Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal,

Estou a planear um reef de aproximadamente 450L brutos desde Fevereiro deste ano.

Planeio adquirir o seguinte material:

- Aqua 1.20 ou 1.30*60*60 + Sump

- Calha iluminação Jebo HQI 150W (já tenho)

- 1xEscumador H&S 150-F2001 (já mandei vir)

- 1x Tunze Turbelle stream Kit TS07 + 1x Turbelle stream 6000 (vou apenas mandar vir um controlador, não sei se funciona para as duas, agradeço a quem sabe que me indique por favor)

- Osmose Inversa (já mandei vir)

- Eheim universal pump 1260 (bomba retorno da sump)

- 2xTermometros 300W cada

- Substracto com 2-3cm (Argonite ou areia fina de coral)

- 20Kg de Rocha Morta

- Talvez vá fazer DSB na sump (o que acham?)

Agradeçia comentários e possiveis sugestões uma vez que ainda estou na fase de planeamento.

Obrigado.

Abraço,

Bruno Barreiros

Publicado:

oi

assim de repente o que me salta à vista é que devias tb por alguma rocha viva.

iluminacao perece-me pouco, 250w sera melhor, eu tenho uma calha dessas e alterei-a para 250w e ficou mt melhor, neste momento tou a pensar retirar uma das actinicas e meter mais uma de 250w :twisted:

o escumador é bom.

termoestacto...acho que nao necessitas de 2, um so chega. e ainda por cima nesta altura o meu ta desligado.....

no subestracto ja vi ppl a dizer que devia ter mais altura, mas eu no meu tenho cerca de 3 a 4 cm.

vamos esperar para ver o que os pro dizem.

mas com isso parece que estas no bom caminho :arrow:

cumps

Publicado:

Tudo excelente se tivesse € era o que montava agora, mas falta ai uma coisa.... a Rocha Viva... :twisted: O processo de evolução de um salgado assenta na quantidade de rv que metes. Se meteres pouco = processo mais longo, muita ou quantidade razoável= processo mais curto, de qualquer dos dois casos o processo e um pouco longo, saber esperar e uma virtude, com esse equipamento tens as condições para um reef de sucesso.

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Publicado:

senna e Luís,

Desde já agradeço ambas as respostas.

Foi puro esquecimento a questão da rocha viva, vou meter mas ainda não sei bem a quantidade.

Quanto à iluminação +1 lâmpada de 150W era óptimo, tens de me mostrar essa adaptação senna. Já agora tens mais alguma calha para as actinicas?

Relativamente ao substracto se fizer DSB na sump (refugio) meto menos altura no aqua senão opto por meter mais no aqua.

Abraço,

Bruno Barreiros

Publicado:

penso que a tua calha é igual à minha, sendo ela composta por 2 pcs actinicas de 27watt e uma hqi de 150.

se assim for podes por no lugar das pcs as hqi e passas apenas a trabalhar com uma actinica.

ou entao fazes como eu tenho neste momento retiras a tua de 150 e alteras os casquilhos para FC2 e metes a de 250w, retiras da calha a reactancia e compras um para 250w o ignitor que tens serve pois vai ate 400w.

se quiseres combinamos e passas ca para veres como fiz

um abraço

Publicado:
penso que a tua calha é igual à minha, sendo ela composta por 2 pcs actinicas de 27watt e uma hqi de 150.

se assim for podes por no lugar das pcs as hqi e passas apenas a trabalhar com uma actinica.

ou entao fazes como eu tenho neste momento retiras a tua de 150 e alteras os casquilhos para FC2 e metes a de 250w, retiras da calha a reactancia e compras um para 250w o ignitor que tens serve pois vai ate 400w.

se quiseres combinamos e passas ca para veres como fiz

um abraço

Ok depois quando montar o aqua, ainda falta, concerteza irei combinar contigo para ver isso. Obrigado pela disponibilidade.

Grande abraço,

Abraço,

Bruno Barreiros