Muito estranho!! TPA mata peixes...


scpaulo

Recommended Posts

Bom dia

 

No sabado de manhã resolvi fazer uma manutenção aos meus aquas e fiz primeiro no aqua em que tinha :lol: :

 

7 neons

2 discus jovens 3 e 5 cm

2 coridoras

2 bótias estriadas

2 platys jovens (minha criação)

1 PLeco 7 cm

1 betta macho

 

 

fiz uma TPA de cerca de 25 a 30º

 

e lavei o filtro externo com a água que retirei do aqua.

 

(Como sempre fiz e nunca tinha tido problemas)

 

Passado cerca de 1 hora reparei que tinha um neon morto e 2 já a morrer que não consegui salvar. Os Discus ficaram com a respiração ofegante e mais escuros.

 

fiz os testes do pH e dos nitritos e os valores eram de 7 e <0.1

 

Em seguida mudei cerca de 10% de água deste aqua e substitui por água do aqua de cima cujos valores são semelhantes.

 

Notei que ficaram melhores mas mesmo assim no dia seguinte tinha uma bótia morta!!!

 

Mais um dado: Um dos neons (no início) tinha uma mancha branca que me pareçe ser a doença dos neons.

 

Agora parece estar tudo bem mas!!

 

O que poderá ter acontecido?

 

 

 

Os discos começa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podia ser qq coisa na agua da muda...

 

 

a doença dos neons n os deixa com marcas brancas, achjo eu.,...

 

a doença do neon, faz com que comecem a ficar transparentes na zona vermelha do corpo.

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Decididamente isso foi algo na água da TPA! Veio de onde? directamente da torneira? estava a repousar? podes dizer?

 

A malta muitas vezes esquece-se que a água é aquele recurso natural transparente mas que mesmo na sua transparência pode transportar quer algo químico, quer bacteriológico que pode ser nocivo tanto para nós humanos como para os nosso amigos peixes...

 

:lol:

 

Mas convinha mesmo descobrir o que foi ao certo para não voltar a acontecer ...

 

Abraços

 

Dom

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas opiniões mas duvido que tenha sido alguma coisa na água porque no aqua de cima também fiz uma TPA e tudo ficou bem!!!

 

A água é directamente da torneira somente tenho o cuidado de obter uma temp. igual e fazer a água cair de bem alto para libertar o cloro.. cheers

 

É, no entanto de notar que nesse aqua as espécies são muito mais resistentes tubarões martelo, barbos tigre, bótias palhaço, tetras viúva e rosa, santa filomena, platys, corys e plecos.

 

Mas os testes estavam bons (iguais aos do aqua que teve os problemas)

 

Dêm mais opiniões talvez encontre o problema e arranje solução...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi o pH antes era de 6,5-7...

 

Não morreu mais ninguém e os discus estão de novo bastante activos e mais claros. os neons parecem também bons!! e o betta saiu do seu esconderijo cheers

 

mas continuo sem entender!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá pessoal,

scpaulo, o que posso dizer é que deves repousar a água ou por algum anti cloro, jogar ela bem do alto não tira o cloro, em baixas concentrações o cloro não é nocivo aos humanos mas em qualquer quantidade pode ser para os peixes :)

há uma luz no fim do túnel a não ser que esteja apagada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

olá pessoal,  

scpaulo, o que posso dizer é que deves repousar a água ou por algum anti cloro, jogar ela bem do alto não tira o cloro, em baixas concentrações o cloro não é nocivo aos humanos mas em qualquer quantidade pode ser para os peixes

 

Concordo! :):wink:

(Ex-_aNa_)

 

2005111615140doubleposting8kd0.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

explica-me uma coisa então...

na sua casa como é o sistema de encanamento?

digo isso se você tem caixa d'água, ou a água passa só por encanamento, pois dependendo do seu sistema de canos, a água pode ter diferentes teores de cloro, além do mais os dois aquas tem o mesmo layout químico? ph, temperatura, kh, gh, teores de amonia, etc

há uma luz no fim do túnel a não ser que esteja apagada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá yukioo

 

O meu sistema de canos é de inox e a água provém da rede!!!

 

Quanto aos valores de dureza de água não tenho os testes mas sei que a água de Almada não é muito dura aliás dá para ver pela forma como posso lavar a roupa sem usar amaciador e nunca fica "rija" amónia também não tenho mas tenho nitritos e pH

 

E os dois aquas têm apenas diferenças em termos de temperatura mas agora está tudo bem ainda ontem, como tive uma fuga do filtro externo tive que adicionar água e não houve problema nenhum nem em termos de stress dos peixes. O que eu desconfio é que possa também ter sido aquela doença dos tetras cardinais que possa ter contaminado outros peixes!! mas sinceramente é um erro que cometi do qual não consigo aprender nada!! Fico triste normalmente aprende-se sempre qq coisa :wink:

 

Sónia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom o que posso dizer é que ao lavar roupas as quantidades de cloro mínimas para deixar a roupa rija são suficientes pra matar qualquer peixe

sendo assim se a idéia da roupa rija fosse boa certamente esta seria usada como medida para saber os níveis de cloro, isto porque as roupas tem uma interação química simples, já s peixes tem um nível de complexidade muito elevado, e como derrubar cartas de baralho, se voce tirar a carta do monte esta não se altera mas se você fizer um castelo de cartas e tirar uma... :D

há uma luz no fim do túnel a não ser que esteja apagada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tardes,

 

Quanto a mim, isso foi alterações dos parametros de agua causadas pelo cloro, deves sempre ou deixar repousar a agua para k saia o cloro ou pelo menos colocar um produto que te tire o mesmo, pk se a concentração de cloro for elevada não sai apenas pelo facto de cair de um local mais alto.

Tenta sempre antes de colocar a agua(principalmente para os discus isso é prejudicial, ou ate pode nem ser, se tiveres a agua com os mesmos parametros da agua do aquario). Tenta medir a agua da torneira para teres uma ideia das modificações que tens de fazer antes de a colocares no aquario, eu no meu caso coloco a agua depois de colocar o produto que retira o cloro e ate mesmo em termos de ph, ajusto antes ja que a agua da minha zona tem de PH-7,4 e uma elevada concentração de cloro :)

Claro que isso da mais trabalho mas acaba por compensar pk o aqua tem sempre a agua com os mesmos valores.

Não considero o unico metodo, mas so queria mostrar com isto, que com trocas de agua nunca tive problema absolutamente nenhum :)

Tens de confirmar é se isso foi esporadico, pode ter sido um tratamento k tenham feito a agua na tua zona que tivesse algum quimico

 

Cumprimentos e Boa Sorte

Filipe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

POis não sei bem!!!

 

Mas realmente acho que como medida de prevenção adicionar o anti cloro não é mau...

 

O que pode ter acontecido é terem feito algum tratamento à água e... sabe-se lá o que adicionaram!!!!

 

:) Sónia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Sónia

 

Não tirando de parte o questão do cloro, penso que poderá ter havido outra situação.

 

Se o PH era de 6,5 antes da troca de água, e após ela este subiu para 7 e ainda apareceu NO2, então leva-me a pensar que o nivel de NO2 estaria um pouco mais alto.

Se existem Nitritos o mais provavel é existir (NH3 e NH4).

Assim, quando o PH subiu o amoníaco deve ter subido um pouco e começou a intoxicação.

É sabido que os neons são muito frageis á exposição a este composto, assim como os discos.

Por isso e agora que já ultrapassaste a questão, se fosse eu verificava o estado do meu filtro biológico e se fosse o caso aumentaria o seu rendimento.

Outra opção é pores mais plantas.

 

Quando se tem algum problema é importante ter o maior nº de dados possivel e por isso deve-se ter os testes (NH,NO2,NO3,PH,GH,KH).

Só assim poderemos chegar a conclusões sobre o que se passa no aqua.

E não, não é dinheiro mal empregue, pelo menos do meu ponto de vista.

 

Bj e boa sorte

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim sim sim

 

Acho que deve ser qq coisa desse estilo

 

Estou a tentar por mais plantas. acho que é a melhor solução.

 

Estou também a pensar em utilizar CO2 para aumentar a sua actividade mas tenho algum receio... em ""brincar com o pH" mas com calma acho que vou conseguir!! aos poucos para não chocar os peixes!!!

 

Quanto ao filtro acho que está bom e nessa altura também o limpei...

da forma que descrevi no 1º post.

 

E ontem estavam todos os habitantes na melhor forma que eu os conheço :) Quero agora esperar um pouco e no fim de semana adicionar as plantas e o CO2 para que se compensem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais