🙂

Então mas porquê que ficou castanha? O que fizeste depois de jogar a agua no jardim? 1 mês é bastante uma pessoa fica ansiosa que acabe para ter o aquário pronto xD eheh pois terei que cumprir o ciclo de 1 mês 
Seguindo a ordem Aquario - substrato - plantas - troncos - agua e esperar 1 mês. Correcto? e vou lançando comida de vez em quando enquanto se está a cumprir o ciclo? e nesse mês do ciclo de azoto instalo logo o filtro termostato e termómetro ou so depois de cumprir um mês?

há 1 hora, MrOverclock disse:

 

 

 

 

 

Normalmente 1 mês e deves lá ir colocando pouca comida de vez em quando para ajudar.

Como já tens um filtro estabilizado se calhar até conseguias menos, mas como és novo nisto não acho que devas tentar!

 

Mas há um tópico neste fórum acerca do ciclo de azoto. É extenso mas deve ser lido na totalidade. Ter aquele conhecimento faz a diferença entre ter sucesso no novo aquário (e mesmo em aquários já estabelecidos) e entre as vezes perder a vontade e desistir!...

Eu estou agora a usar o telemóvel, não sei se consigo colar aqui o link para o tópico.

 

EDIT: Afinal consigo

https://r.tapatalk.com/shareLink?url=https://www.aquariofilia.net/forum/topic/248841-ciclo-do-azoto-s%C3%ADndrome-do-novo-aqu%C3%A1rio/&share_tid=248841&share_fid=34560&share_type=t

sim tenho, mas o meu aquário é de 20l e o filtro suporta até um de 40l. Portanto teria de ter um outro filtro para o novo aquário de 60l ou 80l. Vou ler o tópico. Estou curioso sobre esta matéria e estou a gostar a experiência  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, MrOverclock disse:

 

 

 

 

 

Normalmente 1 mês e deves lá ir colocando pouca comida de vez em quando para ajudar.

Como já tens um filtro estabilizado se calhar até conseguias menos, mas como és novo nisto não acho que devas tentar!

 

Mas há um tópico neste fórum acerca do ciclo de azoto. É extenso mas deve ser lido na totalidade. Ter aquele conhecimento faz a diferença entre ter sucesso no novo aquário (e mesmo em aquários já estabelecidos) e entre as vezes perder a vontade e desistir!...

Eu estou agora a usar o telemóvel, não sei se consigo colar aqui o link para o tópico.

 

EDIT: Afinal consigo

https://r.tapatalk.com/shareLink?url=https://www.aquariofilia.net/forum/topic/248841-ciclo-do-azoto-s%C3%ADndrome-do-novo-aqu%C3%A1rio/&share_tid=248841&share_fid=34560&share_type=t

 

Já li e entendi a maior parte. Vou ter que estudar bem. Mas tenho uma duvida não sei se me sabes explicar. O ciclo só se passa uma vez né? Depois de feito o ciclo e passado 1 mês em que já posso colocar os peixes, o aquário voltara um dia mais tarde fazer o ciclo? Se sim terei que retirar os peixes do aquário ou posso mante-los nessa altura?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Respondendo a uma pergunta mais atrás: sim o ciclo faz-se com o filtro a trabalhar. Aliás, é a peça principal! É por causa dele que se faz o ciclo.

Quanto a esta última: o ciclo é infinito! Mas só no início é que não se pode ter peixes. No início não há bactérias e comeca-se a criar amonia no aquário,(altamente tóxico para os peixes) . Havendo amonia as condições para a criação de bactérias são favoráveis e estas comecam-se a multiplicar até a um ponto que conseguem consumir toda a amonia. Não havendo mais amonia as bactérias não se multiplicam mais, mantém-se num número estável. Entretanto estas bactérias têm vindo a produzir nitritos. Havendo nitritos criam-se condições favoráveis para a criação de um outro tipo de bactérias que vão consumir estes nitritos. Etc etc.. até que nao há mais nitritos e tens só nitratos. A partir daqui já podes adicionar peixes porque não há a amonia altamente tóxica nem os nitritos tóxicos. Os nitratos são consumidos em parte pelas plantas e retirados com as mudas de água parciais periódicas.

E assim o aquário deve-se manter estável. As bactérias estão constantemente a consumir e a transformar amonia em nitritos, nitritos em nitratos. Isto é o ciclo infinito!

Se tentares destabilizar o aquário o ciclo pode destabilizar-se e terá picos de amonia e/ou nitritos e podes ter mortes de peixes: se de repente adicionares muitos peixes. Se lavares o filtro com água da torneira , se deixares cair um frasco de comida na água e não o limpares, etc...

Deve-se adicionar peixes com calma. Muitos de uma só vez vão produzir amonia a mais que não consegue ser processada ainda.

Coisas a ter em conta: água da torneira com cloro mata as bactérias do filtro, deve lavar-se o filtro com água do aquário já usada (Durante a manutenção, quando é novo não há perigo)
O filtro parado muito tempo pode arrasar com a colónia de bactérias porque estas consomem oxigénio e estando fechadas dentro do filto,, estas acabam por ficar sem oxigénio. Há quem diga que ao fim de 15 min elas começam a morrer, mas nos últimos tempos já me faltou a luz durante 6h seguidas duas vezes e continuo com as valores estáveis.

A aquariofilia não é para stressados, é preciso ter calma e paciência. Durante o primeiro mês é chato não teres peixes mas compensa bastante depois mudar para lá os peixes e ficar descansado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricky Gomes 

O ciclo do azoto,como o nome mesmo diz,nunca tem fim,quer isto dizer que fazes o primeiro ciclo que demora um 30 dias ou 40,isto para começares a colocares o primeiros peixes,mas o ciclo vai sempre continuar por isso mesmo ciclo,para começares a fazeres o ciclo tens que ter o aquário todo ele montado,filtro substrato rochas e trocos ou só uma dos dois,termo,e luz,e plantas,para começares e melhor com plantas de baixa manutenção,ora vê aqui.https://tropica.com/da/planter/ a partir do momento em que o aquário esta todo montado e com água,e esperares que o ciclo fique completo para a entrada dos peixes,tens que ter muita paciência calma,para as coisas correrem bem.

Cumprimentos  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 horas, MrOverclock disse:

Respondendo a uma pergunta mais atrás: sim o ciclo faz-se com o filtro a trabalhar. Aliás, é a peça principal! É por causa dele que se faz o ciclo.

Quanto a esta última: o ciclo é infinito! Mas só no início é que não se pode ter peixes. No início não há bactérias e comeca-se a criar amonia no aquário,(altamente tóxico para os peixes) . Havendo amonia as condições para a criação de bactérias são favoráveis e estas comecam-se a multiplicar até a um ponto que conseguem consumir toda a amonia. Não havendo mais amonia as bactérias não se multiplicam mais, mantém-se num número estável. Entretanto estas bactérias têm vindo a produzir nitritos. Havendo nitritos criam-se condições favoráveis para a criação de um outro tipo de bactérias que vão consumir estes nitritos. Etc etc.. até que nao há mais nitritos e tens só nitratos. A partir daqui já podes adicionar peixes porque não há a amonia altamente tóxica nem os nitritos tóxicos. Os nitratos são consumidos em parte pelas plantas e retirados com as mudas de água parciais periódicas.

E assim o aquário deve-se manter estável. As bactérias estão constantemente a consumir e a transformar amonia em nitritos, nitritos em nitratos. Isto é o ciclo infinito!

Se tentares destabilizar o aquário o ciclo pode destabilizar-se e terá picos de amonia e/ou nitritos e podes ter mortes de peixes: se de repente adicionares muitos peixes. Se lavares o filtro com água da torneira , se deixares cair um frasco de comida na água e não o limpares, etc...

Deve-se adicionar peixes com calma. Muitos de uma só vez vão produzir amonia a mais que não consegue ser processada ainda.

Coisas a ter em conta: água da torneira com cloro mata as bactérias do filtro, deve lavar-se o filtro com água do aquário já usada (Durante a manutenção, quando é novo não há perigo)
O filtro parado muito tempo pode arrasar com a colónia de bactérias porque estas consomem oxigénio e estando fechadas dentro do filto,, estas acabam por ficar sem oxigénio. Há quem diga que ao fim de 15 min elas começam a morrer, mas nos últimos tempos já me faltou a luz durante 6h seguidas duas vezes e continuo com as valores estáveis.

A aquariofilia não é para stressados, é preciso ter calma e paciência. Durante o primeiro mês é chato não teres peixes mas compensa bastante depois mudar para lá os peixes e ficar descansado.

Agora entendi perfeitamente como funciona o ciclo! Muito obrigado Overlclock :D Sim irei fazer as coisas com calma e paciencia para nao cometer erros. 

Uma coisa, no meu aquario de 20l que tenho de momento eu noto que por vezes os peixes ficam á procura de comida no fundo no areao e por outras vezes parecem que nao têm oxigenio suficiente e estao sempre a ir ao topo. O filtro que tenho faz as bolhinhas contantemente e é adequado até aquarios de 40l sendo que o meu é de 20 nao entendo a razao de eles virem ca em cima e ficarem la um periodo um bocado longo. E a cena de eles andarem a procura de comida no fundo tambem nao entendo visto que dou 2x por dia em poucas quantidades.

há 7 horas, Alvaro Silva disse:

Boas Ricky Gomes 

O ciclo do azoto,como o nome mesmo diz,nunca tem fim,quer isto dizer que fazes o primeiro ciclo que demora um 30 dias ou 40,isto para começares a colocares o primeiros peixes,mas o ciclo vai sempre continuar por isso mesmo ciclo,para começares a fazeres o ciclo tens que ter o aquário todo ele montado,filtro substrato rochas e trocos ou só uma dos dois,termo,e luz,e plantas,para começares e melhor com plantas de baixa manutenção,ora vê aqui.https://tropica.com/da/planter/ a partir do momento em que o aquário esta todo montado e com água,e esperares que o ciclo fique completo para a entrada dos peixes,tens que ter muita paciência calma,para as coisas correrem bem.

Cumprimentos  

Obrigado Alvaro! Vou ver esse link que me forneceste. Já entendi bem o ciclo! Obrigado aos 2 por me esclarecerem! :D

Para um aquario de 60l ou 80l quantos peixes posso ter? 8,10,12? menos? isto é, um aquario com plantas e um tronco, filtro será externo, juntando ainda o termo e o termometro, gostava de saber quantos peixes posso ter dentro de um aquario de 60 ou 80

 

Mais uma vez obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricky Gomes

Tem muito a haver o tamanho dos peixes,pequenos são uma quantidade ,ser forem peixes maiores serão outra,além disso ainda não sabes que aquário vais ter,portanto e prematuro estares já agora a pensar quantidades de peixes,ainda te falta muito para chegares aos peixes,não sei se me percebes,tens ainda muita coisa para planeares.

Cumprimentos 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, Alvaro Silva disse:

Boas Ricky Gomes

Tem muito a haver o tamanho dos peixes,pequenos são uma quantidade ,ser forem peixes maiores serão outra,além disso ainda não sabes que aquário vais ter,portanto e prematuro estares já agora a pensar quantidades de peixes,ainda te falta muito para chegares aos peixes,não sei se me percebes,tens ainda muita coisa para planeares.

Cumprimentos 

Boas Alvaro
Sim isso é verdade. Para um aquario de 80l que filtro externo me recomendas? e que potencia de termostato? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricky Gomes 

Para um aquário de 80 litros terás que comprar um filtro externo que faça pelo menos 6 vezes o volume do teu aquário,tens muitas marcas de filtros como a EHEIM,tens a JBL,e a FLUVAL A SICCE a CERA,e outros,faz uma pesquisa na net e vez logo.

Para o termostato um de 100w dá muito bem uma vez que ai o Algarve e menos frio.

Cumprimentos 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E a luz? Quão forte tem de ser para as plantas? E que substrato? E que fertilizante? Isto para plantasde baixa manutenção 

Estou a ser chatinho eheh mas eu estou a aprender e quando montar quero fazê-lo bem feito 😄 e penso que estas são as ultimas duvidas 🙂

Obrigado pelo tempo a esclarecerme as duvidas 😉

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para o Inicio, e para plantas de baixa manutenção, aconselho- te o Neo Soil Shrimp 8L (substrato). Não percebo muita coisa, mas se vais ter plantas de baixa manutenção e sem CO2, acho que não é preciso fertilizantes. Só é preciso teres boa luz e um bom substrato.   
  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, Guilherme Silvestre disse:

Para o Inicio, e para plantas de baixa manutenção, aconselho- te o Neo Soil Shrimp 8L (substrato). Não percebo muita coisa, mas se vais ter plantas de baixa manutenção e sem CO2, acho que não é preciso fertilizantes. Só é preciso teres boa luz e um bom substrato.   
  

Obrigado Guilherme! Neo soil shrimp 8l onde posso mandar vir? Indica me um site de confiança 🙂 e essa quantidade chega para um aquario de 60 ou 80l? Ou 100? Qual a quantidadr adequada a por?

Obrigado a todos que têm dado informações importantes 😄

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Ricky Gomes disse:

Obrigado Guilherme! Neo soil shrimp 8l onde posso mandar vir? Indica me um site de confiança 🙂 e essa quantidade chega para um aquario de 60 ou 80l? Ou 100? Qual a quantidadr adequada a por?

Obrigado a todos que têm dado informações importantes 😄

Soluções aquáticas (site). Para um de 60l dá perfeitamente, mas se for mais, acho que tem que ser dois sacos. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal. Antes de mais obrigado a quem participou neste tópico! 😄 Fiquei a aprender mais com certeza. 

Já tenho projecto definido.

Então é o seguinte: Não vou plantar nada no aquário. Desisti simplesmente da ideia. A minha duvida é, posso colocar alguma planta daquelas em vaso ou bolas de musgo sem necessitar de cumprir primeiro o ciclo de azoto? Isso é possível? Ou mesmo eu pondo nem que seja uma plantinha natural terei que esperar antes de colocar qualquer peixe que ela termine o ciclo?

Bem o meu projecto será: 1 kit aquário de 105L na loja Aquapicanço aqui em Faro. O senhor da loja disse-me que o aquário já traz o equipamento necessário, disse-me ainda que o filtro que vem no kit é praticamente o valor do aquario, só que é interno. Não seria melhor um externo ou de mochila? A cena é que o aquario é de tampa e eu até poderia retirar a tampa, queria era conseguir tapa-lo com uma placa de acrílico ou algo do género para que os peixes não tenham ideias de fazer bunging jumping eheheh e terei que comprar uma calha para colocar a iluminação. 

Que areao usar? Algum que nao me "suje" a agua e a sua qualidade, o que me recomendam? e em que site posso mandar vir?

Que quantidade de peixes posso ter? Eu tenho de momento 5 goldfish, e queria comprar para este novo aquario limpa fundos, limpa vidros, tetra cardinal. Sei que os corys recomendam 6, e os cardinais outros 6, visto que ja tenho 5 goldfish posso então colocar os 5 goldfish + 6 corys + cardinais + uns 2/3 limpa vidros? e ficar por aqui? ou ainda sobra "espaço"? Visto que vai ter uma filazinha de areao a retirar alguma litragem, um harscape com uns 15cm a 20cm e umas 2/3 plantas pequenas artificiais caso não possa ter nenhuma natural.

Que testes recomendam para eu ter e conseguir controlar a qualidade da agua? e que marca me aconselham tambem aquele produto para remover o cloro da agua da torneira ao colocar no aquario?

Com um aquario com este volume irei fazer tpas de quanto em quanto tempo?

Bem acho que é isto. Se me puderem ajudar pessoal, agradecia, porque quero o melhor para eles e quero conseguir desfrutar ao máximo o novo aquario!

Obrigado mais uma vez a quem tem participado aqui! 😄

 

EDIT: JA ENTENDI FINALMENTE CORRIJAM ME SE ESTIVER A DIZER ASNEIRAS EHEH o ciclo acontece num novo aquario, quer seja plantado ou nao! Correcto?

Se assim for então quero plantar um pouco, que substrato me recomendam? e que plantas nao necessitam de Co2? Posso ter substrato fértil mas Co2 está fora de questão! Isto tudo ja me vai sair carote, pode ser que la para  a frente meta

 

Editado por Ricky Gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é preciso esperar pelo ciclo para colocar as plantas. Até às deves colocar antes de encher o aquário com água.

Estás a misturar peixes de água fria (gold fish) com peixes de água quente?

Os peixes já produzem algum CO2. Não precisas de introduzir mais,. A menos que queiras que as plantas cresçam mais rápido e mais fortes ainda. Acho que a maioria se safa bem sem CO2 extra.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, MrOverclock disse:

Não é preciso esperar pelo ciclo para colocar as plantas. Até às deves colocar antes de encher o aquário com água.

Estás a misturar peixes de água fria (gold fish) com peixes de água quente?

Os peixes já produzem algum CO2. Não precisas de introduzir mais,. A menos que queiras que as plantas cresçam mais rápido e mais fortes ainda. Acho que a maioria se safa bem sem CO2 extra.

Sim.

Na loja disseram que podia misturar desde que a agua se mantenha a 25 graus. É verdade? Ou prejudica os gold fish?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende dos peixes de água quente que queres ter. Escolhe e vê a ficha técnica de cada um. Qual a temperatura que eles gostam, e se são compatíveis uns com os outros... Assim com deves ver o pH e dureza em que se enquadram.

Os peixes de água fria, conseguem-se adaptar a água quente, mas não é o ideal. O melhor mesmo será conseguires vender, dar, trocar ou doar os teus de água fria, e meteres só peixes de água quente.


Cumprimentos,
Edgar Mendes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.