Escalares - 2 perguntas!

Recommended Posts

Publicado

Viva!

Perguntas sobre Escalares:

1. Como distinguir os machos das femeas?

2. Como saber quando é que a femea está quase a por uma postura?

(se pudessem responder através de imagens seria excelente, mas já não peço tanto!) :roll:

Obrigado a todos

Evolute

Publicado:

Viva!

Distinguir o macho da femea, eu nao arrisco a dizer nada.... isso e' tema para 100000 posts seguidos... eu faço-o so' de olhar....

Quanto ao saber se estao prontos a desovar, têm os orgaos sexuais mais dilatados e de fora... e' muito facil de ver.

Abraco

Valter

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Publicado:

Pelo que sei, certeza a 100% só na altura da postura quando este ficam com o espermiducto/ oviducto de fora.

Macho - espermiducto fino

Femea - Largo e aredondado

... mas ha por ai quem consiga só a olho...eu não!!!

Quanto a altura da postura, vais reparar que a partir de determinado momento, os escalares ficaram mais territorialistas, levemente inchados no abdomen com os respectivos orgãos genitais para fora.

Cumprimentos,

Hugo Ferreira

Publicado:

Tive em tempos a "panca" dos Escalares e tentei obter as diferenças entre machos e fêmeas e reparei em alguns pormenores que, normalmente batiam certo. Após a desova, na altura da protecção dos ovos o macho mostra-se mais territorial enquanto que a fêmea torna-se mais submissa, colocando os espinhos dorsal e anal junto ao corpo. Segundo ponto está na cabeça, o macho parece apresentar, na parte superior da cabeça, uma forma mais abaulada, tipo "bossa", enquanto que na fêmea apresenta-se mais recta. Claro, tudo isto em fase adulta.

Agradecia que os admiradores de Escalares me confirmassem se realmente também notam estas diferenças ou se é impressão minha. Espero ter ajudado. Boa sorte!

Publicado:

Olá Regal !!

Depois de analisar ao microscopio :D os meus Escalares.. verifico que realmente, e como dizes, um deles tem a tal "bossa" na cabeça.. Este também é, por norma, o mais territorialista e o mais extrovertido. Sempre que me aproximo do aquario é ele que se agita logo em minha direcção! Outra diferença bem visivel é o tamanho. Este último é bem maior que o outro Escalar. Dizem que as cores do peixe tambem servem para distinguir os sexos.. neste caso tenho a dizer que são os dois igualzinhos.. nao fossem eles.. irmãos!!

Regal.. dizes que tives-te a "panca" pelos escalares?! :wink: O que é que fazias? E porque é que deixás-te de ter a "panca"? hehehe

Evolute

Publicado:

A "panca" aparece como te está a aparecer a ti. Acontece! É muito moroso conseguir reproduzir Escalares, pois tem que se esperar que eles cresçam e que a água seja apropriada. Os Escalares que reproduzi tinham no meu aqua 3 anos e calhou ser um casal.

Esse Escalar que dizes ser o Dominador será o macho, à partida. Como em todos os peixes, normalmente é mais esbelto.

Já agora, verifica se ele tem uma faixa vermelha vertical a atravessar o olho, esta foi também uma das características do macho, mas que eu não tenho a certeza.

Publicado:

Olá Regal..

Não se trata de uma "panca" mas sim o gosto natural pela aquariofilia. Os Escalares fizeram uma postura, por isso pensei em aproveitar para aprender mais alguma coisa.

Quanto ao Escalar, concordo que o maior e o mais esbelto seja o macho. Tem todos os sinais disso. Quanto à risca vermelha no olho, devo dizer-te o o olho é todo vermelho com uma risca preta vertical, mas isso tanto acontece no macho como na femea.

Evolute

Publicado:

Pois! Por isso é que eu não arrisco em dizer que é uma característica! Em relação às outras características, era bom que quem visse estes comentários, revelasse um pouco do que acha em relação às mesmas, pois parece-me que existem muitas dúvidas em relação ao dimorfismo sexual dos Escalares.

No entanto e em relação às outras perguntas que me colocaste, os meus Escalares morreram, infelizmente, porque o meu termóstato rebentou. Ainda tentei salvá-los, mas fui tarde demais. Paciência!

Agora estou a desenvolver a reprodução de Bettas, mas é óbvio que não posso revelar isto aqui!

Publicado:

Viva!

Nao concordo com essa forma de distinguir os sexos, isto porque tenho 2 casais que contrariam esse metodo.

Quanto aos casais demorarem 3 anos a formarem casais, e' possivel, mas 1 ano e' o tipico.

Abraco

Valter

Anti-BAD

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Publicado:

Olá, Valter!

Os meus Escalares só reproduziram a 1ª vez quando tinham 3 anos, não quer dizer que seja regra. Todos os outros que tive já os comprei semi-adultos e não sei que idade tinham quando reproduziram.

Em todos os casais que tive sempre foi visivel as duas diferenças que apresentei.

Mas toda a gente sabe que os Escalares, neste aspecto, é misterioso!

Mas obrigado pelo esclarecimento.

Publicado:

Ola' !!!

Pois.... a diferenciacao entre sexos, acho que da' "pano para mangas", mas por um olhar atento consegue-se.... ou na altura da postura :D LOL

Quanto 'a idade da postura, tenho um casal que pos ovos a primeira vez com cerca de 7 meses de idade! Mas o normal nos restante casais que tenho foi 8 meses...

Abraco

Valter

Anti-BAD

Publicado:

Talvez porque te dedicas exclusivamente aos Escalares e lhes dás as condições para que eles reproduzam o mais rápido possivel.

Tanto eu como o Evolute tivemos a reprodução num aqua comunitário. Possivelmente está aí a diferença na temporização.

Mas como disse anteriormente, ter um casal de Escalares a reproduzir pode-se considerar uma dádiva quando temos um aqua comunitário e aconselho vivamente o Evolute a dedicar-se a eles, pois pode não ter outra oportunidade.

Publicado:

Olá!

Claro que me quero dedicar a eles.. isto é! A esta postura, pelo menos. Infelizmente não tenho condições de me poder dedicar-me aos Escalares nas proporções que o FishMan. Talvez um dia arranje espaço onde meter aquarios. Nessa altura dedico-me à criação de uma ou mais especies! :lol:

Evolute

Publicado:

Olá Amigos!!

Sendo eu tambem um amante de escalares, quis tambem participar na conversa!!

Actualmente apenas tenho 1 casal a fazer posturas de escalares porque tenho os aquarios ocupados :lol: , de qualquer forma este casal já nasceu cá em casa à cerca de um ano atrás, o casal como é jovem apenas desovam cerca de 50 ovos e devido à falta de experiencia muitos dos ovos não são fertelizados, mas a primeira vez que tiveram uma postura foi num aquario de 1,5 m que na altura teria cerca de 100 escalares :P

Quanto a distinguir o macho da femea antes de terem feito pelo menos uma desova, eu não consigo destingui-los :!::!::?:?

Até sempre

Anibal Mota

Publicado:

Muito bom !

Ultimamente muitos tópicos foram gerados em relação aos escalares. Bastantes trocas de informações e experiências relativas a esta especie de peixe.

Teremos o Escalar a retornar ao topo da piramide ? :wink:

O meu abraço a todos

Miguel