Iwagumi


mfaria

Recommended Posts

Boa tarde ppl,

Já não sou novo nessas andanças, mas sempre tive foram aquários de Discos e Escalares Altum e foram sempre virados para eles e nunca pensei nas plantas ou seja peixes lindos e o restante horrível.

Bem, agora pensei em montar um Iwagumi é aquele tipo de aquascaping que adoro ver.

O material que vou usar é o seguinte:

-Substrato ELOS

- Elos Aqua Uno

- Elos Terra Zero

- Elos Bottom Mineral

- Elos Terra Black Medium

- Rocha vou usar a que tenho com fartura aqui nos Açores (Basalto)

-Iluminação irei usar a calha Led BeamsWork 0,5W x 48 - 2890 Lumens – 8h

-CO2 será extintor 2 kg – irei começar com 1 bolha por segundo

- Odyssea Esterilizador UV - 9W

Plantas;

- Eleocharis acicularis 'Mini'

- Hemianthus callitrichoides 'Cuba'

- Blyxa Japónica

- Eleocharis sp.

- Anubias barteri var. nana

 

Com isso penso ter tudo o que é necessário para montar o iwagumi, mas estou com um nervosinho miudinho para fazer porque tenho lido muito sobre o assunto e falam muito na infestação de algas que parece ser o maior problema num iwagumi.

O que eu gostaria é com base na vossa experiência em plantados e Iwagumi me falassem dos principais cuidados a ter, pontos a ter em atenção, etc. para eu não cometer nenhum erro irreversível.

Agradeço desde já a vossa atenção e apoio.

Obrigado :)

Marco Faria

Editado por mfaria
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia caro Marco,

 

Hoje em dia é dificil encontrar um plantado que não tenha como base o principio Iwagumi, (equilibrio )

 

Até porque tudo o que se mete num aquario para um plantado respeita a natureza.

 

O que faz a diferença é o layout criado pelo aquariofilista. Recriar a natureza dentro do aquario de forma a que fique o mais equilibrado possivel dando a sensação de uma paisagem real. .

 

falam muito na infestação de algas que parece ser o maior problema num iwagumi

 

 

Isto é transversal à aquariofilia não importando o estilo. Não percebi onde queres chegar.

 

Tens o substrato completo por isso é testar layouts até encontrares um com o qual te identifiques.

Dado que vais usar a mesma rocha e não várias melhor ainda. Pois isso faz parte do Iwagumi.

A disposição delas é que tens que trabalhar bem para dar a forma de "Nature".

 

-CO2 será extintor 2 kg – irei começar com 1 bolha por segundo

 

 

Porquê uma bolha por segundo?

Se vais ter plantas deves acertar o Co2 para o necessário. Pode ser uma , como duas como três ou mais. Tudo depende.

Precisas sim de um Drop Checker com reagente calibrado a 30 PPm para acertar o Co2. E para acertar não tem que ser uma bolha.

 

- Odyssea Esterilizador UV - 9W

 

 

Porquê usar um UV se não é necessário?

 

Falta referires as dimensões do aquario e filtro(s) que tens para tal.

 

Mas como já és experiente penso que tenhas isso acautelado.

 

Até porque Discus precisam de uma aquario bem grande.

 

Cumprimentos,

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim o meu último aquário tinha perto de 600l.

O aquário que vou fazer agora terá 70x50x50 e irei usar um dos dois filtros que tenho ou o fluvial 405 ou eihem 2217.

Porque achas que o UV não é necessário? Não será uma mais valia?

Quanto ao CO2 tenho duvida pq nunca usei em aquários nunca tive necessidade daí começar por baixo uma bolha segundo e depois ia vendo o andamento.

Sim irei comprar também o drop checker para monitorizar o co2.

Em relação ao layout irei tentar seguir a risca o golden ratio já que é para fazer vou tentar fazer o mais rigoroso possível, apesar de ser grande fã de troncos misturados com rocha.

Talvez saia um bocadinho fora do tradicional iwagumi e misture os dois, a ver vamos.

Em relação à rocha acho que o basalto irá ficar bonito acho que é uma rocha bonita e para além que tenho debaixo dos pés agora resta-me encontrar a combinação perfeita das rochas.

Já tenho o material praticamente todo defenido agora ando a ler e a ler muito para perceber o que vou fazer.

 

Obrigado companheiro pela ajuda e vou seguir o teu conselho do drop checker ;)

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos lá então:

 

Recomendo-te o que tenho a nivel de Co2.

 

Regulador com valvula Solenoide:

50 euros.

 

2eqdmye.jpg

 

http://www.co2art.co.uk/collections/regulators-solenoids/products/aquarium-co2-regulator-dual-gauged-solenoid-magnetic-valve

 

Extintor compras um por 10 euros no OLX.

 

Difusor tens o da VIV Beetle de 30 ou 40 mm na "Ecoarium" que dentro do que há no mercado em termos de relação qualidade preço é no meu ver o melhor. A seguir a este só mesmo DoAqua! ou ADA Pollen. Eu tenho um ADA de 40 mm

 

E com 100 euros ficas com um sistema de Co2 para qualquer aventura na aquariofilia.

 

Depois se quiseres ou com o tempo:

 

Duplo Drop Cheker com solução calibrada a 30 PPM

 

246mmgx.jpg

 

 

https://www.aquasabi.com/co2/co2-drop-checker/cal-aqua-labs-double-check-v2

 

E voilá ! ;)

 

Depois quando estiveres equipado digo-te como acertar o Co2. Na boa.

 

Nota Final:

Convirá teres atenção ao KH da água aí na ilha por causa do Co2 e o PH já que vais para Discus.

Isto é muito importante.

Acho que aí na ilha o KH é muito baixo. E com Co2 o PH pode vir por aí abaixo e os Discus não se vão sentir lá muito bem.

 

Eu com Osmose e com KH de 1 consigo manter o PH a 6.8

 

É uma questão de testares na agua de rede.

 

Cumprimentos.

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas PAFS

 

Obrigado pela ajuda, sim cá o KH é baixo e o PH também, o PH onde moro anda nos >6 <7.

Quanto à fauna ainda não pensei nisso, depois logo de vê.

Esses sites são de confiança? Esse Drop checker é mesmo fixe!

Então devo esquecer o filtro UV, dizes que não vai valer de nada?

 

 

Obrigado

 

Cumps.

Marco Faria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

Eu não colocaria o UV a menos que não fosse estritamente necessário.

 

Vê na web as implicações.

 

Qualquer site que lhe referi são 1000 % ( mil ) fiaveis. É gente que não brinca em serviço. E vê os preços. Compara com o que se pratica cá em Portugal. Numa montagem poupa-se muito dinheiro.

 

A titulo de exemplo. Na minha penultima montagem mandei vir quase tudo da Aquasabi. (rochas, substrato, fertilizantes, plantas etc)

Tudo somado poupei 210€ caso se fosse comprar cá. Como a encomenda era superior a 150€ nem paguei portes.

 

Bem haja,

  • Votar + 1

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ppl,

 

Como consigo comprar o substrato da ADA Aqua-soil Amazónia mais barato que o da ELOS Terra Black tive um colega com alguma "experiência" que me aconselhou o seguinte:

 

- Comprar o substrato da ADA - Aqua soil amazonia em vez do Elos Terra Black por conseguir muito mais barato

- Comprar Bottom Mineral da Elos em vez do Power Sand Special por ser mais barato

- Comprar o Aqua Uno e Terra Zero da Elos por ser mais barato que os ADA - Penac P; Penac W; Bacter 100; Clear Super e o Tourmaline BC

 

Ou seja iria misturar ADA com ELOS (a parte "fertil" ELOS e o solo ADA)

Isso deixou-me um pouco de pé atrás daí eu estar aqui a perguntar aos entendidos se isso é viável ou não.

A verdade é que se seguir o que ele disse vou poupar bastante dinheiro.

Já pesquisei e vejo que muita gente mistura marcas, penso que não haverá problema.

Obrigado.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

Misturar substratos nao sei se é ideal, mas de certeza que ficas bem servido com essas marcas! eu prefiro ADA, mas pelo que leio o fertil da ADA é outra coisa, dai o preço. Agr conseguires o amazonia mais barato que o elos nem penses duas vezes.

 

Se vais para um plantado eu fugia aos peixes de grande porte, sujam muito a agua o que vai originar algas,bba,etc.

 

Se pesquisar um bocado nos aquarios, nomeadamente aquascaping a maioria dos aquarios plantados tem cardumes de peixes de pequeno porte, por alguma razao será.

 

Mais ainda, se tens ou tives-te discus, sabes que sao peixes exigente e sensiveis, vais andar a injectar co2, fertilizar a bruta, etc... Tudo o que os discus nao gostam.

 

Nessa perspectiva mais valia, ir para um aquario low tech ou um biotopo para os dicus.

 

Abrazzi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.