Duvida pedra decoração


Recommended Posts

Boa noite.

Visto que cá na minha zona(Lordelo-Paredes) está difícil encontrar pedras em condições para decorar um aqua que estou a montar, estou bastante limitado quanto a este elemento de decoração.

 

A minha duvida é se a pedra que tenho é xisto ou outro tipo de pedra e se posso usar(sou zero em termos de identificação de pedras) :ph34r::ph34r:

 

GC8ZtDO.jpg

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Xisto não parece deve ser granito mas tem esses veios de ferro que podem alterar a química da água.

Dá um saltinho mais a baixo a Campo (Valongo) e tens lá xisto aos pontapés...

Cumps

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

obrigado Filipe.

Irei ver por essas bandas a ver se encontro algo de jeito.

Quanto aos veios, será mesmo ferro? Pois a parte frontal da pedra tinha acabado de ser partida(a parte que faz triângulo) e já se encontrava com esta cor avermelhada nos veios.
Como mencionei antes, não percebo quase nada de pedras e minerais, mas normalmente os veios de ferro não ficarão vermelhos com a exposição ao oxigénio apenas? Ou seja, a meu ver o interior da pedra não está exposto ao ar.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Abel

Eu acho que essa pedra não tem veios de ferro,mas,

olha faz o teste com um produto acido,se ela borbulhar,

não a deves colocar no áqua,é calcaria,o que vai-te

alterar o ph,se não for calcaria podes colocares no áqua,

eu ate acho essa pedra bonita.

 

Comp: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Álvaro,

 

Já fiz o teste com o vinagre e não borbulhou.

 

Eu gostei bastante deste tipo de pedra(é o que tenho a enfeitar o jardim), dentro de água fica lindíssima.

Outro ponto, ela também se parte tipo xisto, aos "filetes", mas não tão perfeito como o xisto se costuma "fatiar".
Tenho feito imensas pesquisas e o mais parecido com esta que tenho cá é o "xisto argiloso", ou seja, deve ser uma mistura de xisto com argila, mas não se desfaz como na maioria das pedras argilosas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Abel

Eu sou da tua opinião,deve ser mesmo isso,

"xisto argiloso"é xisto mas menos rijo,que o

xisto normal,mas acho muito bonito,e se não

borbulhou otimo,a argila também não faz mal,

mas qualquer das maneiras espera por outras

opinões.

 

Comp: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Álvaro pela opinião ;)

 

Sempre cheguei a ir ver à zona que mencionastes Filipe e reparei que lá também tem montes deste tipo de pedra(pelos vistos é bastante comum cá esta pedra), esta pedra localiza-se no solo de pinheiros e eucaliptos que costumamos ver nas bermas das estradas com cor mais avermelhada e arenoso.

 

Já fiz montes de lavagens(com e sem sal) e ontem fiz duas em água a ferver e até agora não largou resíduos nenhuns nem deixou a água turva, o que a meu ver é um bom ponto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais