Daniel Moço Posted October 22, 2015 Share Posted October 22, 2015 (edited) Boa noite, tenho uma invasao de lesmas no aquario em baixo das pedras e decoração. A pouco por acaso toquei em uma pedra e ela virou-se quando reparei que tinha uma especie de lesmas por baixo, o que posso fazer para eliminar. Alguem sabe se é prigoso para os peixes? tenho melanoides toberculatas um casal de escalares um casal de ciclideos anoes ancistrus e coridoras Edited October 22, 2015 by Daniel Moço Link to comment Share on other sites More sharing options...
Alvaro Silva Posted October 23, 2015 Share Posted October 23, 2015 Boas Esses vermes são ( Planárias )isso e muito mau,para todos os peixes, agora sei que há remédios para as matar,não sei o nome,mas alguém aqui te vem ajudar com mais,e melhor informação. Cump: Álvaro Silva Link to comment Share on other sites More sharing options...
Pedro Bernardo Posted October 23, 2015 Share Posted October 23, 2015 (edited) Pesquisa por No-planaria Edited October 23, 2015 by Pedro Bernardo Cumprimentos Pedro Bernardo Link to comment Share on other sites More sharing options...
amarelinho92 Posted October 23, 2015 Share Posted October 23, 2015 Epa já tive esse problema com planarias , experimentei inúmeros tratamentos e nenhum resultava bem, acabei por desmanchar o Aqua e ferver tudo. O que notei e que isso deveria ser um problema de má qualidade de água, porque desde que mudei o filtro de esponja para um de mochila( isto aplicado no meu Aqua de camarões) nunca mais voltei a ter. No entanto aconselhava te a fazer o seguinte : sal grosso, 1g por cada litro de água , é aplicação de esha 2000, salvo erro e esse que é pra parasitas externos , basicamente as planarias são parasitas. Trata disso rápido porque comigo mataram imensos camarões , agarravam se a eles que nem sanguessugas e matavam nos. Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniel Moço Posted October 24, 2015 Author Share Posted October 24, 2015 obrigado malta. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Pedro Bernardo Posted October 24, 2015 Share Posted October 24, 2015 Boas Dá um olhinho aqui, aqui, aqui e aqui Cumprimentos Pedro Bernardo Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniel Moço Posted October 24, 2015 Author Share Posted October 24, 2015 Boas obrigado mas com a ajuda que me deram ao identificar o parasita já estou a tratar com fluvermal no entanto como estou a montar um novo aquário de 300l vou passar os peixes pará la. para o início de novembro pois já está a volta de 2 meses a ciclar e vou desmanchar esse e vou matar todas com água a ferver pois os ovos um dia iriam voltar como só tenho peixes grandes e em princípio não tem nada dentro deles fica o problema resolvido mas para já estão a ser atenuada com o comprimido. Muito obrigado a todos pela ajuda e dedicação Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Link to comment Share on other sites More sharing options...
Tux Posted November 25, 2015 Share Posted November 25, 2015 Se calhar já venho tarde, mas resolvi o meu problema aumentando a temperatura para 30C. Link to comment Share on other sites More sharing options...
R.F.S.F. Posted December 3, 2015 Share Posted December 3, 2015 Os contras: Aumentar a temperatura a 30ºC não elimina totalmente as planárias, por experiência própria já tive a água a 32ºC, desapareceu maioria mas ficaram ainda alguns. Sal; o sal para alem de matar a maioria das planarias, mata a maioria dos moluscos(ex: ampularias; planorbis corneus; ameijoas; melanoides tuberculata, e afins), mata a maioria de peixes de fundo sem escamas(ex: peixe kuhli, corydoras, botias, entre outros...), e prejudica muito os peixes quando mal doseado. (experiência própria) "Remédios" não é totalmente eficaz, só morre maioria, mas parte fica, e, reduz a taxa de moluscos presentes no aquário(ex: ampularias; planorbis corneus; ameijoas; melanoides tuberculata, etc...). Nunca tentei o no-planaria mas se for semelhante aos outros remédios acaba por não ser totalmente eficaz. (experiência própria) Armadilhas: há quem compre armadilhas e quem as faça em casa com uma garrafa de 33cl, ou de diferente volume, dá-se uns cortes na garrafa com o xizato e por minúsculas frinchas, as planarias conseguem passar para alcançar o isco(ex: comida de peixe). Mas este método é também falível pois não consegue retirar na totalidade as planárias. (experiência própria) Peixes; existem peixes que se ocupam de comer planárias, mas o método é falível pois nunca comerá na totalidade. Ou seja, de modo a fazer face a um crescimento rápido e acentuado de planárias: Dosear bem a comida dada aos peixes, invertebrados, entre outros... Fazer uma boa limpeza do filtro; Cuidar do aquário como se deve cuidar da casa ou até mesmo de um cão ou gato, pois um aquário exige alguma dedicação, pelo menos para manter o nível de vida dos peixes, invertebrados e outros vertebrados razoável; As tpas semanais 10% a 20% da água; Entre muitas outras coisas. Espero ter ajudado, aceito, claro, sugestões e criticas construtivas 2 FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena Faz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. Sê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts