Dicas pa 1º Plantado


Rui Vieira

Recommended Posts

Boas pessoal.

 

Ando tentado a montar um plantado d 50 cm. Tem cerca de 30 litros aproximadamente. Gostaria de obter alguns conselhos acerca de como o fazer da melhor maneira.

 

Perdoem-me a minha ignorância, mas quem não sabe é como quem não vê. :oops:

 

Gostava de saber:

 

:oops: Que tipo de filtragem devo pôr? (Um fluval é suficiente?) Que massas filtrantes devo utilizar? Para que é q serve a filtragem, se no máximo albergar um casal de apisto?(tendo em conta as tpa's)

 

:oops: Uma Powerhead é inútil, certo?

 

:twisted: Posso utilizar um substrato e por cima areia branca? O q devemos ter em conta na escolha do substrato?

 

:arrow: Algumas plantas ou tipos de layout aconselháveis a maçaricos.

 

:arrow: Que outros peixes se dão bem em plantados? (Que outros ciclídeos anões posso pôr?)

 

:arrow: Algo mais que me queiram ensinar...

 

Agradeço desde já o tempo disponibilizado.

 

Obrigado e boa sorte! omg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bem, tentando responder as tuas duvidas...

 

:arrow: a filtragem é uma questão polémica. Como estas no inicio e o aqua não é grande eu aconselho-te a usar um filtro externo com lã de vidro ( filtragem mecânica ) e ceramicas ( filtragem biologica ), nada mais. A filtragem vai retirar pequenas particulas em suspensão e tb vai reduzir substancias tóxicas ,provenientes do metabolismo dos peixes, em substâncias menos tóxicas.

 

:arrow: Power head pode ser util para dispersão de co2 mas é completamente dispensavel. como o aquario é pequeno não uses;

 

:arrow: O substracto é o ponto critico do aquario. Mais uma vez existem muitas opiniões diversas. Ha quem use humus, argila, laterite, turfa, vários misturados e quem não use nada. Aconselho-te a usar um substracto - podes usar um comercial que é mais simples e seguro (mas nem sempre o melhor!). Por cima podes usar areia branca mas cuidado porque esta areia não deve ser muito fina. Deve ter 2-3 mm de granulometria.

 

:arrow: podes obter informações de plantas no site da tropica. já ficas com uma ideia sobre quais as mais resistentes.

 

:arrow: Se vais por um casal de apistos não coloques mais nenhum ciclideo. 30 litros é pouco.

 

Tens ainda de te preocupar com a iluminação porque é muito importante, com co2 e com adubo liquido

 

Abraço

Nuno

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para a filtragem externa, como foi recomendado, podes usar um daqueles filtros em cascata, caso seja possível colocar um nesse aquário.

A meu ver a principal vantagem é puderes usar CO2, sem teres grandes preocupações com o nível de oxigenação do aquário, que fica por conta da cascata. Além disso têm preços bastante acessíveis, o volume de água é ajustável e são fáceis de limpar.

 

Em relação às plantas têm em atenção à luz que tens disponível e às necessidades das mesmas neste aspecto.

 

Para compreenderes melhor o que faz o sistema de filtragem, as necessidades das plantas, entre outras questões, consulta o seguinte link http://www.aquahobby.com/b_articles.php.

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Nuno, obrigado Tubarão, por se terem dado ao trabalho.

 

Em relação ao filtro, acho que vou utilizar um Fluval 104 que está parado há algum tempo. A minha dúvida prende-se com o facto de:

:arrow: Será que não vai fazer corrente a mais, para um aqua de 50cm? Não vou ficar com um jardim "de Piza"? :lol:

 

Em relação às plantas, não consigo fazer uma análise muito minuciosa. Elas parecem-me muito semelhantes e dá-me uma certa dor de cabeça estar 3 horas a olhar para o site da Trópica.... :roll: Vou optar pelas mais disponíveis, e inventar um layout mais ou menos engraçado, tendo em conta tamanhos e cores. Vamos experimentar.

 

Tenho mais uma pequena dúvida:

:arrow: Limpadores de algas. Quais é que me aconselham? Estou maravilhado com os camarões do outro Sr, mas parecem-me muito frágeis, não? Aguentam-se com apistos?

E tirando os L's, que são grandes de mais, que outras alternativas tenho?

 

Desculpem a seca, mas prefiro aprender com gente real, do que com sites pouco fidedignos da internet. E como nunca me dediquei à jardinagem aquática, não tenho grande conhecimento empírico.

 

Obrigado a todos! :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não sei qual é o filtro que falas mas qual o debito por hora? ha formas de minimizar a corrente. Por vezes os filtros tem essa opção. Se não tiverem então podes sempre optar por colocar um sistema tipo chuveiro na entrada de água para o aquario. Deste modo consegues reduzir a pressão.

 

Os limpadores são muitos. No inicio da montegem podes colocar os Siamese Algae Eater (Crossocheilus siamensis) ou algum parente, vê nesta página e aprende a distinguir http://www.thekrib.com/Fish/Algae-Eaters/

 

Mais tarde podes colocar ottocinclus que são fantasticos. Podes tb contar com a ajuda preciosa dos caracois, logo desde inicio

 

Abraço

Nuno Silva

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez obrigado Nuno.

 

Vou uilizar o fluval 104, pois não me agrada gastar mais dinheiro, quando tenho dois filtros parados em casa :? . Se tiver muita corrente, meto-lhe um chuveiro.

 

Em relação aos "siameses2, devo-te dizer que não sou fã. :(

 

Acho que vou entrar antes por aqui :D :

 

http://www.shrimpcrabsandcrayfish.co.uk/Sh...op.htm~topFrame

 

 

Uma última questão:

 

yikes Alguém me sabe dizer, aproximadamente, quanto é que vou gastar, tendo em conta que vou precisar de uma garrafa de CO2, uma luz potente, substrato e as ditas plantas :?:

 

 

Obrigado mais uma vez, e boa sorte! biggrin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais