O PH não baixa!


Recommended Posts

Viva,

Tenho um aquário de 225 litros de discus, e tenho um PH de 8, os discus estão bem mas eu tenho estado a tentar baixar o PH sem qualquer resultado.

Tenho troncos, tenho CO2 caseiro, e agora estou a deitar um produto da Nutrafin o PH adjust "para baixo" que é composto por Ácido Sulfúrico e Bisulfato de Sódio.

A minha água da torneira vem com um PH >8 e tenho de deitar três gotas em 5 litros para baixar para PH 7. A dureza tanto da torneira como do aquário é de 2 KH.

O aquário já levou com 240 gotas, o que deveria levar o PH para os 5 ou 6. Mas o resultado não é esse!

Uma das coisas que eu notei desde o momento que tenho deitado as gotas é pearling muito intenso!

Tenho 156 watts de luz (3xT5 luz do dia e 1xT5 marine) e quando instalei comecei a ter pearling, mas agora tenho as plantas a deitar bolhinhas de O2 espaçadas de 2 ou 3 milímetros. Verifico que logo pela manhã o PH é de 7,4, mas quando todas as lâmpadas ficam acesas o PH volta para níveis muito altos. As plantas aparecem com fissuras de onde saem muitas bolhinhas será isto prejudicial para as plantas?

Poderão estar as plantas a consumir todo o Co2 e por isso é que não consigo baixar o PH?

Um Abraço,

CMarques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As plantas na ausencia de Co2 vão busca-lo a alcalinidade da agua, por isso não consegues baixar o ph. Na aplicação caseira que quantidade usas? Para um aqua desse tamanho,se fosse densamente plantado, eu usaria 2 Garrafoes de 5Lt, trocados alternadamente a cada semana.

Cumprimentos,

 

Hugo Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Eu utilizo o gerador de Co2 da Nutrafin por fermentação, que dura 3 semanas. E deita bastantes bolhas...

 

Então a minha única solução é aumentar o Co2?

Já agora o que é que está a acontecer ao Ácido que eu tenho estado a meter? Está a ser convertido em quê? é perigoso?

Um Abraço,

CMarques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se o Ph não baixa com o CO2 tens de aumentar a sua quantidade. Talvez com outro gerador desses da nutrafin ou então com aplicação caseira.

 

Já agora o que é que está a acontecer ao Ácido que eu tenho estado a meter? Está a ser convertido em quê? é perigoso?

O ácido está a ser "absorvido" pelo Kh, que funciona como se fosse uma esponja. Atenção que esta "esponja" tem um limite, e quando este se esgotar, até 1 gota desse produto pode baixar drasticamente o Ph.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já mediste o Kh?

 

Provavelmente o problema não está no Ph, mas sim no Kh. Quanto maior o Kh, maior é o efeito tampão e mais dificil será conseguir baixar o Ph.

 

Caso ainda não tenhas medido, aconselho-te a fazeres, se o Kh for muito elevado a ùnica forma é ires buscar àgua a uma fonte onde o Kh seja menos elevado.

 

Espero ter ajudado

In a world without walls and fences, who needs WINDOWS and GATES.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

Na primeira mensagem eu digo que tenho um KH de 2.

O que corresponde a uma água muito mole. Por isso é que eu estranho o PH não baixar. Já testei com vários kits de marcas diferentes.

Nos meus outros aquários eu consigo fazer variar o PH para cima e para baixo, e eles têm a mesma água.

Um Abraço,

CMarques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Se nos outros aquarios com a mesma agua consegues baixar o Ph, então é porque alguma coisa nesse aquario está a puxar o Ph para cima. Talvez o areão ou pedras calcarias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só uma pequena correçao: Agua mole não significa Kh baixo, mas sim o gh ou dureza. O kh é referente a alcalinidade ou se preferirmos, dureza carbonada, capacidade tampão, etc...

 

Verifica se tens algo calcario no aqua, e duplica o Co2... As plantas a fazer pearling ao acrescentares acidos, estão te a pedir mais Co2...

Cumprimentos,

 

Hugo Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

Tenho o GH e o KH muito baixos... 1 e 2.

Não tenho nada calcário no aquário, não tenho pedras e o filtro só tem as cerâmicas e muita Lã.

Para já vou optar pela solução mais económica, reduzir em metade a iluminação 78 Watts luz do dia. Depois com o andar da coisa provavelmente vou instalar uma botija de Co2(já fui ver preços :D , mas o Natal está perto :wink: )

Um Abraço,

CMarques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já pensou em comprar xaxim e por no filtro ? Este libera um ácido que não letal para os peixes, ao contrário, é bom para aquários amazônicos, onde há grande concentração deste ácido devido aos troncos e raízes. Se não sabes o que é xaxim é uma placa que na maioria das vezes serve para fixação das raizes de certas plantas.

 

OK ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

Já tenho o PH a 7.2, o meu problema era iluminação a mais para Co2 a menos, tal como o pessoal tinha dito.

Com as duas lâmpadas luz do dia, ainda tinha muito pearling e o PH ficava pelos 7.6, por isso desde ontem que só tenho ligado uma lâmpada luz do dia e uma marine.

Entretanto já arranjei financiador para o sistema de Co2 com botija, vou dar uma olhadela nos vários stands na Batalha para ver qual o melhor preço que me conseguem dar. Viva o Natal! :wink:

Um Abraço,

CMarques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

CMarques,

 

dá uma vista de olhos a este site:

 

www.aquaristic.net

 

é na Alemanha, mas têm preços extremamente competitivos e já lá comprei algum equipamento.

Os tipos são eficientes, não fossem eles Alemães e têm uma grande variedade de produtos.

 

Também podes optar por uma outra alternativa, talvez mais barata, até.

As botijas de CO2 são ainda muito utilizadas no paintball, mas estão cada vez mais a ser substituidas por outros sistemas (Ar comprimido, Azoto).

 

Por isso, se calhar consegues arranjar botijas de 12oz a preços de ocasião. Essas botijas normalmente vêm com manómetros de pressão e válvulas de regulação de fluxo. Só tens de lhe ligar uma câmara de expansão e utilizar.

 

Talvez tenhas de ser um bocadinho engenhocas, mas depois tb podes encher as botijas de CO2 nas lojas e clubes de Paintball, por preços baratíssimos.

 

Saudações...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.