Ajuda em projecto de aquário de 45 litros


Kult.

Recommended Posts

Boas,

 

Sou novo no fórum, mas já leio os tópicos a algum tempo.

 

A minha esposa ofereceu-me um Biorb Life de 45 litro, sei que é mais um aquário decorativo do que outra coisa, mas não me importei, serve para reentrar no mundo da aquariofilia e pegar o bichinho a ela e aos meu filhos (depois é mais fácil de a convencer a colocar um de 200litros ou mais, e uso este como quarentena/hospital)

 

Precisava da vossa ajuda para decidir o que colocar neste aquário, já o tenho operacional, começou a fazer o ciclo à 3 dias, e por enquanto não tenho qualquer tipo de decoração ou plantas, vou comprar o termostato regulável não o da Biorb, mas não sei que peixes colocar lá dentro.

 

1º dúvida - O aquário é mais alto do que largo, portanto queria colocar peixes/habitantes que andassem em níveis diferentes, em 45 litros dá?

 

2º dúvida - Estou a usar o material da Biorb, tanto filtros como bomba, etc. e assim como o fundo em pedras que eles trazem, vale a pena adicionar algo mais para ajudar a fixação de bactérias (tronco ou algo do género)

 

3º dúvida - Queria fazer um misto de plantas artificiais e somente 1 ou 2 naturais, como estou no inicio não quero abusar na dificuldade de manutenção, quero dar atenção ao peixes, é boa ideia? ou mantenho-me pelas artificiais?

 

4º dúvida - queria fugir dos peixes convencionais prefiro um aquário com 1 tipo de peixe "agradáveis ao olho" do que um comunitário, agora com 45 litros não sei o que posso fazer.

 

5º dúvida - vale a pena colocar algum peixe resistente para ajudar no ciclo?

 

6º dúvida - loja de confiança aqui por perto para adquirir peixes e plantas.

 

Obrigado pela ajuda.

Editado por Kult.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Acho que em Braga existe a Maximos.

 

Eu colocava um pouco de solo fértil (por exemplo da Tropica) e JBL Manado.

Comprava umas duas ou três plantas de caule de fácil manutenção (não vou para média pormque duvido que a luz chegue e acho que não vais colocar CO2) e uma anúbia.

Para a bicharada (daqui a umas três semanas): 6 paracheirodon simulans e 3 caridinas multidentata (camarão amano).

Passada mais umas duas semanas, três corydoras sterbay (senão mudares esse fundo não compres as corydoras)

Depois mais tarde juntava 3 camarões crystal red e ficava por aqui.

 

Isso vem com alguns componentes para tratar a água e acelerar o ciclo?

 

Se quiseres manter apenas esse solo, acho que umas duas anúbias, um feto de java e uns 3 ou quatro pés de uma planta suficiente, pode ser uma opção acertada. Para isso terás de comprar uns dois troncos pequenos.

 

Sei que fui muito específico e obviamente disse as coisas tendo em conta o meu gosto pessoal, mas foi para facilitar.

 

Tens obviamente outras opções como por exemplo rásboras mosquito.

As poecilia ou os danio ethromicron (é mais ou menos isto :) )são peixes engraçados e pequenos, mas são muito frágeis.

 

 

Cumps,

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em braga tens a loja Aquawere que vende material da ADA,TROPICA,EIHM,etc... e também tens a loja NutriPet que vende material da JBL,TROPICAL,etc... Ambos vendem vivos e alimentação com qualidade.

 

 

Cumps.

 

 

Enviado usando o Tapatalk

"Se ajudar os outros te parece difícil demais, tenta ao menos não prejudicá-los" (Dalai Lama)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu confirmo a qualidade da Aquaware. Já comprei vivos e material de aquariofilia. São extremamente simpáticos e sempre disponíveis para ajudar. O que vendem é de excelente qualidade.

 

A Nutripet não conhecia e fico contente por ter mais esta referência. :) Vai ficar, também, em "arquivo". :)

 

Claro que tens também as lojas dos hipers....a Ornimundo no Minho Center, a Zoofeira no BragaParque.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já fiquei mais descansado, só tinha visitado a ornimundo e a zoofeira, e fiquei assustado com o aspecto dos peixes e das condições dos aquários nas duas..., na ornimundo bem melhor tanto que até voltei lá hoje para comprar um termostato da eheim de 50w já o liguei para "acelerar" o ciclo, também comprei um tronco vou colocar imagem com actualização do landscape.

 

José O aquário funciona com um filtro centrar que faz a recirculação por baixo e admitindo a água através de um tubo até cima, trás umas pedras de cerámica para tapar o fundo e ajudar o filtro, mas aconselha qualquer pedra abaixo do tamanho de um "feijão" a ser retirado, suponho que poderá entupir a admissão de água no filtro, portanto areão ou subtrato deverá estar fora de questão, só posso usar plantas de fixação a pedra e troncos nada de plantar.

 

Os únicos componentes que trazia era para "iniciar o ciclo", o resto tem o filtro no centro e pouco mais.

 

INFO:

http://www.reef-one.com/en-us/shop/aqua ... b-life-45/

http://www.biorb.co.uk/files/1914/3267/ ... ctions.pdf

Imagens:

P_20151208_164202.jpg

P_20151208_164222_p.jpg

P_20151208_164242.jpg

 

P_20151208_232350_1_p.jpg

 

 

P_20151209_001813_1_p.jpg

 

obrigado pela ajuda

Editado por Kult.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu metia aí aquarium soil da tropica, se gostares de um fundo negro. para decoraçao arranjava um tronco red moor ou algo do genero e metia-lhe uns mugos (de java, ou spiky ou christmas). para completar a flora, a anubia como o bringer referiu, atas ao tronco e fazes uma coisa gira daí. deixava isso três semanas sem fauna e depois adicionava algo suave, uns red cheery e talvez uns danio margarinatus ou umas rasbora mosquito (uns 8 exemplares de uma ou outra especie). se tudo corresse bem, uns 4 corys panda. fazem um contraste bonito com fundos negros

 

cheers

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sinceramente ainda tenho que ver que indicações deles vou seguir, tenho que ver o que é específico por causa dos filtros, e o que posso contornar.

 

em relação ao landscaping fui à Aquaware, e fiquei apaixonado, pedi-lhes para me fazerem o projecto, ponho imagem das indicações que deixei em baixo.

 

fiz os testes e tenho as primeiras leituras:

mg/L NO3 = 10
mg/L NO2 = 2/5
ºd GH = 0/4
ºd KH = 3/6
pH = abaixo de 6.4
mg/L CL2 = 0.8

 

P_20151209_112413_p.jpg

 

 

 

P_20151209_114346.jpg

 

obrigado

Editado por Kult.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

Em relação à Fauna as coisas já estão a ficar mais decididas,

Camarões red cherry e outros mais próprios para limpeza do tronco e plantas

E em relação aos peixes, quero ver alternativas "menos conhecidas", nada de guppies, bettas e afins, queria algo diferente, isto claro se o meu aquário permitir e de preferência espécies que se movimentem pelo aquário todo

 

A Flora vai ser a seguinte :

 

Myriophyllum mattogrossense

Rotala 'Bonsai'
Alternanthera reineckii 'Rosanervig'
Riccia fluitans
Creeping Moss
Taxiphyllum sp. 'Spiky'
Anubias/Microsorum

aconselharam a colocação de um sistema de c02 do género do Tropica System 60

 

que acham?

Editado por Kult.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.