fjcb Posted March 6, 2016 Share Posted March 6, 2016 (edited) Boa noite, estava com ideia de montar um pequeno aquário de água salgada (o primeiro) e portanto, mesmo depois de ler e pesquisar muito surgem sempre as dúvidas. A ideia é ter o mais simples no início. alguns corais moles e poucos peixes! O que me dizem disto? 50c*0,4l*0,45a = 90 litros escumador: tunze 9001? outro semelhante? Iluminação: leds: 1 - Branco 6500k 2- 10 000k 36 led , 1440 lumen , 11w 3- 20 000k 920 lumen , 11w 4- 10 000k com 20 000k , 36 led 1206 lumen , 11w Aqui é grande dúvida: não faço ideia dos leds que deva usar sendo que vi estas barras à venda e achei que podiam ser interessantes, agora quantas e quais? ou é melhor optar por isto? http://www.aquaristikshop.com/aquaristic/Aquatlantis-Easy-LED-Universal-marine-and-reef/628510/ Bomba de circulação: a ver mas há muitas no mercado e acho que não será problema! Provavelmente uma Tunze turbelle 6015 Que areia de coral escolher e quantidade? Quanta rocha viva e quanto morta? Ou toda viva? Quanto à água tenho de ter um sistema de osmose? qual aconselham que seja baratinho e eficaz para este aquário?este por exemplo? Dennerle Osmose Compact 130 Ainda em relação ao aquário a ideia era não ter sump mas vejo que todos ou quase todos têm! É mesmo necessário? Porquê? Um aumento de 8/10 cm na parte de trás do aquário com um pente resolve? Neste caso teria de adicionar também uma bomba de retorno! Aquecimento: eheim Acho que não falta nada...Ou falta? Bastante agradecido desde já a quem ajudar, Fábio Edited March 6, 2016 by fjcb És do distrito de Aveiro? Queres vir para o nosso grupo?Clica na imagem...viviparos.pt.vu Link to comment Share on other sites More sharing options...
jerome Posted March 6, 2016 Share Posted March 6, 2016 Boas nao sou dos mais experientes mas consigo ajudar te em algumas coisas amigo aconselhava te em pesquisar outro escumador este é um pouco fraco é sempre bom que o escumador tenha mais que o dobro de litragem de capacidade amigo, existem uns bons hang-on da deltec o mce 300 por exempulo ou tambem existe um da bubble magus hang-on que nao é nada mau... relativamente a rocha aconselho te a iniciar so com rocha viva é sempre melhor para o ciclo de nitrogeneo, mas isso depende do teu orçamento ou entao 70% ou 50% de rocha viva atençao ao leyout para teres uma boa circyulaçao de agua no aquario... o areao aconselho que seja aragonit pelo que sei é o melhor, depois o tamanho do grao é a tua escolha eu tenho sugar size e levanta muito areao com muita facilidade mas é um areao lindo... quanto ao sistema de osmose aconselho te a ires a este site http://www.pet4you.net/peixes/filtragem/osmose-inversa/sistemas-de-osmose/aquili-osmose-classic-nps.html eu comprei este e estou bastante satisfeito o quarto estagio de carvao activo é bastante importante... mas o melhor mesmo é teres uma sump mas por o material todo dentro da sump, fura o teu aquario num canto as brocas estao a venda no leroymerlin e é facil de fazer compras a cola pa aquario um acrilico com pente passas o tubo com um cotovelo na ponta para chupar a agua e ta feito nada do outo mondo amigo e bomba de retorno eu tenho de 2000litros por hora espero ter ajudado dentro da experiencia que tenho.... o resto fica para os experts XD Link to comment Share on other sites More sharing options...
fjcb Posted March 13, 2016 Author Share Posted March 13, 2016 Amigo desde já muito obrigado pelas respostas. Vou analisar melhor o material e ler mais um bocado que parece que ainda tenho algumas coisas a aprender para começar e fazer bem é desde o início. Obrigado mais uma vez! És do distrito de Aveiro? Queres vir para o nosso grupo?Clica na imagem...viviparos.pt.vu Link to comment Share on other sites More sharing options...
jerome Posted March 14, 2016 Share Posted March 14, 2016 Boas amigo por este preço compravas mas era esta calha de led isto é top, tambem estou a pensar comprar uma http://www.ebay.com/itm/165W-Dimmable-full-spectrum-led-aquarium-light-Marine-Reef-Coral-SPS-LPS-Lamp-/251495773757?hash=item3a8e50f63d:g:K9QAAOSwll1WxmiD ja viste algum escumador ? e bombas de circulaçao ? como esta esta montagem ? Ate Ja Link to comment Share on other sites More sharing options...
Tonito Posted March 23, 2016 Share Posted March 23, 2016 Boas. Além de reforçar os conselhos do Jerome, apenas que passar a minha experiência com essa calha da Aquatlantis que falas no link... Por favor não compres isso, eu tenho uma e garanto que assim que a ligares em cima do aquário, vais chorar 😆 A luz é demasiado branca e a unica coisa que isso faz crescer no aquário é algas. Ainda só não a vendi porque não sou capaz de enganar ninguém 😆 As da MarsAqua do ebay são muito boas. Em relação ao resto, concordo com o Jerome. Mas se vires que ter sump e material extra é impeditivo para arrancar com o projeto, arranca da forma mais simples. Isso para ter uns corais moles e um casal de palhaços, em menos de 100 litros, quase que só com tpa's regulares (com água de qualidade), aguentas isso 😉 Claro que o escumador dá sempre outra segurança Abraço Link to comment Share on other sites More sharing options...
jerome Posted March 24, 2016 Share Posted March 24, 2016 Boas amigo tonito esta calha do link da mars aqua tenho visto bastantes videos no youtube e comentarios na net ainda nao tinha ouvido falar mal destas calhas, mas obrigado pelo o conselho, vou me teixar estar com a minha 6xt5 que estou super satisfeito eu arranquei com um nano de 60L sem sump, com tpa semanais sem falhar e um bom sal de qualidade consegue se amigo, aconselho sempre em ter um escumador é uma grande ajuda para estabilidade da agua ate ja Link to comment Share on other sites More sharing options...
Tonito Posted March 24, 2016 Share Posted March 24, 2016 Boas Jerome Se calhar expliquei-me mal 😜 A da MarsAqua é realmente muito boa e uma ótima compra, a nível de preço/qualidade é provavelmente das melhores do mercado. A que eu estava a dizer que era dinheiro mandado para o lixo, era a da Aquatlantis do primeiro link 😉 Abraço Link to comment Share on other sites More sharing options...
jerome Posted March 25, 2016 Share Posted March 25, 2016 Boas amigo mas basicamente o que percisas para arrancar e deixar o aquario a ciclar durante uns 3 meses que é apartir de ai que começa devagarinho a estabilizar é -areao aragonit - rocha viva -termostato - termometro - escumador - calha ( por acaso tenh uma 4xt5 para vender ) - bombas de circulaçao, bastante ! - e pelo menos teste de amonia nitrito e nitrato e de ph durante o primeiro mes nao aconselho a fazer TPA força nisso amigo e qualquer duvida pergunta estamos aqui para isso Link to comment Share on other sites More sharing options...
fjcb Posted May 20, 2016 Author Share Posted May 20, 2016 Pessoal, obrigadissímo pelas respostas. de momento pus esta ideia na gaveta mas sempre já deu para aprender mais umas coisas. Um dia hei-de por em prática. És do distrito de Aveiro? Queres vir para o nosso grupo?Clica na imagem...viviparos.pt.vu Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts