restart


fixeLx

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Depois de uma falsa partida com muito experimentalismo e pouca informação, muito dinheiro gasto em n kits de teste, duas tentativas frustradas de fazer um tapete bonitinho como vemos em muitas imagens da net, um surto de diatomaceas interminável e várias plantas mortas, decidi fazer um re-start ao aquário e tentar começar de novo com mais cuidado e algum critério.

 

Tenho lido muita coisa aqui e ali e continuo algo confuso relativamente a vários pontos para os quais pedia a vossa ajuda:

 

- Num dos "posts" da Green Machine eles é dizem que usam os produtos da Trópica. Eu gosto da trópica pois as coisas estão bem documentadas e parece fácil fazer uma rotina simples de fertilização. No entanto pereceu-me, pelas descrições, que estes não contêm potássio ... é assim? É necessário adicionar ou não? No método dos "Prós" (o da estimativa) a base é o NKP...

 

- Tenho CO2 pressurizado da TMC. Devo cancelar o fluxo à noite ou não; já li de tudo e o seu contrário.

(já agora, o sistema TMC parece-me fraco pois é difícil de regular o fluxo e a válvula é má pois já várias vezes deixou entrar água quando tive de cortar o CO2. Valerá pena mudar para o da Trópica? Alguém sabe?)

 

- Adicionar Carbono líquido: Sim ou não e qual deve ser o critério? Vale a pena comprar o "drop-checker?"

 

- Na minha nova configuração tenho declives bem altos (quase um palmo do fundo). Aí devo adicionar fertilizantes no substrato?

 

Conf: 60L, 50W LED, Eihem Ecco-pro (externo), CO2 press TMC. No início adicionei um solo de que já não me lembro o nome (cerca de 1 cm no fundo) e sobre ele o substrato da JBL. Temp 26º C; Peixes - 16 Tetras de 2 espécies, 2 Amanos. Plantas: umas quantas salvas da primeira tentativa, e estou agora a planear usar quase só a gama "easy" da Trópica.

 

Desculpem tanta coisa de uma só leva... mas fico assim apresentado!

 

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, aqui vou eu dizer umas parvoíces...

 

Se não sabes o solo fértil que colocaste, eu também não.

50W na minha opinião chega e sobra; se prestarem.

Eu tenho 24W num aquário 65x35x35.

O CO2 deve ser ligado antes da luz acender e desligado antes desta apagar.

Um bom difusor faz diferença assim como uma adequada circulação da água.

Eu utilizo duas válvulas anti-retorno (custam menos do que uma botija de CO2).

Quanto ao CO líquido, utilizo meia tampa por semana de Excel. Mal não faz, e bem pode ser que faça.

Claro que é preciso ter um drop checker.

 

Cumprimentos,

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas parvoíces.

Vai-se sempre aprendendo alguma coisa!

Sim é o fertilizante da trópica anunciado como tendo N e P (verde).

Sobre o solo, sim é parvoíce minha. Quando comecei isto tudo, já lá vão uns meses, não fazia ideia do que era uma aquário plantado. Fui a uma loja e deixei que me carregassem a mala :)! Só com o tempo é que comecei a procurar coisas e o primeiro que me apareceu foi o James Findley da GreenMachine que me marcou completamente. Fiquei fascinado, mas, entretanto, já tinha feito muita asneira. Agora espero recuperar...

 

Ainda sobre o CO2 tenho dúvidas sobre a colocação do difusor. Eu tenho o aquário na posição mais normal contra a parede (ele é 50x35x35) e com entradas e saídas do filtro na parte de trás e o difusor a meio. Quase sempre as bolhas sobem e acumulam-se na superfície (ou seja, dá-me a ideia que parte se perde para o exterior...). Já vi um esquema em que colocam o difusor logo em baixo da entrada do filtro ou no lado oposto à saída (para forçar as bolhas a descer e propagarem-se no interior...). Os aquários da ADA aparecem com as entradas e saídas dos filtro lado a lado na parte lateral. Mas essa disposição é-me impossível...

alguma ideia? alguma opinião?

 

Muito obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Depois de uma falsa partida com muito experimentalismo e pouca informação, muito dinheiro gasto em n kits de teste, duas tentativas frustradas de fazer um tapete bonitinho como vemos em muitas imagens da net, um surto de diatomaceas interminável e várias plantas mortas, decidi fazer um re-start ao aquário e tentar começar de novo com mais cuidado e algum critério.

 

Tenho lido muita coisa aqui e ali e continuo algo confuso relativamente a vários pontos para os quais pedia a vossa ajuda:

 

- Num dos "posts" da Green Machine eles é dizem que usam os produtos da Trópica. Eu gosto da trópica pois as coisas estão bem documentadas e parece fácil fazer uma rotina simples de fertilização. No entanto pereceu-me, pelas descrições, que estes não contêm potássio ... é assim? É necessário adicionar ou não? No método dos "Prós" (o da estimativa) a base é o NKP...

 

- Tenho CO2 pressurizado da TMC. Devo cancelar o fluxo à noite ou não; já li de tudo e o seu contrário.

(já agora, o sistema TMC parece-me fraco pois é difícil de regular o fluxo e a válvula é má pois já várias vezes deixou entrar água quando tive de cortar o CO2. Valerá pena mudar para o da Trópica? Alguém sabe?)

 

- Adicionar Carbono líquido: Sim ou não e qual deve ser o critério? Vale a pena comprar o "drop-checker?"

 

- Na minha nova configuração tenho declives bem altos (quase um palmo do fundo). Aí devo adicionar fertilizantes no substrato?

 

Conf: 60L, 50W LED, Eihem Ecco-pro (externo), CO2 press TMC. No início adicionei um solo de que já não me lembro o nome (cerca de 1 cm no fundo) e sobre ele o substrato da JBL. Temp 26º C; Peixes - 16 Tetras de 2 espécies, 2 Amanos. Plantas: umas quantas salvas da primeira tentativa, e estou agora a planear usar quase só a gama "easy" da Trópica.

 

Desculpem tanta coisa de uma só leva... mas fico assim apresentado!

 

 

 

 

 

 

 

 

Boas, mesmo não tento muita experiência vou-te deixar o meu contributo.

 

1º O fertilizante Tropica Specialized é um fertilizante completo contendo macros e micros, ou seja não tens necessidade de usar qualquer outro tipo de fertilizante a não ser este, no entanto dependendo da quantidade de plantas que tenhas o mais comum é que tenhas de duplicar ou até mesmo triplicar a dose recomendada pelo mesmo.

 

2º Em relação ao que te aconteceu com o sistema de co2 é a falta de uma válvula anti retorno, ou se a tens a mesma deverá ser colocada antes do conta bolhas, caso também não tenhas conta bolhas deverás colocar a válvula a seguir ao redutor. Sugiro que também adquiras uma válvula de ajuste fino para que consigas regular o fluxo com alguma precisão, uma vez que o co2 é uma das coisas num aquario que se quer bem afinado.

O tempo que o co2 deve estar ligado já o nosso amigo José te explicou, só acrescentar que quando as luzes ligam o drop checker já deverá estar verde claro e para isso acontecer o co2 deve ser ligado 1 ou 2 horas antes das luzes ligarem.

 

3º A colocação do difusor deverá ser numa parte do aquario em que apanhe uma corrente descendente de maneira a que force as bolhas libertadas a permaneceram o mais possível dentro de agua, desta forma garantes uma maior diluição do co2.

 

Creio que isto responde ás tuas duvidas

 

Cumprimentos

 

Nuno C.

Editado por Nuno C.
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado.

 

Eu entretanto tinha escrito para a Tropica e eles enviaram-me a composição (não sei como pôr isso aqui, mas se me indicarem ponho). Na verdade ambos são iguais com a diferença no N e P (o K existem em ambos). Eu reli a informação que eles têm na página e isso não é assim tão claro. Fica mais claro quando se lê a rotina semanal que eles propõem. Na descrição parece que eles são complementares....

 

Sobre a colocação do difusor, é experimentar então eu queria-o menos visível mas paciência!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.