jmfsilva Publicado Maio 31, 2005 Publicado Maio 31, 2005 boas gostava de saber de quanto em quanto tempo se limpa os filtros extriores e se muda as massas filtrantes obrigado Citar
Sonhudo Publicado: Maio 31, 2005 Publicado: Maio 31, 2005 ... eu ajudava mas em boa verdade também não sei. Mas como vou ter de saber quando comprar um fica aqui também a minha dúvida. De qualquer modo penso que deve ser possivel, através de observação, ver quando o filtro começa a perder efeiciencia. Abraço! Citar Eu
Vitor Ferreira Publicado: Maio 31, 2005 Publicado: Maio 31, 2005 jmfsilva, dificilmente alguém te vai dizer um prazo fixo, a limpeza dos filtros exteriores dependem de diversos factores como por exemplo: - quanto maior o volume de capacidade do filtro em relação ao volume de litros do aquário menor a manutenção dos mesmos. - a quantidade de peixes e comida e até o tipo de comida fornecida num aquario irá reduzir o tempo entre limpeza de um filtro exterior. - restos de plantas em decomposição, criação de algas no aquários, reduzem também o tempo necessário à manutenção do filtro. Quanto à limpeza dos filtros exteriores à que ter o seguinte em atenção: se fores lavar as massa filtrantes como ceramicas e 'bioballs' onde as bactérias benignas se instalam, e se não quizeres matar toda a colónia de bactérias, deves lava-las nos próprios cestos do filtro passando agua retirada do próprio aquário e à mesma temperatura e pelo tempo mais reduzido possivél, claro está que, quando fores limpar o filtro antes terias feito uma troca parcial de água (tpa) para aproveitar para a limpeza. As esponjas ou matérias como a Efifix basta serem lavadas com agua corrente e normalmente não precisam ser trocadas pois duram muito tempo, e a não ser que estejam velhas deverás trocá-las, a lã sintética(algodão) deve ser trocada com mais frequencia pois estraga-se com maior facilidade. Em relação ao Carvão Activado, este deve ser sempre trocado com frequência pois, depois de perder toda a sua capacidade de absorção de quimicos, como por exemplo remédios da água, este poderá ser prejudicial para o aquário, no entanto hà quem defenda que só deve ser utilizado no inicio de um aquário ou depois da utilização de remédios ou outras substâncias na água, que é o meu caso, e há quem defenda a sua utilização continua com o cuidado das trocas frequentes. espero ter ajudado, de referir que esta é a minha experiência e que se houver quem tenha mais conhecimentos que faça o favor de me corrigir. Citar Cumprimentos Vitor Ferreira Pelo bem estar dos peixes... eu não compro nada em lojas que vendam peixes coloridos artificialmente.
Recommended Posts