Ar no Filtro Externo


Recommended Posts

Oi pessoal,

 

Tenho um filtro Heim 2213 que funciona à cerca de 2 anos, sem problemas.

De algum tempo para cá, este tem apresentado um ruído fora do normal. Após análise verifiquei que era resultante da existência de ar no seu interior. Retiro o ar existente e o seu funcionamento volta ao normal.

O estranho é que, após algumas horas (1 ou 2) de funcionamento volta a existir ar no seu interior.

Já adquiri uma borracha vedante nova, um rotor novo, substitui todas as mangueiras, verifiquei uniões, etc., e não consigo obter resposta para tal.

Será produzido pelas bactérias ou algas existentes no seu interior? Se sim, poquê só agora?

 

Peço ajuda, pois já nem consigo dormir com o ruido do filtro!

Cumprimentos,

 

_______________

Joaquim Vicente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quais são as matérias filtrantes que tens dentro do filtro? Quanto só se tem esponjas em vez de uma combinação de esponjas/material ceramico há tendencias para que o filtro produza barulho.

 

Só consegui acabar com esse problema, seguindo os seguintes passos:

1. Substitui as esponjas por material ceramico, só inserindo uma esponja.

2. Limpei todas as mangueiras, junções e torneiras.

3. Limpei a turbina

 

NOTA: Realizei estas operações à 7 meses e desde lá nunca mais tive esse problema.

In a world without walls and fences, who needs WINDOWS and GATES.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Até este fim de semana as matérias filtrantes eram:

(de baixo para cima)

- Ehfimech

- Esponja

- Ehfisubstrat

- Lã Sintética

 

Neste fim de semana retirei o Efisubstrat pois estava muito velho e "partido", obstruindo a passagem da água. Adicionei mais Ehfimech e 2 esponjas. Retirei tambem a Lã Sintética.

Notei melhorias no seu funcionamento, mas ainda não está resolvido o problema.

Hoje vou comprar mais Ehfimech e retirar 2 esponjas, deixando apenas uma. Depois eu relato o resultado.

Cumprimentos,

 

_______________

Joaquim Vicente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Provavelmente o problema está em teres demasiadas esponjas no teu filtro o que provoca um maior esforço no motor e em consequencia de tudo isso, o aumento do barulho.

 

Eu tive o meu canister somente com esponjas practicamente durante um ano e notei o aumento gradual de barulho; por ter o canister no quarto, esse barulho começou a tornar-se insuportável, principalmente à noite.

 

Decidi então colocar os diversos elementos da seguinte forma:

 

faff6ce6.jpg

 

Desde então desapareceu por completo qualquer tipo de barulho, sendo que é necessário fazer a substituição da camada " fine filter pad/EHFISYNTH" (lã sintética) e uma limpeza geral a todos os elementos cada 2 meses

 

NOTA: Onde diz "Coarse filter pad", coloquei uma esponja (apenas uma)

 

Espero ter ajudado.

In a world without walls and fences, who needs WINDOWS and GATES.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem-me pelo atrazo mas só hoje tive acesso à internet.

Finalmente consegui resolver o meu problema :) . De facto o filtro estava muito carregado de elementos que não premitiam a livre circulação de água. Ao aliviar as matérias filtrantes e reduzindo o comprimento das mangueiras aumentei a rentabilidade do filtro, justificado pelo débito actual (muito maior) e sem esforço (menos barulho).

 

Quero deixar os meus sinceros agradecimentos ao Madiques e em geral ao Forum. Sem este, o meu gosto pelos aquários já tinha sído!

Cumprimentos,

 

_______________

Joaquim Vicente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.