Dúvida quanto ao comportamento do Ramirezi


Recommended Posts

Boa noite a todos!

Adquiri recentemente um casal de ramirezis em uma loja de peixes de minha cidade. Tanto o macho quanto a fêmea se adaptaram com muita facilidade no mesmo dia. Mas o macho a partir do terceiro dia, passou a apresentar um comportamento muito agressivo com a fêmea, que até tentou responder a altura nos primeiros dias, mas agora apenas corre da forma que pode, e tem ficado a uma profundidade média ou superficial (raramente no fundo, como é de costume da espécie). Ambos estão comigo a cerca de 10 dias.
Meu aquário possuí 40 litros, é um nano plantado com plantas low-tech, sistema de filtragem hang-on (com capacidade para filtrar 15 vezes o volume total em uma hora). Conto ainda com substrato fértil, substrato inerte (basalto), um toco de madeira tratada, sistema de difusão de CO2, aquecedor com termostato e luminária.
Com relação a fauna, possuo 2 limpas-vidros, 3 neons cardinais e o casal de ramirezis.
Tal comportamento é normal? Devo me preocupar? Se for um problema, o que eu poderia fazer para melhorar tal comportamento?

Espero que possam me ajudar!
Um cordial abraço!

Link to comment
Share on other sites

Olá Felipe,

 

Esse aquário é pequeno, mesmo para um casal.

Todavia, sendo que tens pouca fauna e desde que faças as TPAs adequadas, talvez não se torne grave.

Mas tens de ter em conta o espaço necessário para cada espécie, e lembra-te que não é só o tamanho do peixe que conta.

Quanto ao comportamento do macho, pode ser que mude.

O teu aquário tem plantas em bom número?

 

Cumps.

 

José

Link to comment
Share on other sites

Olá José, obrigado pela ajuda!

Sim o aquário é bem plantado, com plantas low-tech. Tentei reproduzir ao máximo o biotopo da espécie, investi no substrato inerte na cor escura, plantei bastante e e tenho tratado e acompanhado os parâmetros da água de perto.

Durante o período reprodutivo o macho fica mais agressivo? Seria esse talvez um comportamento relacionado a reprodução?

Se eu conseguir manter os padrões de qualidade da água, e o aquário bem plantado, consigo garantir uma boa condição de vida para os meus ramirezis?

Me apaixonei pela espécie, não gostaria de me dispor deles e por agora não tenho condições para comprar um aquário de maior tamanho.

Cordialmente.

Felipe.

Edited by Felipe Mendonça
Link to comment
Share on other sites

Olá Felipe,

 

O espaço é reduzido, por melhor que consiga manter a qualidade da água se as agressoes continuarem podem resultar na morte da fêmea.

 

Sendo o espçao pequeno a fêmea não consegue encotnrar um local onde se consiga resguardar dos ataques do macho visto que ambos estarão em constante contacto visual. Plantar ainda mais o aquario e colocar mais elemento de hardscape pode ajudar a evitar o contacto visual entre os dois. (outra solução seria investir num cardume para tentar dispersar a agressividade mas o tamanho reduzido do aquario esta hipotese NÃO é aconselhável.)

 

 

Cumps,

Ricardo

Link to comment
Share on other sites