Nelson Nuno Publicado Junho 13, 2005 Publicado Junho 13, 2005 Reparei há cerca de 2 horas que um dos meus Barbos Cereja está a nadar ao contrário, ou seja, de barriga para cima... Alguém sabe qual poderá ser a causa? Agradecia qualquer ajuda. Cumprimentos.
Smaug Publicado: Junho 13, 2005 Publicado: Junho 13, 2005 loucura, psicose grave ou depressão... agora a sério: provavelmente danos na bexiga natatória o que não é nada bom "Ei! Curti mesmo esta mensagem! acho que vou já a correr ver o blog deste tipo!" Sim é verdade, eu leio a mente via internet: http://odeiooze.blogspot.com
Nelson Nuno Publicado: Junho 13, 2005 Autor Publicado: Junho 13, 2005 ... Esses danos podem ser provocados por mordidelas de outros peixes...?
Nelson Nuno Publicado: Junho 13, 2005 Autor Publicado: Junho 13, 2005 O Barbo já morreu... Aconteceu tudo em menos de 3 horas...
nunomiguel Publicado: Junho 13, 2005 Publicado: Junho 13, 2005 ... Esses danos podem ser provocados por mordidelas de outros peixes...? Não... normalmente é provocado por infecções internas. Cumprimentos, Nuno
Nelson Nuno Publicado: Junho 17, 2005 Autor Publicado: Junho 17, 2005 Quais são as possíveis causas dessas infecções internas? Elevadas concentrações de nitratos podem contribuir para isso? Cumprimentos.
nunomiguel Publicado: Junho 18, 2005 Publicado: Junho 18, 2005 Elevadas concentrações de nitratos podem contribuir para isso? Directamente não... Excesso de nitrato pode levar a outros problemas (irritação "na pele", problemas respiratórios, etc). O valor de nitratos não deve ser muito elevado nem os peixes devem estar muito tempo em água com nitratos elevados. O que pode acontecer é, devido a isso, o peixe "não se sentir bem no aquário", fica mais fragilizado e, aí sim, as bactérias podem atacar (estamos a falar em níveis elevados de nitratos). Para removeres os nitratos tens de fazer trocas de água. Quais são as possíveis causas dessas infecções internas? O mais comum é a má qualidade da água e alimentação incorrecta ou pouco variada. Normalmente as doenças bacterianas aparecem e atacam os peixes mais fragilizados. Cumprimentos, Nuno
Nelson Nuno Publicado: Junho 18, 2005 Autor Publicado: Junho 18, 2005 Obrigado Nuno. É que ontem ao fim do dia morreu um Néon com os mesmos sintomas do Barbo Cereja. O único parâmetro do meu aquário que está claramente elevado são os nitratos. O amoniaco e os nitritos estão a zero. Por isso, procurei fazer essa relação. Ontem já fiz uma TPA de 20%. Hoje vou fazer outra... Acho que o nível elevado de nitratos é devido ao substrato... Não vejo outra explicação. Quanto à alimentação, penso que é variada. Dou-lhes, flocos (Tetra Menu), Tubifex, Artémia Salina e Larvas Vermelhas (estes são da Sera). Mas se houver conselhos... Cumprimentos.
nunomiguel Publicado: Junho 19, 2005 Publicado: Junho 19, 2005 Quanto à alimentação, penso que é variada. Dou-lhes, flocos (Tetra Menu), Tubifex, Artémia Salina e Larvas Vermelhas (estes são da Sera). Mas se houver conselhos... A alimentação parece-me bem. :D Ontem já fiz uma TPA de 20%. Hoje vou fazer outra... Acho que o nível elevado de nitratos é devido ao substrato... Não vejo outra explicação. Tens de aumentar a quantidade de areia por cima do substrato. Convém ser areia fina para evitar que escapem nutrientes para a coluna de água... Também depende do que estejas a considerar exagerado. :D Cumprimentos, Nuno
Nelson Nuno Publicado: Junho 21, 2005 Autor Publicado: Junho 21, 2005 Estive a fazer umas pesquisas e li que os danos na bexiga natatória também podem ser causados por lutas, mordidelas... Cumprimentos.
Recommended Posts