TROPHEUS


jmfsilva

Recommended Posts

BOAS

tenho tropheus sp. red moliro , e queria saber qual a variadade de tropheus que devo juntar com os meus,para não ter problemas na mistura da criação .

ou devo manter so red moliro

 

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas meu caro. :)

 

Já ouvi várias opiniões:

 

:arrow: Há quem diga que se se quiser misturar tropheus, é conveniente escolher espécies que na natureza se encontram relativamente próximas. A lógica seria a de que se eles não se cruzam no habitat natural, também não o farão no aquário.

 

:arrow: Por outro lado, há quem defenda (e na minha óptica acho mais seguro) que só se devem misturar géneros diferentes (entenda-se por géneros : Sp Black, Sp Red, Moori, Duboisi, Brichardi, Annectens....).

 

:arrow: Há quem misture indiscriminadamente e tenha bons resultados, sem ter alguma vez criado híbridos (3 a 4 espécies diferentes no mesmo aquário, todas a criar).

 

O ideal será manter uma só espécie, até porque uma delas vai ser sempre dominante em relação às outras. Vai-se reproduzir mais, comer mais, escolher os melhores sítios, etc. O macho pode não chegar a cobrir as outras fêmeas, mas não é 100% seguro.

Se quiser mesmo juntar outra espécie, aconselho-o a escolher uns black ou duboisi, quer pela disponibilidade, quer pelo preço (annectens e brichardi são muito difíceis de encontrar). Os moori já são mais susceptiveis de cruzarem com os Red.

 

Atenção, isto é somente a minha opinião, baseada naquilo que aprendi. Não tem de ser necessáriamente assim.

 

Qualquer que seja a sua escolha desejo-lhe boa sorte. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais