População para Reef


suPafIsH

Recommended Posts

Boas...

 

Bem, estou com uma duvida que muitos de nós ja devemos ter tido, quantos peixe devo por?

Ora bem o meu aquario tem 220L + 120L da sump. Eu estava a pensar em por os seguintes peixes:

 

1 x Tang (Yelow, ou Xanthurus, ou Hepatus)

1 x Centropyge loricula

1 x Gobiodon citrinus

1 x Nemateleotris magnifica e Nemateleotris decora

2 x Amphiprion perideraion

2 x Amphiprion ocellaris

 

Destes ja tenho 1 ocellaris e 1 nemateleotris magnifica.

Estou a exagerar? :lol::oops::lol:

 

Espero por respostas. 8)

 

Cumpts

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Duarte,

 

Se optares pelo Zebrassoma xanthurum atenção que este por ser um peixe extremamente agressivo deve ser o último a entrar. 2 casais de palhaços não me parece boa ideia. Se tens um ocellaris tenta adicionar outro de menores dimensões. Quanto aos Nemateleotris atenção que eles saltam do aquário.

 

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo!!!

 

Em relação ao xanthurum se optar por ele com certeza que o irei meter no fim :D :D .

Quanto aos nemateleotris ja estou apar das suas acrobacias!!! :lol::lol: E como tal ja me informei do genero de salto... e com tdas as pessoas que falei dizem-me smp que estes saltam nos cantos do aqua, portanto não ha problema pq o meu akua tem travamentos tipo esquadria...

Agora e por fim a pergunta. Porque não ter dois casais de especies diferentes de palhaços???

 

Fico a Aguardar

 

Um Abraço Ricardo

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque os palhaços são peixes terriotoriais não tolerando a presença de congéneres num espaço limitado. A melhor companhia para um palhaço é outro palhaço da mesma espécie, com alguma sorte no futuro formarão um casal e começam a fazer posturas como tem acontecido a vários membros aqui do fórum.

 

No meu aq. de 720l tenho 2 casais de palhaços, curiosamente A. percula e A. perideraion, as fêmeas de cada casal estão sempre com pequenas guerras e afrontamentos.

 

Boa sorte para as tuas escolhas,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

quando me meti em agua salgada, ja lá vão uns que ? 7 anos ? comprei uma donzela preta que foi o meu primiero peixe. depois de acabar definitivamente o ciclo, os meus peixes seguintes foram um zebrasoma desjardin e um zebrasoma xanthurum.

 

O Xantrhurum ainda é vivo hoje, sobreviveu a muita coisa, alimenta-se muito bem , super super resistente a doenças, ja viveu em 3 aquarios ( 1,30m , 1,50 e agora 1,90m ) com os seguintes "primos" :

 

A. Leucosternon

A. Sohal

A. Lineatus

Z. Desjardin

Z. Flavecens

 

Com tentou por-se como dominante, sendo o unico que não consegiu fazer "farinha" como se costuma dizer foi com o Sohal.

 

Ultimamente, mas em medida preventiva, fui viver para fora e para deixar o aquario com o minimo de problemas, deixei só um peixe ( o desjardin morreu-me à uns meses com 6 anos e meio ) no aquario. O xanthurum.

 

Agora, para introduzir peixes novos, é um pincel - ele já altamente territorial, mas deixa-lo ficar 6 meses num aquario só para ele, agora é um 31 para mater lá qualquer, até a minha mão.

 

O xanthurum é um peixe espetacular . atendendo ao tamanho que por vezes vejo nas lojas, enormessssssssssss, e vendo o tamanho do meu que tem 7 ou 8 anos, vejo que o meu ainda tem muito para crescer - está muito "musculado" ( se é que isto se aplica a um peixe ) , muito forte, mas não está muito grande - sinal que ainda está para as curvas :)

 

Como disse, é muito bonito. Mas em 220lts de agua e se estas a pensar meter mais alguma cirugião, vai dar problemas na certa. Das duas uma ( o Xanthurum não apresenta problemas com especies interespecificos - ou seja, de outras especies, embora o meu andou uma semana à tareia a um chelmon rostratos q lá meti ) ou retiras o xanthurum da lista ou fazes-o como o unico cirurgião do teu aquario ( a minha aposta como sendo melhor - varios cirurgiões em 220lts é pouco a meu ver )

 

Peço-te é para não ires para Lineatus, Sohal, ou outros acanturideos e/ou nasos que esse aquario é muito pequeno para eles.

 

 

Abraço

Gonçalo Proença

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas....

 

Tens tda a razão gonçalo! Nc me passaria pela cabeça por dois cirugiões no meu aqua... A minha duvida é a apenas qual deles escolher visto serem tdos mto bonitos!!

Quanto aos outros tb nc foram minha opçaõ por serem demasiado grandes para o meu aqua!

 

Cumpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais