Filtro DYS para aquário de 300l de discos


reddevil1989

Recommended Posts

Bom dia a todos, eu tenho um aquário de 300l com discos e mais alguns pies de cardume. No aquário tenho um filtro de 2000l/h feito por mim e que funciona bem. Mas com as tubagens e as bengalas o filtro perde alguma potência e parece-me que que para fazer circular a água o filtro tem alguma dificuldade. Para ajudar vou montar um outro filtro que tenho de 600l/h no outro canto do aquário.

Mas como queria solucionar a coisa da maneira mais eficiente possível andei a ver uns filtros e encontrei este de fluval:

https://www.miscota.pt/peixe/fluval/p-115801?r=15561102148&gclid=Cj0KCQiAw9nUBRCTARIsAG11eier_6edkU3Ksbf2GzvDaf7_mi_bDh3MkBcf3246Lveccy5bsEGTBAoaAsQvEALw_wcB&gclsrc=aw.ds

Achei este filtro uma obra prima pois ajuda com muitas coisa no aquário como os TPA's  e o aspirar do fundo do aquário. Mas só tem para aquários a partir de 1000l, logo não dá para o meu.

Então o que é que eu estava a pensa. Montar um filtro novo com uma capacidade de +/-20l e colocar duas bombas dentro do filtro onde cada bomba ia mandara a água para um dos cantos da parte de traz do aquário. Ou seja era como ter os dois filtros num só, e colocar uma torneira em baixo com tem o da fluval para me ajudar com a manutenção do aquário.

Qual a minha dúvida. Devo colocar no novo filtro duas bombas de 1000l/h ou uma de 2000l/h o outra de 1000l/h? Ou esta ideia não será exequível? Será que coma as duas bombas não vou criar circulação a mais na água para os discos?

 

cumprimentos

 

Manuel Rodrifgues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes perfeitamente usar este filtro no teu aquario, a força da agua pode ser bem distribuida e os discus nao vao ter qualquer stress com isso, 

este filtro é até 1000litros, nao a partir de 1000litros

 

 

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado. Como seria isso de bem distribuída a força da água? Como o filtro só tem uma entrada e uma saída não estou a perceber muito bem isso.

Será que então posso regular o caudal com as torneiras de entrada e saída?

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes colocar um Y e distrubuir a agua por dois sitios, e podess fazer o mesmo com a parte da sucção......

um sugador de cada lado do aquario ligados por um Y antes de entrar no filtro ......

 

nao te recomendo a estrangulares o caudal, pois a longo, medio prazo vais causar danos ao rotor.....

 

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a perceber. As minhas bengalas são de vidro para se verem menos, sendo assim colocaria dois Y um na entrada e outro na saída e metia uma tubagem para cada canto do aquário cada qual com a sau entrada e a sua saída. O que me diz?

 

E onde posso encontrar esses Y?

 

Cumps

Editado por reddevil1989
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma coisa, quantos discos posso por num aquário de 300l? Neste momento tenho 6, 4 mais crescidos e 2 mais juvenis. 

 

Já agora como vão os seus discos? Eu à muito tempo cheguei a ir ai velos quando o Paulo Vieira abreu a primeira loja dele. Na altura até me deu um ancistros do que tinha no seu aquário. Não sei se ainda se lembra.

 

Cumps

 

Manuel Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais