Primeiro Aquário - Algumas Dúvidas


João Novo

Recommended Posts

Boas a todos!

Acabei de me iniciar nesta jornada que é a aquariofilia (literalmente há uma hora atrás) e já apliquei o produto contra o cloro e as bactérias, e neste momento já se encontra a ciclar (penso que seja esse o termo).

Ora bem, então, o meu aquário é de 40 litros, de um Kit da Aquatlantis (kit 50). As medidas penso que sejam 50x20x40. Tenho o filtro que vinha com o kit, um TC-200, também da Aquatlantis. Tenho um termostáto de 50w da Trixie. Meti substrato JBL Aquabasis plus e meti areia sílica "sugar size".

O meu objetivo seria ter Threadfin Rainbowfish (uns 6), e umas Cobras Kuhli (3/4), e uns Cory Pigmeus (2). Se sobrasse espaço, ainda gostava de meter uns Rummynose também (mais 5/6). E, se forem todos compatíveis, também estava a pensar meter uns Red Cherries ou uns Madeira.

O lojista disse-me que eu podia meter isto tudo, mas ainda assim, estou receoso de sobrecarregar o aquário :/

Para além disso, ele disse-me que, com a aplicação das bactérias hoje, eu já poderia colocar os primeiros peixes no próximo sábado, sem grandes riscos.

Pronto, se me pudessem ajudar com isto agradecia imenso!

Cumprimentos a todos!12562670_1136038713107173_222514932_o_zp

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos!

 

Acabei de me iniciar nesta jornada que é a aquariofilia (literalmente há uma hora atrás) e já apliquei o produto contra o cloro e as bactérias, e neste momento já se encontra a ciclar (penso que seja esse o termo).

 

Ora bem, então, o meu aquário é de 40 litros, de um Kit da Aquatlantis (kit 50). As medidas penso que sejam 50x20x40. Tenho o filtro que vinha com o kit, um TC-200, também da Aquatlantis. Tenho um termostáto de 50w da Trixie. Meti substrato JBL Aquabasis plus e meti areia sílica "sugar size".

 

O meu objetivo seria ter Threadfin Rainbowfish (uns 6), e umas Cobras Kuhli (3/4), e uns Cory Pigmeus (2). Se sobrasse espaço, ainda gostava de meter uns Rummynose também (mais 5/6). E, se forem todos compatíveis, também estava a pensar meter uns Red Cherries ou uns Madeira.

 

O lojista disse-me que eu podia meter isto tudo, mas ainda assim, estou receoso de sobrecarregar o aquário :/

 

Para além disso, ele disse-me que, com a aplicação das bactérias hoje, eu já poderia colocar os primeiros peixes no próximo sábado, sem grandes riscos.

 

Pronto, se me pudessem ajudar com isto agradecia imenso!

 

Cumprimentos a todos!

 

Ai ai ai ai ai, é tão difícil encontrar lojas de animais em que o pessoal seja qualificado no que faz.... Mas não é impossível, pois em todo o Porto conheço duas e uma é em Gaia...!

 

Ora deixa cá ver se vamos conseguir resolver tudo isto.

 

Podes começar por deixar de gastar dinheiro em "coisas" contra o cloro ok? Isso de bactérias guarda-as num site de venda de usados, pois também não precisas delas. Isso de ciclo de azoto "ciclar" é necessário mas vais ter que fazer tpas (trocas de água).

Essa areia de silica e o jbl não combinam muito... Esse foi o maior erro :confused4:

 

Vamos lá ver o que conseguimos fazer! ok? biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Esse lojista antes demais precisava de uma coça pois isso são peixes a mais. Um cardume de 10 neons ja seria muito para esse aquaio.

Esse aquário é muito pequeno, no mínimo deves sempre pensar em aquários superiores a 60L para poderes ter vários peixes, e mesmo assim...

 

Tenta responder a estas perguntas:

 

1-Reparei que nao deves ter lavado a areia de sílica, correto?

2-Esse filtro são quantos litros hora?

3-Tencionas colocar plantas nesse aquário?

4-Tens iluminação?

Ps: Estou a seguir o tópico :) :) :) :)

  • Votar + 1

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Ai ai ai ai ai, é tão difícil encontrar lojas de animais em que o pessoal seja qualificado no que faz.... Mas não é impossível, pois em todo o Porto conheço duas e uma é em Gaia...!

 

Ora deixa cá ver se vamos conseguir resolver tudo isto.

 

Podes começar por deixar de gastar dinheiro em "coisas" contra o cloro ok? Isso de bactérias guarda-as num site de venda de usados, pois também não precisas delas. Isso de ciclo de azoto "ciclar" é necessário mas vais ter que fazer tpas (trocas de água).

Essa areia de silica e o jbl não combinam muito... Esse foi o maior erro :confused4:

 

Vamos lá ver o que conseguimos fazer! ok? biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Esse lojista antes demais precisava de uma coça pois isso são peixes a mais. Um cardume de 10 neons ja seria muito para esse aquaio.

Esse aquário é muito pequeno, no mínimo deves sempre pensar em aquários superiores a 60L para poderes ter vários peixes, e mesmo assim...

 

Tenta responder a estas perguntas:

 

1-Reparei que nao deves ter lavado a areia de sílica, correto?

2-Esse filtro são quantos litros hora?

3-Tencionas colocar plantas nesse aquário?

4-Tens iluminação?

Ps: Estou a seguir o tópico :) :smile: :) :smile:

 

Ora bem:

1- Sim, não lavei..

2- 175 litros por hora

3- Sim, plantas vivas (não me perguntes o nome, ainda não sei responder a isso ahah)

4- Tenho, mas está por montar, mas é uma lampada de leds de 5w.

 

Em relação às kuhli, disseram-me que elas não afetavam muito o sistema, porque passam imenso tempo enterradas na areia.

 

Pois, a questão de ser apenas de 40 litros é o facto de, neste momento, não ter espaço para colocar um maior :/

Mas do que eu mencionei, é possível colocar, seja o que for no aquário?

 

Obrigado!

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João,

 

Só um exemplo:

 

http://www.seriouslyfish.com/species/iriatherina-werneri/

 

É certo que a quantidade de peixes em relação ao tamanho do aquário depende de vários factores.

O meu aquário pode até ter peixes a mais para o tamanho, mas tem um filtro externo de copo, um filtro externo de cascata, muitas plantas e bicharada que ajuda muito na limpeza do fundo, tal como camarões, alguns caracóis e corydoras.

Há que ressalvar que apesar de "limparem" o fundo, também são alimentados com comida apropriada.

No meu caso faço também várias pequenas TPAs intercalares e uma de uns 25% ao fim-de-semana.

Peixes aí só após umas 3 semanas, mas primeiro levas uma amostra da água a uma loja para testar nitritos a amónia.

Os dois testes devem ficar num euro, aprox.

Podes é colocar umas duas plantas na segunda semana.

E precisas de uma luz mais decente.

 

Cumps,

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Ora bem:

1- Sim, não lavei..

2- 175 litros por hora

3- Sim, plantas vivas (não me perguntes o nome, ainda não sei responder a isso ahah)

4- Tenho, mas está por montar, mas é uma lampada de leds de 5w.

 

Em relação às kuhli, disseram-me que elas não afetavam muito o sistema, porque passam imenso tempo enterradas na areia.

 

Pois, a questão de ser apenas de 40 litros é o facto de, neste momento, não ter espaço para colocar um maior :/

Mas do que eu mencionei, é possível colocar, seja o que for no aquário?

 

Obrigado!

1- Ok, isso foi um dos maiores erros, daí a agua estar tão turva, tens que lavar isso, agora não sei é como vais separar a sílica do substrato :confused4: mas vais ter que arranjar solução quanto a isso. O substrato não o laves. O melhor talvez seria ires tirando a sílica com uma colher de sopa de modo a não a misturares muito com o substrato.

2- ok, os internos não costumam valer nada mas deixa estar este na mesma, pois está porreiro.

3- Ok, nomes para já também não interessam muito, agora não vais é poder por todas as plantas que quiseres pois a sílica não é a ideal para plantados mas sim mais para decoração pois asfixia as raízes das plantas. A sílica não é a melhor coisa para ai... talvez venhas a por umas anubias ou assim e uns musgos para os troncos e talvez seja só isso.

4- ok, vamos a ver se os kelvins são os ideais talvez te safes com as plantas, tenta saber.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=989- kuhli - pesquisar antes de comprar

 

quanto à fauna, é melhor optares só por uns red cherry e talvez umas rasboras mosquito. Acho que ficava lindo e não superlotado e talvez ainda conseguisses umas reproduções....Eu não arriscaria a colocar peixes maiores que necessitem de mais espaço..

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É assim, o aspeto "sujo" não foi da areia, agora que penso nisso. Eu meti Bio Nitrivec, as bactérias.
Eu já estive a ler sobre os kuhli, acho que com a maturação atingem 7cm e só com os anos é que podem, eventualmente chegar aos 11! E este aquário, estou a pensar mantê-lo durante uns 2/3 anitos, talvez.

Eu queria meter uns peixitos mais fora do comum e achei esses Threadfin espetaculares, que ficam mais ao menos do tamanho dos tetras (3-5 cm em adulto)! Esses e as Kuhli, fiquei maravilhado! Estou é a começar a ver que para o meu aquário, não consigo meter nada disso..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João,

 

Só um exemplo:

 

http://www.seriouslyfish.com/species/iriatherina-werneri/

 

É certo que a quantidade de peixes em relação ao tamanho do aquário depende de vários factores.

O meu aquário pode até ter peixes a mais para o tamanho, mas tem um filtro externo de copo, um filtro externo de cascata, muitas plantas e bicharada que ajuda muito na limpeza do fundo, tal como camarões, alguns caracóis e corydoras.

Há que ressalvar que apesar de "limparem" o fundo, também são alimentados com comida apropriada.

No meu caso faço também várias pequenas TPAs intercalares e uma de uns 25% ao fim-de-semana.

Peixes aí só após umas 3 semanas, mas primeiro levas uma amostra da água a uma loja para testar nitritos a amónia.

Os dois testes devem ficar num euro, aprox.

Podes é colocar umas duas plantas na segunda semana.

E precisas de uma luz mais decente.

 

Cumps,

 

José

Pronto, o meu plano inicial era meter os Threadfin como peixes do "meio do aquário", e ter depois as Kuhli com uns cory pigmeus lá em baixo a limpar tudo. Ia meter também umas neritinas e uns camarões, e sim, comecei hoje o aquário, mas pretendo meter muitas plantas!

Sim, provavelmente, vou guardar uns trocados e comprar um filtro melhor, ou meter outro filtro no aquário, e ficava lá com dois a filtrar (não posso ter exterior, o aquário está em casa dos meus pais e a minha mãe é completamente contra ter um aquário externo, pois não fica bem com a decoração :P

Melhor que aquela que eu mencionei, ou melhor que aquela que está? É que, de momento não tenho iluminação nenhuma instalada xD

 

Cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ferveste a madeira e deixaste dentro de água que não a do aquário ? se não o mais provável é a agua ficar castanha e o tronco com uma 'alga' branca.... tens um post com essas informações um pouco mais a baixo no fórum.

Quanto aos peixes nunca tive nenhum desses, mas já te disseram a maior parte do que precisas ai em cima.

Quanto as luzes até parecem boas com a foto que mandaste.

Boa sorte no aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ferveste a madeira e deixaste dentro de água que não a do aquário ? se não o mais provável é a agua ficar castanha e o tronco com uma 'alga' branca.... tens um post com essas informações um pouco mais a baixo no fórum.

Quanto aos peixes nunca tive nenhum desses, mas já te disseram a maior parte do que precisas ai em cima.

Quanto as luzes até parecem boas com a foto que mandaste.

Boa sorte no aquário

A madeira já tinha vindo de outro aquário, foi praticamente tirar de um e meter no outro! Até vem com um feto, pelo que entendi, que já pegou à madeira :)

 

Obrigado Martim!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.