doenças da oreochromis niloticus


yukioo

Recommended Posts

gostaria de saber com alguns dos grandes mestres "portugas" mais sobre tal espécie, mais no tocante às doenças, que tipos de doenças podem afetá-lo, sem afetar (matar) os demais peixes (caracídeos), e os ciclídeos americanos, qual seria o dano ambiental que uma doença de aquário pode causar no ambiente natural, em termos de animais da fauna brasileira, pois minha razão é a seguinte: preciso de ajuda para combater tilápias num lago da região, elas se alastram de forma terrível, competindo por espaço, oxigênio, comida, literalmente :arrow: e-x-t-e-r-m-i-n-a-n-d-o :arrow: outras espécies de peixes causando desequilíbrio de fauna e flora...

 

 

 

 

 

 

 

:arrow: rreupi miiiiiiiiiiiii :arrow:

há uma luz no fim do túnel a não ser que esteja apagada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não sou nenhum mestre em tilápias, mas mesmo assim penso que o melhor a fazer é mesmo agarrares na cana de pesca :lol:

Estar a exterminar os peixes com um composto quimico qualquer, alé de não achar correto vai afectar os outros todos já que as tilapias são geralmente um peixe muito resistente.

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o Joalmag! Do ponto de vista quimico é dificil arranjar um composto toxico apenas para as tilapias! E qualquer coisa que mate tilapias vai matar tudo o resto!!!

Algo bioquimico...é tb um risco muito grande pois mesmo que descubrisses uma doença que só afectasse as tilapias corres um risco muito grande em liberta-la para o meio ambiente. Pois muito provavelmente adaptar-se-ia aos outros peixes. Ainda tens outro problema que é se materes uma grande quantidade de tilapias vais ter muitas carcaças em decomposição ao mesmo tempo e isso acabaria por matar toda a fauna!!! O melhor será sempre um metodo fisico!!! a cana de pesca do Joalmag não me parece ser uma má ideia e ainda podes vender o peixe!!!! :lol: Outras alternativa é usares "ratoeiras" com engodo! No entanto estas não são soluções a curto prazo! Só te permitem controlar o numero de peixes e manter a população baixa!!!

 

Boa sorte,

Biochemist

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No caso das restantes espécies serem mais pequenas do que as Tilápias, o lago pode ser "varrido" com uma rede cuja malha permita a fuga das outras espécies e a captura das Tilápias. Se usares a cana de pesca, o tamanho do anzol deve obedecer ao princípio acima indicado.

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi, Yukioo

Tu sem tens uma alternativa para controlar essa praga.

Para controlares a população dessas Tilapias sem afectar os outros habitantes terás de captura-los. Para isso deves usar armadilhas tipo “covo”, basicamente é uma armadilha do tipo que é utilizada na pesca da lagosta, e deves usar como isco papaia bem madura, tu estás a teclar do Brasil, certo, portanto não deve ser difícil arranjar papaia.

Pelo que eu já vi noutros locais, deste planeta onde esse peixinho foi erradamente introduzido, as Tilapias adultas adoram papaia, mas o problema maior estás nos juvenis, pois esses, ao contrário dos adultos que são praticamente vegetarianas a 90%, eles são predadores e não perdem uma oportunidade de comer um alevin de outra espécie que lhes passe à frente.

Como já deves ter te apercebido não vai ser fácil acabar com eles, mas com alguma paciência podes reduzir e controlar o seu numero.

Boa sorte para a pescaria.

Fica bem

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é, realmente, todas as dicas são interessantíssimas, mas estive pensando mais a respeito e pensei: se pudesse tornar alguns machos inférteis, introduzi-los no lago estes abririam competição com os machos locais e se caso tentem reproduzir os ovos se tornarão inférteis. mas o grande problema é o ritual de acasalamento talvez a infertilidade possa trazer problemas no ritual, aliás como é este ritual???Alguém sabe? ? ?

há uma luz no fim do túnel a não ser que esteja apagada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais