Ajuda problemas com discos


jbl-00

Recommended Posts

Olá a todos

 

Peço desculpa colocar este post aqui mas não consigo coloca-lo no dos discus. Se o moderador achar que deve ser mudado não há problema.

 

Aquario recentemente montado mais ou menos 3 meses, mas com água e filtros já ciclados de à uns anos. O Aquario teve uma fuga e foi desmontado para reparar.

 

Passo a explicar

 

Aquário de 300 lts 150 x 50 x 40, penso que terá 250 litros reais de água.

 

2 filtros - 1 fluval fx5 e eheim profissional II ambos com cerâmicas e lã.

 

iluminação - lâmpadas flurescentes t8 com 120 cm. 3 com 4000 k e 2 de 6500 k. estão ligadas 7 horas sendo que 1 de 4000k liga primeiro, a seguir 1 de 4000 e 6500 2 horas depois e por ultimo 1 de 4000k e 6500 durante 2 horas. depois apagam de forma inversa.

 

Substrato fértil - decidi experimentar humos de minhoca. depois de tratado coloquei uma camada de mais ou menos 1 cm no fundo.

 

Substrato inerte - mistura de areão sendo maioritariamente basalto preto. faz uma rampa sendo que começa com 3cm à frente e acaba com 5 -6 cm atrás.

 

2 troncos - um que não sei a origem já o tenho a muitos anos, um de videira e algumas rochas.

 

Plantas - Para já são maioritariamente anubias agarradas aos troncos e às rochas, tenho outras que agora não me recordo o nome mas são plantadas no substrato.

 

1/2 côco.

 

Água

 

Temperatura de 28 ºc

 

ph- 6.8

no3 - 4

no2 -0

gh - 3

kh - 4

po4 - 1 por vezes 1.5 mg/l

 

Fauna

 

30 neons ( inesi, chineses, pretos )

2 ancistrus albinos

11 rasboras arlequim

4 otoafinis

1 casal ramiresi german blue

1 casal ramiresi electric blue

3 raposa voadoras

4 danios

1 coridora albina

 

Alguma desta fauna já a tinha quando o aquario teve a fuga.

 

Recentemente 3 discus - 1 marlboro white, 1 pigeon e 1 blue diamond

 

O problema

 

Coloquei os discos à 4 dias, no dia em que os coloquei, o blue Diamond interessou-se pela comida flocos de spirulina da ocean nutricion e granulado para discus da JBL a petiscar no fundo. o pigeon interessou-se por granulado da SERA, o Marlboro nada de comer.

 

Nos dias a seguir até hoje nenhum deles se interessou por comida, ficando apáticos junto aos cantos quer em baixo quer em cima mudando de lado de vez em quando.

 

Ontem achando eu que o blue Diamond tinha uma coloração diferente, mais escura e analizando os parâmetros verifiquei que o po4 era de 1.5 mg/L, fiz uma tap de 160 litros, com limpeza do filtro fluval (a lã estava muito suja, e verificação do eheim), no final da tap ficou em 0.5.

 

Hoje ao fim do dia não se interessaram pela comida e estranhando a situação fui testar os valores o po4 estava com o valor um pouco superior a 1 mg/L.

 

Toda a outra fauna está a comer bem, quer os flocos spirulina OCEAN quer o granulado, tanto da JBL, SERA e OCEAN.

 

Pergunto:

 

O po4 será muito alto para os discus e por isso não reagem?

 

Porque é que o po4 subiu tanto em 24 horas? Será do humos de minhoca?

 

Alguem mais entendido pode dar umas dicas?

 

Obrigado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...