Peixe beta com barbatanas a perder a cor


Recommended Posts

Boa tarde, tenho um peixe beta HF há sensivelmente 2 anos, mas nas últimas duas semanas, começou a perder a cor das barbatanas de forma gradual e nos últimos dias tem-se acentuado a descoloração. O betta estava num aquário comunitário de 80L, em que nenhum dos restantes habitantes mostra os sintomas deste.

 

Setup aquário

 

80L - Densamente plantado - com adição de co2 e fertilização E.I

filtro einheim 2213 (com matéria filtrante equo)

Iluminação de média a forte - calhas led 6500K (4950Lumens)

 

Parâmetros aqua

 

Temp= 27º

Kh=1

PH=6.4

NH3=0

No2=0

 

Neste momento encontra-se em quarentena há 1 semana num aqua de 15l com 50% da agua do aquário comunitário+50% de agua da torneira (acondicionada com seachem prime), ja realizei tratamentos com esha 2000, exit e sal e nada de melhoras, alimenta-se (bloodworms (descongelados), tropical colore da equo e comida bettas dajana - tento variar a comida) e interage, mas continua a perder a cor.

 

De referir que o ph subiu um pouco no aqua de quarentena, para 6.8, os restantes parâmetros encontram-se estabilizados.

 

Se alguém me pudesse dar uma ajuda/aconselhamento, ficaria grato.

 

2qmoiom.jpg

 

 

8waxkn.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez eu esteja a falhar alguma coisa, mas como é que consegues ter um aquário densamente plantado com nitratos a zero?

Recentemente fizeste alguma alteração no aquário?

 

Cumprimentos,

 

Josê

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiz um grande remodelação no aquário, há sensivelmente 2 meses, mas apenas nas últimas 2 semanas apresentou os sintomas.

 

 

Os nitratos (No3) estão nos 10mg/l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aumentaste muito a luz?

O pH alterou de repente?

Todavia se está a 6,4 acho que não é por aí

A luz mantêm-se, foto período de 7h.

O ph tem tido oscilações, ainda ando a tentar acertar devidamente a injecção de co2 pressurizado e como tenho o valor de KH (1) baixo tem-me provocado essa oscilações (6-6.4), mas não noto alteração em mais nenhum dos outros inquilinos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

A principal causa dele estar assim é de velhice, pois o tens mantido numa temperatura alta(acelera o metabolismo deles, esperança média de vida de um betta em excelentes condições é de 4/5 anos), a temperatura ideal para os bettas é de 25º, 27º só deve ser mantido na altura de reprodução, tal como o ph, os bettas preferem um ph nulo ou um pouco alcalino, a rondar os 7/7.5.

 

Outra coisa, nas pontas das barbatanas e na cauda não notas uns vasos sanguíneos que parecem que rebentaram? Nas fotos não se percebe muito bem, mas parece-me que na cauda está assim, a principal causa disso é água com ph ácido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Nos bettas chama-se de "linhagem" Bringer, no caso do Paulo, a raça é "Betta Splenders" e a linhagem é "HalfMoon".

Quanto ao Ph ideal entre linhagens, nunca ouvi falar, já ouvi falar entre um betta de linhagem e um betta comum, o qual o betta comum(exemplar cuja linhagem não é uma única/genes de várias linhagens) é mais resistente e aguentará melhor uma variação de parâmetros da água.

Mas posso estar enganado e até mesmo com "falta de informação" acerca disso :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Estás correcto no que dizes, só que as raças que lá aparecem são as selvagens, não a criada em cativeiro, as selvagens requerem outros parâmetros de água, enquanto que a raça de cativeiro(a betta splenders) requer os mesmos parâmetros para todas as linhagens(HalfMoon, SuperDelta, VeiTail, CrownTail, etc).

Fui lá dar uma pesquisa e a única proveniente de Betta Splenders que lá aparece é a Imbellis, uma espécie selvagem proveniente de exemplares de cativeiro que foram libertadas na natureza(no Brasil há a espécie Imbellis que foi introduzida lá dessa forma para controlar o mosquito do dengue).

 

Para teres uma ideia sobre as raças do Betta, apenas o Betta Splenders(a raça criada em cativeiro) é que tem as famosas cores exuberantes e as barbatanas grandes, na natureza eles tem barbatanas pequenas e cores mais "mortas"(salvo uma ou outra raça devido à localização/biótopo).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais