pp44

Novo Aquário para Apartamento - Dimensões, Fauna e Flora

Recommended Posts

Antes de mais boa noite a todos!

Neste momento estou a tratar de me mudar para um apartamento e pretendo montar um aquário relativamente ao qual tenho algumas dúvidas para as quais gostaria dos vossos conselhos / opiniões as quais desde já agradeço.

Condicionantes:

- Dimensões / Peso do Aquário

Como será num apartamento, o objetivo passará por ter um aquário de dimensões reduzidas por questões estruturais e por causa das TPA's e respectiva logística. Nesse sentido estava a apontar para um Aquário 50 x 25 x 30 (37,5 Litros) ou no Máximo 60 x 30 x 30 (54 Litros), embora tenha possivelmente de ir para a primeira opção.

- Fauna

Gostaria de manter uns invertebrados, nomeadamente Crystal Red Shrimp - CRS, no entanto pretendo também manter peixes, daí que a minha questão seja quais as possibilidades que ofereçam menor risco para os camarões, sabendo de antemão que principalmente as crias terão de ter bastante esconderijo e ainda assim será sempre arriscado e haverá baixas.

iriatherina werneri (pH 6.8 - 7.5)

otocinclus affinis (pH 5.2 - 7.5 ???)

Danio margaritatus (pH 6.4 - 7.6)

Boraras brigittae (pH 6.0 - 7.0 )

Hemigrammus rhodostomus (5.5 - 7.0)

Tenho noção que as dimensões do aquário são bastante pequenas mas gostaria de colocar peixes que formassem um pequeno cardume (5-6 unidades) e eventualmente um casal de outra tipologia.

Flora:

Fetos

Musgos

Tronco

A minha questão é se isso seria possível ou se é demasiado.

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Boas pp44

Eu na minha opinião ia para o aquário 60x30x30 de 54 litros,porque maior torna-se mais fácil de manter,agora como queres colocar camarões,e mais alguns peixes,acho e isto e só a minha opinião,que para colocares os peixes que escreves em cima,terás que colocares sempre quantidades em todos de pelo menos 10 de cada,excepto os Otos esses podem ser menos,todos o resto são peixes de cardume,o que num aquário pequeno todos estes peixes e mais os camarões,pode tornar-se complicado,a não ser que tenhas um filtro externo bom,mas isto foi como já disse,e só um opinião,espera por outras.

Cumprimentos  

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Os Hemigrammus rhodostomus são os que ficam maiores dessa lista mas também os que provavelmente mais facilmente formam um cardume, os outros, se estiverem à vontade no ambiente, acabam por se dispersarem mais. Eu escolheria um conjunto de ottos e talvez uns ember tetra.

Qual o motivo para não escolheres o aquário de 60? Como o Álvaro disse, quanto maior melhor, se for por motivos estruturais, achas que o chão não aguenta cerca de 60 kg?

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

desde já agradeço a ajuda a ambos.

Quanto às espécies, os Ember Tetra são uma espécie de que gosto bastante no entanto terei de convencer a cara metade 🙂 É plausível manter junto com camarões?

Quanto à litragem, eu possue em casa os dois aquários no entanto como vou mudar para o apartamento e a sala já de si é pequena, estava a pensar usar um daqueles móveis da gama Kallax da IKEA (4 "cubos/aberturas") para colocar o aquário e nesse sentido tenho receio que o de 54 Litros seja demasiado peso. Em termos estruturais mau seria se não aguentasse embora desconheça a construção em si do edifício uma vez que ficara junto a uma parede estrutural. 🙂

 

Editado por pp44

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Boas pp44

Há aqui no Fórum quem tenha esses móveis com aquários,só que e claro que tens que reforçar com uns L em ferro,para melhor segurança,tipo isto,download.jpg

 

Cumprimentos 

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Terei isso em consideração obrigado 😄

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um desses e uso um aquário 60x30x36, não reforçado. A única coisa que fiz foi virar de modo a que a madeira maior fique na vertical

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora