duvida nos travamentos do aquario


Recommended Posts

gostaria de saber porque é que se da tanta importancia aos travamentos na parte superior do aquario visto que onde ha mais pressao de agua é no fundo. acho que aí sim devia haver travamentos tradicionais e à francesa.

 

ora num aqua de 150x80x70 vidro de 12mm ou 15mm se os travamentos forem feitos no fundo posso ter um aqua aberto apenas com travamentos à francesa em cima?

 

ja à algum tempo que ando a pensar nisto porque estou farto de ver no meu o travamento, que alem de ficar sujo ainda quebra a luz.

 

estou a pensar em comprar um aqua maior, mas nao quero ir para vidro de 19mm, o que iria ficar muito caro.

 

gostaria de saber se alguem tem um aqua sem travamentos em cima e que medidas tem e que vidro usou.

 

obg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo depende do travamento e sendo certo que existe maior pressão nos vidros laterias junto à base que junto ao topo, também não é menos verdade que é mais fácil partir/descolar/rachar junto ao topo que junto à base, porque em baixo está mais seguro estando "seliconado" as laterais ao fundo.

 

Mas tudo depende do travamento. Se calhar tens travas de dimensões grandes. Eu tenho uma trava de 5cm e não me chateia nada, antes pelo contrário. Dá para colocar o alimentador. Dá para ser local de apoio quando ando a limpar o vidro ou a mudar uns corais de sítio, etc... Agora uma trava com 15 ou 20cm aí sim já concordo contigo.

 

Contudo nessas dimensões eu não faria um aquário com travas com 12mm, quanto mais sem travas. Para colocar esse aquário sem travas eu iria para uma espessura acima dos 15mm.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a minha ideia era ter apenas travessas à francesa no topo e no fundo mas sendo o aqua com vidro de 12mm.

queria descartar as travas tradicionais no topo.

 

sim no caso do meu de 200 lts tenho uma de 15cm, o que é bastante chato.

 

a outra duvida que tenho é se faço ou não uma coluna seca ou apenas 2 buracos para entrada e saida de agua para a sump. nao sei o que sera melhor.

ainda estou a pensar num de 200x70x60....

vamos ver

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agradecia que me explicasses, porque como nunca tive sump nao faço a menor ideia do que se pode fazer.

o aquario que uso actualmente vou fazer dele a sump, tem 200lts acho que ja é bom.

o escumador para a litragem do novo aquario tambem ja tenho é um aquamedic shorty com bomba ocean runner de 3500lts e da sump para o aqua tb vai ser uma ocean runner de 3500lts

qual é a vantgem entre ter coluna seca ou dois furos na lateral ?

 

obg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tnha percebido que os furos seriam na lateral, pensei que fossem na base, contudo continuo a preferir a coluna seca. Já tive aquário com furo na lateral e com coluna seca e a única desvantagem aparente que tem a coluna seca, é o espaço que pode acupar. De resto é só vantagens.

 

Comparando estas duas opções destaco desde logo o barulho. Uma coluna seca faz á partida muito mais barulho que um furo na lateral.

 

Isto tudo em relação ao escoamento para a sump, porque o inverso é um pouco indiferente, sendo que quanto menos curvas houver melhor! :wink:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hugo

entao pelo que percebo a coluna seca tem duas desvantagens (espaço e barulho) apesar desse ultimo se poder resolver com um durso (dizem..)

 

entao nao entendo o problema dos buracos laterais. será por causa do vidro ficar com menos resistencia nesse local ou poderá dar origem a entipimentos?

 

obg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esquece, a estas horas da matina ainda não acordei. Queria dizer que os furos fazem muito mais barulho que a coluna seca. Podes também tentar colocuar uma espécie de durso no furo, mas é mais complicado e eu não consegui diminuir o barulho assim tanto. Mas também o barulho pode não ser um problema, claro está...

 

 

A questão que colocas é também interessante. Há muito mais risco de acontecer um entupimento ou mesmo uma quebra do vidro lateral que isso acontecer no vidro do fundo.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok

assim sendo vou fazer com coluna seca.

mas vou ter de repensar as medidas do novo aqua.

mas em pricipio será de 200x70x60 ou 200x70x70.

acho que uma calha de 1 metro da para isso se tiver 2 hqi de 250w

 

obg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais