primeiro aquário


Bruna Carvalho

Recommended Posts

Os meus conselhos são ( além de muita calma ):

 

1 - Estabelecer um budget para o equipamento a adquirir. Acautelar custos de funcionamento. Existem equipamentos como as bombas de circulação que vão funcionar 24/7 cuja aquisição pode ser mais barata mas que gastam o triplo de electricidade que outros equipamentos cujo preço de aquisição é mais elevado. Um dos erros frequentes é comprar-se um equipamento e depois passado pouco tempo ver que afinal não era bem aquilo e lá se vai comprar depois então um melhor... e gasta-se 2x.

Antes de adquirirem algum equipamento podem perguntar aqui no fórum o que é que os membros acham desse ou daquele equipamento. Ter especial atenção à iluminação ( HQI, T5, LED, híbridas ), circulação de água ( com ondas ou não ) e escumador ( estes equipamentos dependem muito do tipo de corais que pretendem ter ).

2 - Saber que género de aquário pretendem. Para um primeiro aquário de água salgada ( reef ) talvez fosse melhor ir para corais moles.

3 - Aquário com sump ajuda a esconder muito equipamento. Existem hoje aquários com sump traseira que evita a queda de água para uma sump por baixo do aquário, que se não for acautelada pode fazer muito barulho. Se o aquário estiver perto de um quarto poderá ser problemático.

4 - Aquisição de rocha viva e areia viva. A rocha viva convém ser de boa proveniência ( mais cara ) do que alguma que se vende por aí e que vem cheia de fosfatos = dores de cabeça. A rocha viva também pode trazer por vezes pestes que podem ser difíceis de erradicar ( aiptasias, majanos, fireworms, etc ). Há quem use apenas rocha morta ( natural ou sintética ) e assim tem a garantia que não vai lá nada nefasto... também não entra é nada vivo...

5 - Ver uns videos do youtube como os da Bulk Reef Suply ( https://www.youtube.com/playlist?list=PLBaMLrfToJyybUT18OE3fMomFb9XU0ffC) ou do Mr. Salt Water TV ( https://www.youtube.com/user/mrsaltwatertank ) que vão do básico ao mais avançado. O do BRS tem a montagem de um aquário desde o início.

6 - Paciência

7 - Mais paciência

8 - Epá, ainda não há peixes no aquário há quase um mês.... mais paciência...

9 - Já se sabe não é ?

 

Boa sorte

António

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.