bombas de fundo dos barcos para circulaçao de agua


Recommended Posts

tenho uma duvida em relação à utilização de bombas de fundo que sao utilizadas em barcos.

 

chama-se bomba de fundo apenas porque ficam situadas no fundo das embarcaçoes no caso de elas meterem agua, e impedirem um naufrágio.

 

como elas sao super potentes a nivel de litragem (tive a ver uma de 40.000 lts/h, mas tambem as ha menos e mais potentes), e logicamente pensei logo que a poderia utilizar no aquario :o para fazer circulacao de agua. sendo elas apropriadas para agua salgada à partida posso meter uma dessas no meu novo aqua.

tem é de ser alimentadas a 12volts...mas isso tambem nao é problema.

 

a duvida que tenho é na fiabilidade delas.

ja alguem as usou?

 

P.S. uma de 40000Lts/h custa perto de 200 euros :o

 

obg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

 

Depende da liga metálica de que for feita... Se for um aço inoxidavel tipo 316, é capaz de não haver grande problema, apesar de mesmo assim não ser garantido que não seja toxica.

Se for alguma liga nautica de cobre, era a morte de todos os inverts...

 

O problema com o uso de equipamento nautico em aquários, é que este tá feito para resistir à corrosão, não para ser amigo do ambiente, especialmente um ambiente fechado...

 

Antes de experimentares, convem descobrires de que material é feita a bomba e se é reefsafe.

 

Cumps

DIY or die trying

 

SUMP é bom! Fazem-se projectos ao desafio para quem diz que não pode ter SUMP :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Não conheço as bombas em questão mas aposto que terão na sua composição alguns elementos feitos de cobre o que só por si é muito prejudicial para o aqua de recife!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Já experimentei diversos tipos de bombas de aplicações até para ácido sulfúrico e de acordo com os resultados não aconselho nenhuma delas.

 

Elas não são feitas para aguentar trabalhar 24 horas por dia com água salgada. O rolamento interior vai à vida entre 2 a 6 meses e tens o quadro eléctrico de casa a disparar todas as noites (Estas coisas só parecem acontecer à noite) com fugas à terra.

 

Embora o preço seja inferior compensa com o tempo e número de bombas gastas usar uma própria para aquariofilia. Existem bombas mesmo cá em Portugal para litragens até 14000 litros/h. Acima disso aconselho ver bombas externas mas com a resolva que o interior seja em PVC ou polipropileno. A diferença é fácilmente visível no preço.

 

Um abraço,

Brian

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

de salgados não percebo nada, mas de bombas de fundo percebo alguma coisa.

 

Como foi dito, apesar da darem uma boa litragem, elas não aguentam muito tempo se ficarem 24h a trabalhar, pois foram destinadas a tirar uma boa litragem em pouco tempo, mas não durante dias a fio.

Em relação é poluição, é claro que poluem e olhos vistos...

 

Aconselho a comprar uma bomba propria para o efeito.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais