Iniciado - 1 aquário RIO 400 (450L) ou antes 2 RIO 180 (180L)?


pedromib

Recommended Posts

Olá a todos,

 

pretendo iniciar a minha atividade na aquariofilia dentro em breve.

Tenho um espaço lá em casa com aproximadamente 2 metros de comprimento ou pretendo colocar um aquario.

Pensei inicialmente no Rio 400 com 151 cm x 51 cm x 66 cm e capacidade de 450 L mas ao pensar na fauna pensei que talvez pudesse antes de 2 aquários com faunas diferentes. Nesse caso teriam de 2 Rio 180 com 101 cm x 41 cm x 50 cm com capacidade de 180 L (ou seja 360L no total).

Gostaria de saber a vossa opinião. O que pensam disto?

Que vantagens/desvantegens vêm numa e noutra opção?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Pedro,

 

Eu iria para o de 450 litros sem pensar duas vezes, se tivesse espaço tinha um de 10000000.... Claro que quanto maior é o tanque maior é a despesa, tanto na montagem como na manutenção.

 

É mais tarde, quando o vírus da aquariofilia estiver bem entranhado vais querer ter outro com camarões e mais um para uma espécie específica e um lago no jardim ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela opinião anaiv,

 

a minha dúvida está mesmo aí. Ter 2 aquários de 180 litros, lado a lado dando a percepção que é um mais comprido, permite-me "montar" dois ecosistemas diferentes dando-lhes uma certa "continuidade" em termos visuais.

Porque acha que um de 450 litros é melhor?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro,

 

Pensa nas espécies ou biótopo que queres montar e decide.

Claro que um de 450l é melhor em termos globais, mas se quiseres ter espécie incompatíveis, principalmente em termos de ecossistema, então dois aquários tem mais lógica.

Mas se depois disto ainda tens dúvidas, então monta 3 aquários. 😏

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Importante é saberes e dizer-nos que tipo de peixes queres ter. As necessidades são diferentes. Por exemplo, se queres montar um aquário para ciclídeos Africanos do lago Malawi, tem mesmo de ser um que tenha 150cm de frente. Se quiseres montar um para tanganyikas o ideal será 120cm de frente, mas com um de 100cm já consegues ter 4 espécies de peixes. Se queres montar um aqua para ciclídeos centro/sul americanos (médio grande porte- tamanho dos peixes, claro), já aconselho o de 150cm. Se quiseres montar um aquário de escalares e discus escolhe também o de 150cm. Se quiseres montar um aquário para sul americanos tipo ciclídeos anões pensa num de 120/100 cm de frente.

Enfim o importante é saberes que tipo de peixes gostas e depois é que podes escolher com convicção o tamanho do aquário. E na minha opinião ficas mais bem servido com um aquário feito por medida com uma estrutura adequada que poderá ser revestida em madeira, acrílico ou outro, do que comprares um aquário de marca.

Espero ter ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.