Iniciante - Preciso de dicas


Zemendes

Recommended Posts

Boas pessoal

Ofereceram-me um aquário à 2 dias atrás, portanto iniciei-me agora neste mundo do qual pouco entendo, mas que tenho muito gosto.

O aquário tem as medidas de  60.4cm x 31cm x 40.2cm.

De momento ainda não coloquei nada dentro do aquário pois me disseram que teria de esperar 15 dias (pois adicionaram um produto que acelera o processo do ciclo de azoto) para poder colocar os peixes, mas tenho lido aqui no fórum que colocar plantas vivas ajuda no processo. O que aconselham?

Tenho duas luzes uma para ligar de dia (a branca) e outra de noite (a roxa). Não sei se é mesmo necessário.

Tenho também uma bomba de ar que penso que ajuda à oxigenação. Corrijam-me se estiver errado.

Deixo abaixo as fotos do filtro e do aquário.

Filtro

Aquário com luz de dia

Aquário com luz de noite

Aquário sem luz

Desde já obrigado pela ajuda

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa luz para a noite não aconselho para além de gastar eletricidade não existe assim tanta luz no fundo de um rio à noite eu aconselho desligar as luzes por completo

Enviado do meu LENNY2 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Zemendes

O filtro e um EHEIM 2217,e muito bom,para esse aquário dá e sobra,a luz que tu chamas de dia fica só com essa,a outra acho que não

e necessária,como também não e necessário a bomba de ar,a não ser que goste de ver subir na coluna de água bolhas, a oxigenação e

feita com a água que sai do filtro.desde que faças mexer a parte de cima da água,esse areão e muito grande,se queres por areão há mais

pequeno, sobre plantas deves colocares bastantes,escolhe plantas de baixa exigência,tens Anubias de vários tamanhos, Fetos de Java,

tens musgo de Java,e outros musgos muito bonitos,olha aqui http://tropica.com/en/plants/ tens muitas por onde escolheres,outra coisa,

o aquário vai ser de água quente,se a sim for,tens que comprares um termoestato para colocares dentro do aquário para aquecer a água

entre os 24 ou 26 graus,olha dá uma leitura por aqui,sobre o ciclo do azoto.

qualquer das maneiras espera por mais opiniões.

Cump: Álvaro Silva

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já te deram umas boas indicações a seguir, mas cá vão mais uns complementos:

-filtro é excelente, enche-o bem só com cerâmicas (stilla de preferência pelo que tenho visto aqui) e lã no topo. Bem cheio para não teres tanto caudal. O in e o out do filtro no mesmo lado de um vidro lateral, tiras a flauta do out e deixas só o cotovelo, tenta que agite um pouco a superfície. O in próximo do fundo, cortas o tubo à medida.

-já tens um substrato preto por baixo das pedras, é fértil? Se for tens que cobrir com um substrato inerte; se for inerte podes deixar só esse e tirar essas pedras, grandes demais para esse serviço.

-plantas todas easy, vê o site da tropica como disse o álvaro

-pedra de ar é para tirares

Boas continuações!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas.

O substrato não tenho a certeza se é fertil ou não. Existe alguma forma de sabê-lo?

Esqueci-me de mencionar senhor Álvaro mas também tenho termóstato, estava escondido com o substrato.

O filtro já vinha bem cheio, penso que com filtros de carbono e sacos com cerâmicas mas não tenho a certeza.

As pedras eram só por decoração, acham que tem problema para o bom funcionamento?

Vou ver o site que me indicaram, pois quero plantas que sejam fáceis de cuidar, pelas minhas inexperiências.

A bomba de ar e a flauta são prejudiciais também?

Obrigado

Cumprimentos

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Zemendes

Se o filtro tiver carvão activado deves tirar-lo,o carvão só serve para quando se faz um tratamento no aquário,e no final coloca-se o carvão durante

umas duas semanas,findo isso retiras o carvão e vai para o lixo, essas pedras do fundo devias retirar,ate porque vai reter muito lixo entre elas,a bomba

não e prejudicial,e só mais uma coisa a gastar electricidade,e a fazer barulho,a flauta também não e prejudicial, apenas quem gosta coloca,quem não

gosta retira-a,sobre a flauta eu sou da opinião contraria do buedamau,como gosto uso-a,precisamente para mexer o topo da água,e eu também tenho

um filtro 2217,como o teu,sou da opinião do buedamau de usares in e o out no mesmo lado de umas das laterais.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na mouche álvaro! No meu aqua, como tenho uma aba na luminária, a saída do cotovelo sem a flauta fica mesmo ao nível da superfície, com alguma agitação. Sempre é menos uma coisa dentro de água :-)

O substrato em princípio é inerte, fica melhor sem as pedras e é mais fácil de sifonar. Podes tentar arranja algumas pedras escuras maiores, xistos por exemplo, se quiseres ter um pouco de hardscape...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas 

Sim as pedras pequenas vou retirar e colocar uma ou outra maior para os peixes terem esconderijos.

Ainda não consegui arranjar forma de prender o in e out no mesmo lado, tenho que tentar ver numa loja alguns tubos rigidos para não baloiçarem dentro do aquário.

Mais uma questão, é possivel colocar no mesmo aquário camaroes ou caracóis e peixes ? Gostava de fazer uma mistura mas não tenho a certeza se poderá resultar.

Quando melhorar o aquário volto a colocar mais fotos.

Obrigado pessoal

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Zemendes

Tu se fores a uma loja de aquáriofilia tens o cotovelo ( inflow) da EHEIM   e tens outflow e flauta, também tens ventosas para os mesmo

tens e que dizer que e para um filtro 2217,Sobre se e possível teres camarões e caracóis e peixes,podes desde que os peixes seijam pequenos

em adultos tudo bem,eu tenho camarões junto com Rasboras Harlequin,tetras Limão,e outros,tudo peixes de porte pequeno,e eles nem toco

nos camarões .

Cump: Álvaro Silva

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.